Seguidores

30 agosto 2008

Elizabeth Taylor em "Cerimônia secreta"



Uma vez alguém disse que Elizabeth Taylor foi a última estrêla de Hollywood. As divas, como as chamava o crítico e ensaísta Octávio de Faria, não existem mais, assim como o cinema do grande segrêdo truffautiano acabou. Taylor recebeu o maior cachê que uma estrela podia receber na sua época: um milhão de dólares para interpretar Cleópatra, a rainha do Egito. Ninguém, de sã consciência, pode esquecê-la em Um lugar ao sol (A place in the sun), de Georges Stevens, onde contracena ao lado de Montgomery Clift, assim como, com este mesmo, em De repente no último verão. Na imagem, ela está em Cerimônia secreta (Secret ceremony, 1969), do esquecido Joseph Losey (amanhã dou a sua trajetória como artista). Inspirado num conto de Marco Denevi, tem, como moral do filme: "Dois ratos caíram num balde de leite. Um morreu afogado. O outro debateu-se a noite inteira e acordou na coalhada".

4 comentários:

Saymon Nascimento disse...

Cerimônia Secreta: a primeira impressão é a de não ter captado qualquer moral dessa, ou algum sentido no filme. Pode ser exasperante, mas depois de um tempo, o filme continua com a gente, e sua morbidez abafa qualquer necessidade de "sentido" claro, embora eu não duvide que ele exista. Não se vc viu, mas Boom, outra colaboração de Taylor e Losey, também saiu em DVD.
Sobre os posts abaixo, queria conhecer muito mais a carreira de Schneider, mas, pessoalmente, o filme com ela que até agora mais gostei foi As Coisas da Vida, de Sautet.

André Setaro disse...

Dos filmes de Losey, creio que os que mais gosto são 'O criado', 'King and country' e 'Eva' (que é delirante). Já no crepúsculo da carreira, realizou uma obra insólita, 'Cidadão Klein', com Alain Delon. 'O homem que veio de longe' ('Boom'), com Elizabeth e seu marido, na época, Richard Burton, sofre dos excessos da dramaturgia de Williams, principalmente neste texto. Dá a impressão filme feito para a explosão ('boom') das personalidades esfuziantes do casal. Elizabeth está a mil por hora, ainda a sofrer os reflexos de sua personagem no intrigante 'Quem tem medo de Virginia Wolff', de Mike Nichols, baseado em texto de Edward Albee.

GJOL disse...

E onde eu consigo uma cópia para assistir?

abraço,

marcos palacios

André Setaro disse...

Creio que não há cópia em DVD de "Cerimônia secreta", assim como muitos dos filmes importantes de Losey. Há a possibilidade, talvez, de ser 'baixado' da internet.