Seguidores

11 janeiro 2009

Mas até você, Michael Cimino!!

Esta mulher não é Yoko Ono nem nenhum parente da célebre viúva de John Lennon. Tampouco é uma mulher que pretenda fazer um filme sobre as injustiças existentes na Coréia do Norte. Este rosto que vemos acima é nada mais nada menos do que o rosto do realizador Michael Cimino, que mudou de sexo e, atualmente, chama-se Elizabeth, dedicando-se, full time, à literatura em Paris, Cidade Luz. Cimino, para quem não sabe, é o diretor de O franco atirador (The deer hunter, 1979), um dos mais fascinantes filmes de guerra já feitos, O ano do dragão (Year of the dragon), O portal do paraíso (Heaven's gate), O último golpe (Thunderbolt & Lightfoot, 1974), ótimo thriller com Clint Eastwood e Jeff Bridges, entre alguns outros. Diretor muito competente, de mise-en-scène elaborada. Em Paris, Elizabeth está à procura de um companheiro nesta nova fase de sua vida. Cinema, para ele/ela, nunca mais. Se Michael era cineasta, Elizabeth, agora, é escritora. Pena!

14 comentários:

Unknown disse...

OFF TOPIC /// Setaro, meu caro, foi ver "A Troca", novo do mestre Eastwood? Acho que ficará chapado, como eu. Ano começou em altíssimo nível. Abraço!

Miguel Andrade disse...

Lembra quando ele veio ao Brasil? Já estava bem freak. Foi no Jô acompanhado da Ana Paula Arósio. Aliás, anunciando um projeto sobre o descobrimento do Brasil que jamais se concretizou.

Jonga Olivieri disse...

Que coisa!
Ainda bem que não tem a menor chance de se transformar em "diva" do cinema...

André Setaro disse...

Pois é, Jonga. Cimino era um realizador respeitável. Esteve no Rio, como lembrou Miguel Andrade, para um projeto muito ambicioso sobre o descobrimento do Brasil, esteve no programa do Jô (creio que ainda no SBT), acompanhado da bela Ana Paula Arósio. A onda politicamente correta, patrulheira, não citou, mas notei que, quando falava, jogava 'água fora da bacia'. E deu no que deu: agora é uma senhorinha, Elizabeth, que se diz poetisa e gosta de vagalumes. E lembrar que Michael fez o admirável 'O franco atirador'. Elizabeth vive a tomar vinhos caros e a paquerar 'bofes' nas alamedas de Paris. Este é o mundo, são fatos da vida. Que fazer?

Alessandra disse...

O mundo realmente está para se acabar!

Anônimo disse...

Não podem se ater à obra de um indivíduo sem questionar sua vida pessoal? Deixem uma pessoa ser o que ela quiser pra ser feliz, pelo amor de deus.

(Ou será que essas críticas são inveja da coragem de quem sabe o que quer da vida?)

André Setaro disse...

Um primor do politicamente correto o comentário de quem se assina Vanessa. Respeito a liberdade do ser humano, em primeiro lugar, e não estou a criticar nem condenar o Senhor Michael Cimino em ter mudado de sexo. Tudo bem! Faço como Voltaire: "Não concordo com uma palavra do que está a dizer, mas defenderei até à morte o direito dela ser dita". Respeito todas as opções sexuais. Fiz, apenas, um comentário com certa ironia. Mas agora é proibido, pois a nefasta onda politicamente correta não permite mais a ironia, a piada, o chiste. Há, e neste particular, o comentário de Vanessa é um exemplo, um patrulhamento que asfixia, que destrói o humor, que cerceia a liberdade de pensamento. Exijo respeito por aqueles que fumam, por aqueles que bebem, por aqueles que querem se matar, por aqueles que trocam de sexo, etc. Mas também exijo respeito pela liberdade de ação e de expressão através da crítica, da piada. Nada mais ridículo, nada mais pavoroso, na minha opinião, do que este patrulhamento politicamente correto. Os ecochatos são um exemplo à parte. Nada há de condenatório no meu post em relação à Senhorita Elizabeth. Nem à coragem de Cimino que, com esta atitude, revelou a sua coragem de ser. Vade retro, porém, aqueles que se apoiam na detestável e abominável cartilha do politicamente correto.
Como disse Chico Anysio: "Atualmente, com esta chatice do politicamente correto, o humor é impossível." E não consigo me comunicar com pessoas que não possuam senso de humor. Vanessa, que não conheço, parece que é uma delas.

Anônimo disse...

"Inveja de quem sabe o que quer da vida" ? Isso é piada pronta. O cara passou o tempo todo urinando em pé e agora, numa confusão total, quer fazer o mesmo sentado. Isso é saber o que quer ?

P.S. Dizem que os distribuidores, sempre ávidos por faturar, vão mudar o título do filme oscarizado de Cimino para "O Frango Atirador".

Ailton Monteiro disse...

Bela defesa, André. Assino embaixo. Ultimamente, a gente fala o que pensa, com humor, e vai sendo logo taxado de imbecil, machista ou algo parecido. (Já aconteceu comigo no meu blog, quando escrevi sobre ENTRE LENÇÓIS). Pra mim, o humor não tem limites. Apoio até piadas em velório. Um amigo meu, por exemplo, foi no velório do meu pai e contou um monte de piadas para animar a noite.

Ailton Monteiro disse...

O Martin aí em cima sou eu. O meu alter-ego vive querendo se manifestar...hehehe

Ailton Monteiro

spring disse...

Caro André Setaro.
Ficámos perfeitamente surpreendidos com esta notícia, que penso ser desconhecida entre nós, perdeu-se um cineasta.
Abraço cinéfilo
Paula e Rui Lima

Anônimo disse...

Bobagem, isso e' mais uma lenda urbana, que o cineasta ja' desmentiu exaustivamente. Mais um blog desinformado.

Álvaro Andrade disse...

Olá, Setaro!

As pessoas mudam, e como mudam... haha
Estou pelas bandas de San Francisco, que poderia ser chamada a capital da mudança. Há gente aqui tão esquisita que parece estar em processo de metamorfose permanente. Enfim, resumo da vida explodindo com mais pressa.

Mudando de pau pra cavaco, como diria minha avó, numa faculdade de uma cidade vizinha daqui, haverá uma palestra com Clint Eastwood. Descepção a minha quando soube que os ingressos estavam esgotados...

Granda Abraço, Setaro.
Até mais.

Anônimo disse...

hola, Chicos, Realmente blog informativo aquí mi amigo. Sólo quería hacer un comentario y decir mantener la calidad del trabajo. He marcado tu ahora y voy a volver a leer más en el futuro de mi amigo! También bien elegidos los colores sobre el tema que va bien con el blog en mi modesta opinión:)