A TV Dimas, já no ar no espaço virtual (http://www.tvdimas.ba.gov.br/), é um canal que pretende apresentar vídeos que discutam o cinema baiano. Criado pelo Departamento da Imagem e Som da Fundação Cultural do Estado da Bahia, coordenado atualmente por Marcondes Dourado, o canal tem já um pequeno acervo de depoimentos e conversas de diversos cineastas soteropolitanos (Edgard Navarro, José Umberto, Roque Araújo, outros). Numa dessas conversas, comigo, com este blogueiro, falo da crítica de cinema e de outros aspectos relativos à chamada sétima arte. O cigarro foi um coadjuvante bastante influente para a tentativa de fazer fluente o discurso.
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24 setembro 2013
22 setembro 2013
"Um beijo roubado", de Wong Kar-wai
Não se pode negar o talento de
Wong Kar-wai como promotor de belas imagens em movimentos e de ser um cineasta
dotado de particular sentido de mise-en-scène, com uma manipulação
do tempo cinematográfico capaz de proporcionar uma reversão na produção de seus
significados. Considerado um dos mais atraentes realizadores do cinema
contemporâneo, Wong Kar-wai se notabilizou em festivais internacionais ao
apresentar o insólito Felizes juntos (Chun Gwong Cha Sit,
1997), que focaliza o relacionamento convulsivo de dois homens. Mas a sua
consagração mesmo veio com O amor à flor da pele (Fa Yeung
Nin wa"/"In the mood for love, 2000), um love story completamente atípico no qual os personagens, um homem e uma mulher, quase que
não se tocam, embalados pela voz de Nat King Cole. Entre outros filmes
notáveis, vem agora com Um beijo roubado (My blueberry
nights, 2007). Produção com capital recolhido em três países, Hong Kong, China,
França, My blueberry night não possui, contudo, a visceralidade das
obras anteriores, é uma espécie assim de "vitrine" edulcorada do que
seja o cinema praticado por Kar-wai. Virtuosista, Kar-wai, aqui, parece que
procurou realizar o seu filme-síntese em versão para embalagem "ovo de
colombo".
A ação se passa nos Estados
Unidos, mas Kar-wai, desde já, não tem a intuição, o conhecimento, da América
Profunda de um outro estrangeiro, Wim Wenders (que tão bem marcou o seu Paris, Texas, 1984). Em My blueberry nights, um
proprietário de café-restaurante se apaixona por uma mulher misteriosa.
Que decide viajar pelos Estados Unidos e, no caminho, vem a encontrar
personagens misteriosos. Sempre a constante da procura, da busca, e do amor,
que, para Kar-wai é uma obsessão.
Primeiro filme do autor
totalmente falado em inglês, Um beijo roubado também tem, no seu
elenco, atores não habituais de seu cast: Norah Jones (cantora que
estréia aqui no cinema e está muito bem dirigida por Kar-wai), Jude Law, David
Strathairn (o locutor de Boa noite, boa sorte, de George Clooney),
Tim Roth, Natalie Portman, Rachel Weisz (que Fernando Meirelles, em O
jardineiro fiel, a levou à condição de "oscarizada"), LaVita Brooks,
Chad R. Davis, Trent Dee. Não teria sido melhor, a ver o resultado de My
blueberry nights, que o cineasta tivesse ficado em Hong-Kong - embora a
Buenos Ayres de Felizes juntos muito se assemelhe, conforme é
filmada, à paisagem asiática?
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