Terra em transe, de Glauber Rocha
O Processo de (des)integração social em quatro
filmes brasileiros: “Vidas secas”, “Deus e o diabo na terra do sol”, “Terra em
transe” e “Cidade de Deus”
Por Jorge Moreira (Professor, Ph.d, em Wisconsin, Estados Unidos)
Este texto foi inicialmente lido pelo autor na conferencia de NCCLA (North Central Council of Latin
Americanists), realizado em Setembro de 2013m na University of Wisconsin-Stevens
Point.
O Brasil (de acordo aos dados de 2011) é o país com a sexta
maior economia do mundo capitalista, e, por sua vez, é um país em que o
crescimento das favelas e da violência urbana tem sido uma realidade em
desenvolvimento nas suas grandes cidades. O discurso oficial nacional,
ideologicamente hegemônico (propagado pelo governo, pela grande média, pelas
agências e secretarias de turismo, pelos consulados brasileiros no exterior,
pela FIFA ), enfatiza a cara rica e bem-sucedida do país do futebol e da Copa
do Mundo de 2014, mas esconde e/ou deixa de mencionar a outra cara da realidade
brasileira: a cara da pobreza, da fome, da miséria, fenômenos socioeconômicos
que são geradores do processo de migração rural-urbana, e da consequente
formação de favelas, do desenvolvimento do narcotráfico e da radicalização da
violência nas grandes cidades brasileiras.
Afortunadamente, ainda existem espaços socioculturais, onde
pode-se observar a presença de discursos contra-hegemônicos, discursos que
questionam o discurso oficial e opõe-se à ideologia da classe dominante
(neoliberal e/ou populista e social-democrata) dentro do sistema capitalista
brasileiro. Entre esses espaços contra-hegemônicos, se encontra especialmente,
o que foi iniciado, faz mais de 40 anos, pela produção cultural do “Cinema
Novo”, e que tem sido responsáveis pela elaboração (direta ou indireta) dos
discursos de resistência do cinema nacional à dominação capitalista neoliberal
e imperialista no Brasil.
Assim,
gostaria ressaltar a importância deste espaço da produção cultural do cinema
brasileiro, revisitando quatro exemplos de discursos contra-hegemônicos bem
realizados no Brasil. Comentarei quatro filmes que teem sido colocados, por um
setor da crítica brasileira e internacional, como símbolos da imprescindível
discussão nacional sobre os temas: da concentração da terra e do ingresso
nacional; do aumento da migração rural-urbana e do crescimento das favelas, do
desenvolvimento da violência e do narcotráfico nas grandes cidades brasileiras.
Como sabemos, a representação desta realidade sócio-econômico-cultural pelas
narrativas ficcionais (tanto na literatura, no cinema e nas outras artes), foi
sistematicamente censurada e reprimida pelo poder da ditatura militar, que
durante 21 anos destroçou culturalmente o Brasil.
Os quatro filmes que passarei a comentar são: Vidas Secas de Nelson Pereira dos
Santos, Deus e o Diabo na Terra do Sol,
Terra em transe de Glauber Rocha e Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.
Penso que estas quatro representações mostram que o discurso institucional que
afirma a realidade da "integração nacional", acaba por ser exatamente
o oposto: uma mitologia discursiva elaborada para esconder os graves problemas
da corrupção, da fragmentação e da desintegração da identidade nacional por via
da dominação, da exploração, da opressão, da discriminação e da exclusão da
maioria da população brasileira dos benefícios logrados pelo aumento da riqueza
nacional que tem sido produzida pelas classes trabalhadoras do Brasil:
Vidas secas
é um filme brasileiro de 1963 dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos.
O roteiro está baseado no romance do mesmo nome do escritor brasileiro
Graciliano Ramos. Vidas Secas conta a
história de uma família de imigrantes nordestinos que pressionado pela seca e
pela miséria, tem de empreender uma
longa caminhada a procura de meios para matar a fome e sobreviver no sertão. O
inicio do filme mostra uma família de quatro pessoas caminhando pelo leito de
um rio seco: Fabiano, o pai, sinhá Vitória, a mãe, dois filhos menores e um
cachorro chamado Baleia. Depois de caminhar por muitas léguas (quilômetros)
pelo rio seco, a família chega a um casebre dentro de uma fazenda que parece
abandonada.
Quando
a chuva chega no sertão, reaparecem as pastagens e o Coronel Miguel,
proprietário das terras (uma fazenda) onde se encontra a família de Fabiano,
retorna ao local trazendo a sua boiada (cabeças de gado). Quando o coronel
descobre que a família está vivendo nas suas terras decide expulsa-los, mas
Fabiano fala que é bom vaqueiro e que pode ajudar a cuidar do gado além de
realizar vários serviços na fazenda. Vendo a oportunidade de explorar e tirar
vantagem do vaqueiro, o proprietário Miguel permite que Fabiano e sua família
trabalhem e vivam na fazenda. Fabiano e a família esperam prosperar com o
trabalho realizado nas terras do patrão: Sinhá Vitória sonha em possuir uma
cama de couro e Fabiano imagina que será capaz de comprar umas cabeças de gado
com o dinheiro que sobrar do seu trabalho. Quando Fabiano, depois de meses de
trabalho, aparece na casa do patrão pra “acertar” as contas, Fabiano é enganado
e roubado pelo coronel Miguel. Assim, ao fim de um quase um ano de labuta e
sofrimento, Fabiano e sua mulher se dão conta de que, apesar de todo o trabalho
realizado nas terras do coronel, a pobreza continuará sendo a “seca realidade”
da família. Quando a seca retorna, Fabiano, a mulher e os dois filhos se
encontram, no final do filme, na mesma situação do início do filme: pressionados
pela seca e pela miséria, eles terão de emigrar, mais uma vez, na esperança de
encontrar uma sorte melhor na vida.
Neste ponto, gostaria de comentar uma sequência
de cenas que me permitirão fazer uma pequena analise sociológica da
representação das relações sócio-econômica-cultural, destacando o campo
semântico através dos termos (signos) que funcionam como as coordenadas
essenciais do filme do Nelson Pereira.
A
sequência de cenas destaca a relação de opressão socioeconômica entre o coronel
(dono das terras, do gado e de gente) e o vaqueiro Fabiano. Fabiano (o polo
dominado e explorado), chega à casa do coronel (o polo dominador e explorador)
para “acertar as contas” referentes ao seu trabalho de vaqueiro, mas durante o
“acerto das contas”, o coronel paga-lhe menos dinheiro do que era devido.
Percebendo a injustiça, o erro, e/ou engano, Fabiano reaciona falando pro
coronel que a sua mulher Sinhá Vitoria, que sabe contar, tinha feito as contas,
e as contas do patrão estavam erradas, que a quantia de dinheiro que o coronel
estava dando-lhe não correspondia ao que ele tinha ganhado. Ai o coronel não
gosta do questionamento de Fabiano, fala que as suas contas estão certas, e
implicitamente Fabiano fica ameaçado de perder seu trabalho. O vaqueiro aceita
o dinheiro que o patrão lhe paga e sai desmoralizado da casa do coronel. Ou
seja, dentro das relações de propriedade, de dominação e de exploração
estabelecida pelo sistema de propriedade na área rural, o coronel tem direito
de abusar de Fabiano, legitimando o nível de opressão que estava já estava
implico no início do “acordo” (contrato verbal de trabalho) entre o coronel e o
vaqueiro.
Se colocarmos nossa atenção não somente nas imagens em movimento mas no
campo semântico do filme Vidas Secas,
podemos obter um campo semântico (sem intenção de esgotá-lo) formado pelos oposições campo/cidade; fome/fartura;
pobreza/riqueza; proprietário/não proprietário; dominado/dominador;
explorador/explorado; injustiça/justiça social que articuladas permitirão a
compreensão da globalidade do processo de migração rural/urbana, do crescimento
populacional nas cidades, do nascimento das favelas, e do crime organizado.
Deus e o Diabo na
Terra do Sol é um filme brasileiro de 1964,
escrito e dirigido pelo cineasta Glauber
Rocha. O filme tem sido considerado por parte da crítica nacional e
internacional como uma das obras-primas do cinema novo e nacional e um exemplo fundamental da “Estética da
Fome”.
Este filme conta a história do vaqueiro Manuel e sua esposa
Rosa que vivem uma vida extremamente dura no sertão, trabalhando para o coronel
Morais. Mas Manuel tem um plano: ele quer usar todo os recursos obtidos na
futura partilha de gado para comprar um pedaço de terra para ele e Rosa. No
entanto, quando Manuel leva o gado para a cidade, alguns animais morrem na
estrada. Quando chega o momento da partilha , o coronel Morais diz que não vai
lhe entregar nenhuma cabeça de gado , porque as vacas que morreram ao longo do
caminho pertenciam a Manuel.
Inconformado, Manuel questiona a arbitrariedade e a
injustiça do coronel Morais contra ele. Mas o coronel Manuel não tolera
questionamentos e pegando o chicote, começa a chicotear Manuel. Indignado e
cheio de raiva, Manuel se revolta e mata o coronel com seu facão. Logo, Manuel
tem que fugir da perseguição dos capangas de Coronel. Manuel e sua esposa
abandonam a casa onde moravam e decide se juntar ao grupo religioso liderado
pelo profeta negro (o santo Sebastião) que procura encontrar o caminho do paraíso depois da morte. Ele
profetiza que o “Sertão vai virar Mar e o Mar vai virar Sertão”. Incomodados
pela presença dos fanáticos de Sebastião, os latifundiários e a igreja católica
decidem contratar o jagunço Antônio das Mortes para perseguir e matar a Sebastião
e a todos os seus seguidores.
Mas, antes de Antônio das Mortes chegar ao local para matar
Sebastião, Rosa, numa reação contra o santo por haver sacrificado (assassinado)
uma criança recém nascida no altar de uma igreja, assassina Sebastião com o punhal usado para o
sacrifício. Agora, Manuel e Rosa ficam sem alternativa, e, mais uma vez, terão
que fugir para evitar serem assassinados por Antônio das Mortes. Assim, Manuel
e Rosa se juntam ao grupo de cangaceiros liderados por Corisco e sua mulher
Dadá .
Não vou continuar narrando o filme, mas existe uma sequência
de cenas que eu gostaria de comentá-la sucintamente:
O vaqueiro Manuel se encontra com o coronel
Morais para “acertar as contas” (fazer a partilha das cabeças de gado). Manuel
informa-lhe que algumas vacas morreram por mordidas de cobras. O coronel diz ao vaqueiro que não tem nenhuma
conta para acertar porque todas as vacas que foram mordidas de cobra pertenciam
a Manuel. Este reage dizendo que as vacas mortas tinham a “marca do ferro” dele. O coronel não aceita as evidências e tratando de
impor sua autoridade fala:
”Já disse e está dito. Você não tem direito a vaca
nenhuma e a lei está comigo.”
Manuel não aceita a autoridade do que foi dito pelo coronel e
responde: “Que lei é essa que não protege o que é meu?” O coronel Morais com a “dignidade”
supostamente ofendida, retruca. “Tá me chamando de ladrão?” Manuel desabafa: “foi
o senhor que falou”. Então o coronel Morais agarra o chicote e começa a
chicotear o vaqueiro impondo o seu poder: “Isso é pra você apreender”. Manuel,
reage tira seu facão da algibeira e mata o coronel a golpes de facão. Assim, a
revolta do vaqueiro Manuel (a diferença do vaqueiro Fabiano) contra a dominação
e exploração do coronel Morais acaba na morte do dominador e explorador.
Apesar dos paralelismos de algumas situações e
processos comuns (similaridades) aos dois filmes, existem entre Vidas Secas e Deus Diabo na terra do Sol, algumas diferenças que transformam o
filme de Glauber, na minha opinião, numa concepção/realização muito mais
complexa e profunda (tanto temática quanto formalmente) que o filme Vidas Secas. Enquanto neste, a relação
de dominação e exploração se limita a relação entre o coronel Miguel e o
vaqueiro Fabiano, entre o policial e Fabiano, em Deus e o Diabo na Terra do Sol a relação de dominação e exploração incluem não somente a relação entre o coronel Morais
e vaqueiro Manuel, mas também as relações de dominação e exploração entre o
Santo Sebastião e o povo devoto, entre a igreja e os coronéis de um lado e
Sebastião, os cangaceiros e Antônio das Mortes do outro. Incluem também a
relação de dominação e exploração entre Corisco, o chefe dos cangaceiros e o
vaqueiro Manuel.
Assim,
se colocarmos, nossa atenção não somente nas imagens em movimento, mas no campo
semântico do filme Deus e o Diabo na
Terra do Sol, podemos obter um campo semântico (sem intenção em esgotá-lo)
que se parece ao de Vidas Secas,
mas que
vai além das oposições campo e cidade (sertão e mar); fome e
fartura; pobreza e riqueza; proprietário/não proprietário; dominador/dominado, explorador/explorado;
injustiça e justiça social. Podemos incluir oposições tal como conformismo/rebelião;
povo/classe média; fanatismo/religião oficial; coronel/jagunço,
coronel/cangaceiros, que articuladas às anteriores permitirão uma
compreensão ainda mais global da realidade nacional e do processo de migração
rural/urbana, do crescimento populacional nas cidades, do nascimento das
favelas, e do crime organizado.
Terra
em Transe é um filme brasileiro de 1967,
também escrito e dirigido por Glauber Rocha. Os filmes Terra em Transe e Deus e
o Diabo na Terra do sol são considerados duas obra primas, como os melhores
filmes não somente do “Cinema Novo”, mas de toda a história do cinema nacional
brasileiro.
O filme (narrado numa forma complexa não linear) conta a
história do poeta, jornalista e o jovem político Paulo Martins (Jardel
Filho), num país imaginário (Eldorado)
que se encontra dividido entre as forças políticas do senador Porfírio Diaz (um
político colonialista / imperialista) vendido à multinacional Explint, e as forças políticas do
governador Vieira (um político demagogo e populista).
Depois de abandonar seu amigo Porfirio Diaz, Paulo Martins
deixa a capital de Eldorado e vai para a província de Alecrim. Neste local,
Paulo começa a acreditar no discurso reformista do político Vieira e com a
ajuda de Sara, uma ativista do Partido Comunista, decide trabalhar para eleger
Vieira como governador do estado, na esperança de que Vieira usaria o poder
conquistado para defender os interesses do povo oprimido ( Felício e camponeses
) do local.
Após a vitória de Vieira, Paulo é atrelado pelo governo
populista, mas pouco a pouco toma consciência da demagogia, da corrupção do
governador e seus aliados. Pleno de contradições, Paulo começa a agir
desesperadamente contra o poder fascista do ex-amigo Porfirio Diaz e contra o
populismo do governador Vieira. Para se fortalecer, Paulo Martins faz um pacto
político com Júlio Fuentes (Paulo Gracindo), um empresário, supostamente
representante da burguesia nacional, mas Fuentes entra no dilema: apoiar politicamente
governador Vieira ou o senador Porfirio Diaz.
Apesar de sua retórica nacionalista, Júlio Fuentes traciona
as forças políticas ligadas a Paulo Martins e se associa ao capital estrangeiro
apoiando o golpe militar fascista liderado por Porfirio Diaz. Paulo Martins,
ainda tenta convencer o governador Vieira a resistir e lutar contra o golpe
militar, mas o governador, covarde, se recusa a usar o poder para tomar uma
decisão em benefício do movimento popular progressista.
O filme Terra em
Transe pode ser lido como uma alegoria da história do Brasil e de seu povo
durante os anos da crise política que conduziu o país ao golpe militar de 1964
e a subsequente ditadura militar que foi imposta ao Brasil por 21 anos. Assim,
a narrativa fílmica trata de representar, através dos diversos personagens, as diferentes
forças e tendências políticas que foram decisivas no Brasil daquele período. O
filme faz uma crítica complexa de todos aqueles agentes e forças que
participaram do processo político que conduziu o projeto popular ao fracasso,
incluindo os vários movimentos da chamada esquerda brasileira, entre os quais
se encontrariam os que atualmente estariam sendo representados pelas
presidências de Fernando Henrique Cardoso e o PSDB e de Lula da Silva e o PT.
Não vou continuar narrando o filme, mas gostaria de comentar
uma sequência de cenas que, na minha opinião, é muito importante para entender
o tipo de relações de poder (as relações políticas de caráter populista), que
se produzem e reproduzem sistematicamente e que parecem que levarão muitos anos
para serem superadas no Brasil.
A sequência de cenas mostra o governador eleito Vieira
(acompanhado por Paulo Martins, seguranças e policiais) descendo o morro de uma
favela brasileira para se encontrar com Felício (o líder grupo de agricultores)
que, na posição oposta, vem subindo o mesmo morro (acompanhado da esposa e um grande grupo de agricultores pobres,
moradores da favela). Sem grandes efeitos visuais , o poder da sequência está,
além da posição espacial dos personagens, na apresentação do espaço e no
movimento da câmera: por um lado, a câmara mostra a amplidão do espaço
ilimitado da nação brasileira, em oposição ao pequeno espaço restrito onde se
processa o diálogo entre o governador e o camponês Felício. O movimento da
câmera (aproximando-se e afastando-se dos personagens) ressalta as posições de
poder dos dois grupos no espaço da negociação, através de detalhes significativos
, como quando o governador Vieira ordena (com um sinal feito com sua cabeça e
seu olhar) que os policiais isolem o líder Felício do resto do grupo de
agricultores e, assim, enfraquecer o líder na negociação política que virá. Esta
sequência também expressa a luta e a contradição de sentimentos latentes em
ambos os lados. O jogo entre o claro/escuro da sequência de cenas, também
evidencia o desconforto e angústia da confrontação. A colocação do governador
Vieira e seu grupo no topo da colina sugere a posição de superioridade e a
vantagem inicial que o grupo no poder trata de assegurar antes de enfrentar o
grupo de agricultores.
O conteúdo e motivo do (des)encontro é manifestado no diálogo
que desmascara a manipulação populista e a falta de caráter do governador e
seus colaboradores quando (precisando de votos para ganhar a eleição)
prometeram aos moradores da favela a regularização das terra ocupadas. Nesta
aliança política, o povo acreditava que Vieira e seu grupo (quando chegassem ao
poder) realizariam alguma forma de justiça social que lhes beneficiaria.
A seqüência finaliza quando o poeta Paulo Martins sentindo-se
"ofendido" pela força de verdade das palavras de Felício (que
questiona a honestidade política do governo), intromete-se no diálogo e começa
a ameaçar o agricultor por ter "faltado ao respeito" ao governador. Paulo
diz: "respeite o governador, Felício". Para se defender da arrogância
de Paulo, a fala de Felício refere-se ao envolvimento do poeta no mesmo tipo de
desonestidade política. Felício fala: "Dr. Paulo, o senhor prometeu ...
Dr. Paulo” ... “Dr. Paulo, Você era meu amigo”... "Irritado com a verdade
das palavras de Felício, Paulo, recorrendo à violência que o poder legitima,
derruba e golpeia o líder dos agricultores, negando na fala, a promessa que tinha
sido feita anteriormente, ao povo agricultor. "Eu não lhe prometi nada” ,
diz Paulo.
Se colocarmos, a nossa atenção não somente nas imagens em movimento, mas
no campo semântico do filme Terra em
Transe, podemos obter um campo semântico (sem intenção em esgotá-lo) que se parece ao de Vidas Secas e Deus e o Diabo
na Terra do Sol, mas que vai além das oposições campo e cidade (sertão
e mar); fome e fartura; pobreza e riqueza; ; proprietário e não
proprietário; dominador e dominado, explorador e explorado; injustiça e justiça
social. Podemos incluir oposições tal como arte/política; honestidade/corrupção;
capital estrangeiro/nacional; imperialismo/nacionalismo: sociedade
civil/ditadura militar; violência do estado/violência ante estado; populismo/neofascismo;
povo, classe média, classe dominante; que articuladas as anteriores
permitirão uma compreensão ainda mais global e mais completa da realidade
nacional e do processo de migração rural/urbana, do crescimento populacional
nas cidades, do nascimento das favelas, e do crime organizado.
Cidade
de Deus é um filme brasileiro dirigido por
Fernando Meirelles. O roteiro está baseado no romance do mesmo nome do escritor
brasileiro Paulo Lins. O filme concentra-se no processo de crescimento da
marginalidade social nas favelas brasileiras e nas guerras que se desenvolvem
entre as quadrilhas rivais e as forças armadas do Brasil, pelo domínio e
controle do trafico de drogas na “Cidade de Deus", uma favela do Rio de
Janeiro. O filme é narrado numa forma não linear e utiliza diferentes técnicas
de edição e tomadas de câmera.
Baseado na realidade , o filme Cidade de Deus conta a história de três gerações de delinquentes
que vivem na favela ao longo de quase 30 anos, entre os anos sessenta e
oitenta. A realização do filme foi
condicionada pelas relações de poder que sustentam o submundo marginal: os
cineastas tiveram que buscar a aprovação e cooperação do chefe da favela para
filmar na sua área de influencia, além de proporcionar condições de segurança
adequadas para realizar as filmagens .
Desde
uma perspectiva sócio-histórica, o filme Cidade
de Deus representa acontecimentos que ocorreram num grande período de
tempo, durante a vigência da ditadura militar que assolou o Brasil por 21 anos.
O filme inicia-se com a primeira geração de bandidos formados por 3 jovens desempregados
(Cabeleira, Alicate e Marreco, conhecidos como “o trio ternura”) que assaltam o
caminhão de gás para obter dinheiro, mas é com a geração de Bené (irmão mais jovem
do assassinado Cabeleira) e seu amigo Dadinho/Zé Pequeno que a Cidade de Deus torna-se famosa pela
produção de criminosos terríveis ligados
ao trafico de drogas. O jovem Buscapé (irmão mais jovem do assassinado
Marreco), o narrador da história, procura evitar o trabalho criminoso,
tornando-se um fotógrafo profissional para um jornal da cidade. À medida que o
tempo passa, a Cidade de Deus se converte no espaço do tráfico de cocaína, do
homicídio, da delinquência juvenil, da corrupção policial e da venda das
armas moderníssimas produzida por Israel
e pelos EUA. As armas que são vendidas pelos policiais aos bandidos são os
frutos da ajuda militar dos EUA à ditadura militar brasileira.
O ritmo acelerado do filme, facilmente consegue a atenção de
um público jovem, apesar de sua extensão e diversidade de personagens e das
histórias entrelaçadas. O filme começa mostrando as galinhas vivas sendo
cortadas e cozinhadas para o almoço da banda do Zé Pequeno. Uma galinha foge e
é perseguido pelos bandidos armados da quadrilha de Zé Pequeno (Dadinho).
Durante a perseguição da galinha, eles encontram com o fotógrafo Buscapé, que
acredita que a banda quer matá-lo. Então, num longo flashback, o filme representa as memorias do fotógrafo desde muitos
anos atrás: ao tempo em que ele, Dadinho e Bené ainda eram crianças. Neste
tempo, o grupo de três jovens ladrões, Alicate (irmão de Buscapé) , Cabeleira (
o irmão de Bene ) e Marreco , conhecido como Trio Ternura , aterroriza as
empresas locais com vários ataques a mão armada. Como um moderno Robin Hood,
eles compartilham dinheiro e tanques de gás roubados com os moradores da
favela, que por sua vez, lhes protegem. Vários meninos idolatram o Trio. Um dos
meninos, chamado Dadinho (futuro Zé pequeno) convence o Trio Ternura a roubar
um motel. A banda concorda com o plano, com a condição de que não devem matar
ninguém. Enquanto o Trio Ternura está assaltando os casais amorosos sem tiros,
Dadinho(Zé Pequeno ), decide unilateralmente matar os ocupantes do motel. O assalto
termina em chacina e chama a atenção da polícia e as consequências trágicas
para o Trio Ternura: Cabeleira é assassinado pela polícia ao tentar fugir com
sua namorada, Alicate é assassinado por Dadinho e Marreco entra pra igreja.
O tempo passa e alguns anos depois, enquanto Buscapé se
junta a um grupo de jovens (da classe média carioca do bairro da Tijuca), que
gostam de fumar maconha, Dadinho muda o seu nome para Zé Pequeno e, com seu
amigo de infância Bené, estabelece um poderoso centro de distribuição de drogas.
Zé Pequeno, na ambição de ser o único fornecedor de drogas da favela, inicia a
guerra para assassinar os competidores inimigos. Consegue eliminar a todos os
bandos inimigos, com exceção do bando de Cenoura, um amigo do seu sócio Bené. Quando Bené decide abandonar o negócio da
droga e é assassinado na sua festa de despedida, Zé Pequeno, decide prolongar a
guerra e exterminar o bando de Cenoura. A guerra fica ainda mais trágica, quando
Zé Galinha (um ex-exímio atirador do exército brasileiro) decide entrar para o
bando de Cenoura para vingar o assassinato de dois familiares e a violação de
sua noiva por Zé Pequeno. A luta se transforma numa guerra de extermínio quando
Tio Sam, fornece (diretamente para os bandos inimigos de Zé Pequeno e Cenoura) as
moderníssimas armas produzidas por EUA e Israel.
Não vou continuar resumindo o roteiro do filme, mas vou
comentar sucintamente duas sequências de cenas que nos que permite associar o
aumento da violência e das guerras nas favelas brasileiras à ditadura, a
corrupção militar e ao imperialismo dos EUA e Israel.
A primeira sequência de cenas mostra na boca do Zé Pequeno
ao Tio Sam tratando de vender-lhe um
pesado baú cheio de armas moderníssimas. Zé pequeno pergunta-lhe pela arma
AR-15 que lhe havia encomendado. Tio Sam não tem a arma desejada por Zé Pequeno
mas trata de enrolar e vender-lhe os outros tipos de armas tão mortíferas
quanto a desejada por Zé Pequeno. Este se reta com a enrolação do vendedor, expulsa Tio Sam da sua boca de fumo,
apropriando-se das armas sem pagar-lhe um tostão por elas.
A seguinte sequência de cenas mostra Tio Sam dentro de uma
viatura policial explicando para o chefe dos policiais como as armas foram tomadas por Zé Pequeno. O diálogo
revela a relação entre eles, levando o espectador a tomar consciência de que Tio Sam é apenas o
mediador da venda de armas, o verdadeiro fornecedor das armas (produzidas por
EUA e Israel) é a policia militar, já que as armas são tomadas da ajuda militar
dos EUA à ditadura brasileira. A sequência finaliza com o chefe dos policiais
assassinando o vendedor Tio Sam.
Quase no final, o filme apresenta Buscapé olhando os dois
conjuntos de imagens que conseguiu
fotografar, sem ser visto: o primeiro conjunto de fotos mostra quando os
policiais recebem dinheiro de Zé Pequeno em troca da sua liberdade; o segundo
conjunto mostra o corpo de Zé Pequeno cravado de balas de revólver.
Dividido entre os dois conjuntos de fotos, Buscapé revela
seu dilema: por segurança pessoal, vai publicar somente a foto do Zé Pequeno
assassinado, mas num monólogo interior questiona: “Zé Pequeno já não vai
chatear mais... e a policia? Em poucas palavras, ficando livre do poder dos
bandidos, quem nos livrará do poder dos
militares? Chico Buarque cantava numa música: “Chame o ladrão”.
Assim, se colocarmos, nossa atenção não somente nas imagens em
movimento, mas no campo semântico do filme Cidade
de Deus, podemos obter um campo semântico (sem intenção de esgotá-lo) que tem paralelismos ao de Vidas Secas, Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, mas
que vai além das oposições campo
e cidade (sertão e mar); fome e fartura; pobreza e riqueza; proprietário
e não proprietário; dominador e dominado; explorador e explorado; injustiça e
justiça social. Podemos incluir oposições como honestidade e corrupção
polical; estrangeiro e nacional; imperialismo e nacionalismo: sociedade civil e
ditadura militar; violência do estado e violência antiestado; populismo/neofascismo;
marginal/povo/classe média/ classe dominante; desemprego/tráfico de drogas;
guerra/paz; que
articuladas as anteriores permitirão uma compreensão ainda mais global e mais
completa da realidade nacional e do processo de migração rural/urbana, do
crescimento populacional nas cidades, do nascimento das favelas, e do crime
organizado.
Para
finalizar, gostaria de destacar que a representação da realidade
nacional brasileira pelo discurso artístico contra hegemônico influenciado pela
literatura nordestina, pelas ciências sociais e pela crítica marxista da
sociedade capitalista quase que desapareceu da produção cultural, devido à
censura, à perseguição pela ditadura militar que foi imposta ao Brasil pelo
golpe de 1964.
Porem
ainda existem brasileiros que sabem que um discurso artístico (cinema,
literatura, teatro) e crítico influenciado pela estética marxista deve
responder a algumas questões: como a arte deve refletir a sociedade? Como a
arte deve se constituir numa crítica da sociedade? Como a arte deveria prever
uma sociedade utópica ideal e emergente? E este discurso era contra o discurso
hegemônico e oficial da classe dominante do Brasil.
O
declínio e ofuscação dos discursos críticos influenciado pela estética marxista
está relacionado com a proliferação das ditaduras de direita (de corte
neofacista) implantadas no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Chile durante
os anos 60 e 70 da nossa história latino americana. Como sabemos, um dos objetivos fundamentais
da implantação de ditaduras de direita impostas pelo imperialismo de EUA foi destruir o discurso marxista, o discurso
revolucionário, mesmo que para isso
tivesse que destruir os agentes (sujeitos humanos) portadores desse discurso.
Assim, durante os anos de
vigência das ditaduras, os militares prenderam, sequestraram, torturaram e
assassinaram a dezenas de milhares de militantes políticos, de estudiosos das
ciências sociais, de investigadores científicos, de pedagogos, intelectuais e
artistas cujo pensamento eram influenciados pelo marxismo.
Os
militares estabeleceram o medo e o horror na nossa cotidianidade, queimando
livros, invadindo campus
universitário, censurando obras teatrais, filmes nacionais, poemas e letras da
música popular brasileira(MPB). Por outro lado, para destruir aos simpatizantes
do discurso marxista, tiveram de fazer uso não somente das metralhadoras e das
balas, mas também de grandes somas de dinheiro para captação de professores e
estudantes, para concessões de bolsas de estudo, para a criação de programas de
pós graduação, para fundar novas cátedras e financiar novos editoriais para
livros, revistas e jornais com seus
suplementos culturais, e seus programas televisivos como o da TV
Globo. Assim, podemos afirmar que
enquanto alguns intelectuais marxistas revolucionários, como o cineasta Glauber
Rocha, por exemplo, tiveram que fugir do Brasil para conseguir sobreviver no
exilio, outros intelectuais, como Fernando Henrique Cardoso, recebiam
financiamento da fundação Ford e da CIA para fundar centro de estudos, publicar
revistas e captar intelectuais de esquerda para a defesa do reformismo social
democrata. (Vejam o artigo do jornalista
Sebastião Nery sobre o envolvimento de FHC com a CIA, em http://tribunadaimprensa.com.br/?p=29078).
Dessa
forma, os órgãos de espionagem como a CIA
e as montanhas de dólares dos EUA, foram usados para neutralizar a
dissidência, captar consciências críticas e fabricar o consenso requerido para continuar com a dominação e
exploração capitalista neoliberal e imperialista.
Durante e depois do período da
ditadura militar, apareceram os discursos inócuos do estruturalismo, do pós-estruturalismo
e do pós-modernismo. E enquanto estas suas ideias e ideologias foram muito bem
recebidos no Brasil capitalista neoliberal, o discurso marxista foi
completamente marginalizado do país, ao longo de varias décadas, por quase 40 anos.
Dado que os discursos pós-estruturalista e pós-modernista, celebravam a “fragmentação”,
a “dispersão”, os “micro relatos” e os “micro poderes”, estes discursos foram
instrumentalizados para ajudar o discurso hegemônico a se posicionar
dogmaticamente contra o discurso marxista resultante do estudo e da investigação da “totalidade do
modo de produção capitalista” com suas articuladas relações sociais fundadas na
“dominação”, na “exploração” e
“opressão” do capitalismo imperialista (globalização).
Por
isso, é necessário e urgente que as novas gerações possam ver ou rever os
filmes brasileiros sobre a nossa realidade econômico social como os quatro
mencionados. Acredito que estes filmes
poderão ajudar a tomar consciência da existência de discursos culturais
alternativos que foram cancelados pela ditadura militar: discursos culturais
contra-hegemônicos que ajudarão a aumentar o conhecimento e a resistência dos
brasileiros tanto à globalização capitalista neoliberal, como às políticas
culturais propagadoras da ideologia populista, reformista e pós-moderna, como por exemplo, a propaganda do Governo e
da FIFA em torno a realização da Copa Mundial de 2014 no país do futebol.
Chegou a hora de que as novas gerações de brasileiros possam promover mais uma
vez (“levanta, sacode a poeira e dar volta por cima”), um pensamento político, sócio-econômico-cultural
de corte transformador do Brasil: o pensamento dialético marxista-revolucionário.
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