Seguidores

27 abril 2011

Annie Girardot (1931/2011)

Annie Girardot prestes a ser morta por Renato Salvatori no inesquecível Rocco e seus irmãos (Rocco i suoi fratelli, 1960), de Luchino Visconti.

Afastado da internet por dois meses, soube apenas ontem da morte de Annie Girardot, uma das melhores atrizes do cinema francês e mulher de forte personalidade. Foi-se embora aos 80 anos, mas, há alguns anos, já se encontrava completamente esquecida de si mesmo com o terrível Mal de Alzheimer. Quem pode esquecê-la como Nadia em Rocco e seus irmãos, salvo se estiver também com Alzheimer? Seu nome de batismo: Annie Suzanne Girardot. Na última década já apresentava no rosto a perversidade dos anos que passam e, tão bela quando jovem, está feia em filmes como A professora de piano, quando interpretou a mãe sofrida de Isabelle Huppert. Ou em Os miseráveis, do grande Lelouch, filme dos 90, mas mostrando uma Girardot já abatida pelo tempo. Lembro-me agora de Viver por viver (Vivre pour vivre, 1966), de Lelouh, como a esposa de Yves Montand que é traído pelo marido que tem um caso com a belíssima Candice Bergen. Mas volto ao assunto neste mesmo post.

4 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Oi, André,
Annie Girardot foi não só uma grande atriz, mas uma grande personalidade da cultura francesa. Trabalhou com grandes diretores como como Luchino Visconti, Claude Lelouch, Marcel Carné e Mario Monicelli, e embora seu nome nunca tenha sido um "arrasa quarteirão" nas bilheterias, seus papéis sempre foram marcantes. Em Rocco e Seus Irmaos ela está deslumbrante e acho que esse é o seu melhor papel!!
O Luís Carlos Merten escreveu um texto muito bonito sobre ela, que termina assim: "Se a gente for pensar, racionalmente, Annie já tinha morrido há tempos, desde que, sem memória, deixou de ser Annie Girardot. Lembro-me de meu amigo Tuio Becker. Existe um céu? Gostaria de acreditar que sim. Tuio estaria esperando por Annie, para dizer quanto a amávamos".
Aproveito para convidar você s seus leitores para as comemorações do segundo aniversário do blog Jazz + Bossa + Baratos Outros:
www.ericocordeiro.blogspot.com
Um fraterno abraço!

Jonga Olivieri disse...

E o pior é que somente agora por intermédio de seu blogue soube disso, caro André.
Foi pessimamente divulgado o desaparecimento de tão importante atriz, intelectualmente importante nos anos 1960/70!

André Setaro disse...

Érico, obrigado pelas informações que enriqueceram meu post

Jonga, espantoso que a imprensa brasileira não tivesse dado o destaque merecido à morte dessa grande atriz francesa e mundial. Acreditam que os jornalistas atuais, salvo honrosas exceções, não saibam nem de quem se trata.

André Setaro disse...

acredito = errata