Seguidores

08 março 2013

Cine Facom promove mostra audiovisual

Mostra que tem tudo para ser prestigiada. Vou transcrever aqui o release que me mandaram.


Estão abertas as Inscrições para a segunda edição do CineFacom
Nesta edição estamos inscrevendo curtas-metragens documentais, de até 15 minutos.


Estão abertas as inscrições para a segunda edição do CineFacom.
O projeto tem o objetivo de reunir, expor e debater a produção audiovisual
dos estudantes da UFBA e é promovido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CA Facom), através da gestão Outras Palavras. A primeira edição foi um sucesso e contou com a exibição de cinco curtas de ficção, seguido de debate com os diretores, mediado pelo professor de Semiótica e Roteiro Fábio Sadao.

Para se inscrever o interessado deve encaminhar um e-mail para outraspalavras.cafacom@gmail.com, solicitando o formulário de inscrição até o dia 14/03/2013. O vídeo pode ser enviado por link até a seleção, mas para a exibição no cinefacom deve ser entregue um DVD no CAFacom para os organizadores do evento.

SERVIÇO:

O que: II Edição do CineFacom para curtas documentais de até 15 minutos
Quando: Inscrições até o dia 07 de março de 2013
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBA Centro Acadêmico Vladimir Herzog
Quem: Gestão Outras Palavras


Informações da I Edição


O cinefacom está sendo organizado pelos estudantes da instituição através do Centro Acadêmico Vladimir Herzog. Entre os vídeos dos estudantes selecionados para a mostra está o premiadíssimo “A melhor Idade” de Adriano Big, estudante do BI de Artes da Facom, da área de concentração em Cinema. O vídeo a melhor Idade recebeu três prêmios no XV Festival de 5 minutos de 2012, que foram: Prêmio de Melhor vídeo do Festival, prêmio do júri Popular e ainda o prêmio de melhor filme Baiano pelo júri ABCV-ABD.  O curta “A melhor Idade” mistura imagens documentais com ficção para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a uma abordagem diferenciada, desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem.

São 5 filmes no total, todos os filmes de estudantes da UFBA selecionados para a mostra Cinefacom.

Os filmes selecionados no CineFacom foram:

Olho de vidro de Klaus Hastenreiter que é aluno de Interpretação Teatral na Escola de Teatro da UFBA, aborda a vida de uma garota solitária que tem que aprender a lidar com suas obsessões. Segundo o diretor o trabalho é inspirado na estética do Expressionismo Alemão. “Começaria a minha trajetória como o início do próprio cinema”, diz.

Mulheres de Jorge de Cristiana Fernandes é curta metragem inspirado nas principais personagens femininas de Jorge Amado.  Malvina uma jovem que foge do lar numa cidade distante do interior da Bahia, chega a Salvador sem nunca ter estado em uma cidade grande antes. Ao entrar no bar a moça descobre que sua história é semelhante a de outras mulheres. Quando conhece Tieta, Gabriela, Tereza Batista e Dona Flor. Ela começa a aprender sobre a vida e descobre que também possui a força, a graça e a coragem das mulheres de Jorge.

A falência da Familia Cristã de Thyago Bezerra que é estudante do Curso de BI de artes com concentração em Cinema, é um curta que trata de um surto absurdo contra o machismo e a moral cristã. Segundo o diretor o filme foi produzido por amigos com “uma estética do precário” de forma independente e sem patrocínio nenhum.

13 de Dezembro de Daniel Fróes Souto Maior que é estudante do mestrado em Letras na UFBA é um curta sobre a Ditadura Militar Brasileira e o AI-5. Segundo o diretor a ideia nasceu quando ele estava fazendo a filmagem da peça Poliquarpo e Quaresma com direção do Luiz Marfuz. “A peça, ao menos no processo criativo, utilizou referências à ditadura. Aquilo me tocou naquele momento”, diz.

O professor que intermediou o debate foi Fábio Sadao, professor de Semiótica nos cursos de Produção e Jornalismo da FACOM e também professor de roteiro no curso de Cinema do IHAC. Após a exposição dos curtas, o público foi convidado a participar do debate.