Seguidores

01 fevereiro 2009

Morre o grande Moniz Vianna




Hoje de manhã, ao abrir o computador, recebo a mensagem de Marcelo V, autor do excelente blog Cinema cuspido e escarrado, que me comunica a morte do grande crítico carioca Antonio Moniz Viana. A bruxa está solta, pois há poucos dias tivemos o falecimento do Professor José Tavares de Barros e de Rudá de Andrade. Mas que me perdoem os leitores: estes, ainda que homens cultos, competentes e inteligentes, estão muito longe da verve, da ironia, da escrita singular, da erudição cinematográfica de Moniz Vianna. Eis a comunicação de Marcelo V. Moniz morreu aos 84 anos, mas há muitas décadas já tinha abandonado a crítica (o que ocorreu em 1973).


"Caro prof. Setaro, lamento informar que faleceu na manhã de hoje o crítico Antonio Moniz Vianna. Falei há pouco com sua filha Isadora, para a matéria que assino no Estadão de amanhã, e ela, muito emocionada, confirmou a informação, chamando o pai de "o inventor da crítica de cinema no Brasil". Abraços."
Foi criada no Orkut uma comunidade em memória do ilustre crítico carioca: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=81903581

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Moniz Vianna, que era baiano de nascimento, escreveu durante muito tempo no velho Correio da Manhã, de saudosa memória.
Não sei se chegou a fazer críticas de cinema em outros jornais, mas suas análises e textos eram profundos e embasados por um conhecimento particular.
Pena que saiu da ativa em 1973, como você assinala.