Seguidores

12 março 2008

De 2 filmes desaparecidos


Estou à procura de um filme que vi adolescente e que, na época, muito gostei. Trata-se de O vento não sabe ler (The wind cannot read, 1958), de Ralph Thomas, com Dirk Bogarde e Yoko Tani, Donald Pleasence. Aos olhos de um jovem, uma obra de grande beleza e sensibilidade. É verdade que a revisão pode corresponder a uma decepção, como acontece com tantos filmes que os tinha como belos e, passados os anos, verifiquei-os sem o entusiasmo de tempos idos.


Há filmes fugidios que, uma vez lançados, nunca mais são reapresentados. É o caso de O vento não sabe ler, que nunca mais passou em lugar nenhum e acredito que não haja, dele, cópia em DVD. Um outro filme que me causou boa impressão, entre tantos, A estranha morte de Belle (La mort de Belle, 1961), de Edouardo Molinaro, com roteiro baseado em Georges Simenon, com Jean Dessaily (que trabalhou em Um só pecado/Le peau douce, de François Truffaut). Filme francês que encantou pelo seu mistério - não o mistério em si da trama, mas o mistério atmosférico, climático, por assim dizer, ou, talvez, o mistério de sua mise-en-scène). Também visto há quase cinquenta anos, a lembrança vai, aqui, de memória. Quem interpreta a personagem título é a bela canadense Alexandre Stewart.

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Ralph Thomas, um diretor inglês, que nos deu também "A Tale of two cities" realizou este filme (The wind cannot read) de que também me lembro vagamente. Era algo sobre o Japão, um jardim. Um filme triste, romântico, abordando a II Guerra Mundial.
A verdade é que sempre confundi um pouco o título (talvez por causa da palavra wind) com o excelente filme de Stanley Kramer com Spencer Tracy: "Inherit the wind". Sei que não tem nada a ver, mas não me lembro do título em português. talvez fosse mais próximo do outro.