Seguidores

20 junho 2010

"Um corpo que cai" é o melhor Hitchcock

Um corpo que cai (Vertigo, 1958) ganhou no segundo turno da enquete por 56% (23 votos) para Janela indiscreta (Rear window). A rigor, é, realmente, o melhor filme de Hitchcock para a crítica mundial, embora cada hitchcockiano possa ter o seu preferido. Numa pesquisa do jornal Folha de São Paulo, em 1995, quando se comemorou os 100 anos do cinema, entre quase uma centena de críticos e historiadores de diversos países, para se saber quais os maiores filmes de todos os tempos, Um corpo que cai tirou, feitas as contas, um honroso segundo lugar (o primeiro, como de hábito, ficou com Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), de Orson Welles. Mas James Stewart me disse (sorry, periferia), no Rio de Janeiro, em outubro de 1984, quando aqui esteve para lançar o pacote Hitchcock, que o filme do mestre que mais admirava era Janela indicreta (que ficou com 43% e 18 votos).
Clique no cartaz para vê-lo maior.

3 comentários:

pseudo-autor disse...

Quem sou eu para discordar da crítica mundial, mas dificilmente qualquer filme do Hitch me trará o mesmo impacto de Psicose. Outro que também me causa esse frenesi é Festim Diabólico.

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Jonga Olivieri disse...

Votei novamente em "Vertigo", mas concordo que esta final foi uma prova de que talvez sejam estes os dois melhores filmes de Hitch... Como disse Jimmy a você, ele prefere "Janela indiscreta", sem dúvida tambem uma excelente realização.
Embora, como você bem o disse: cada um tenha o seu preferido. É o caso de "Intriga internacional". Ou os diversos da fase inglesa do realizador, antigos porem muito assistíveis até hoje!

André Setaro disse...

Don Oliva,

Como diz com propriedade o 'pseudo-autor', que gosta mais de 'Psicose', a filmografia de Hitch é tão rica que fica até difícil se dizer qual o seu melhor filme.