Seguidores

27 março 2008

A.N.A.: uma agência de notícias alternativa



Tuna Espinheira, cineasta velho de guerra, envia-me notícias alternativas que achei de bom alvitre publicá-las neste blog. Não se perde nada em dar uma olhada nelas.
PRIMEIRO FILME ALTERNATIVO DO MUNDO EM PARIS(A.N.A. - Paris) Eventos comemorativos dos 40 anos de maio de 1968, exposição de artes plásticas, ciclo de debates, shows, manifestações, outras locações naturais, serão utilizadas para a realização de filme musical inédito na história do cinema, interagindo ficção com um pré-documentário em tempo real. O projeto de "Superbe, Le film" foi lançado na semana passada pelo multiartista de origem latino-americana, Tede Silva. Será o primeiro filme interativo do mundo, com realização de cenas em tempo real em Paris e outras próximas. Indagado pela nossa reportagem sobre a inspiração para o projeto, Tede Silva disse que "Paris é um espetáculo permanente a céu aberto, faltava aparecer alguém com experiência, coragem, disposição e talento para colecionar cenas e juntar, fazendo aquilo que se convenciona chamar de filme. Mas que também fosse original e criativo, pois usar apenas a paisagem é um lugar comum insuportável, inumeros diretores fazem isto"

DIRETOR COLECIONA SUCESSOS EM MEIO CONCORRIDO
(A.N.A. - PARIS) "Superbe, le film" será o terceiro longa de Tede Silva. Os dois primeiros alcançam a cada dia mais sucesso de crítica e público. Com recursos que produção brasileira gasta apenas para pagar roteirista, Tede Silva realizou "Tudo são referências, Tudo são Memórias...", com conteúdo, criatividade e doze músicas inéditas, mais importante obra tendo a maior cidade brasileira como tema. Furou todos esquemas que impedem produções honestas de chegar ao público, distribuiu mais de 15 mil DVDs em canais multiplicadores, a exemplo das 2300 escolas públicas de SP, a ponto da obra ter alcançado mais de 500 mil pessoas em poucos meses, desde a cidade onde foi realizada a países como a França, Argentina, Estados Unidos, Portugal, etc...

SEGUNDO FILME DISPUTADO POR DISTRIBUIDORAS
(A.N.A. - Paris) O segundo longa de Tede Silva, "L'école de TransGays" segue na trilha do sucesso antes mesmo do lançamento oficial. Exibido para críticos europeus, foi saudado por Pierre Kalfon como "...oeuvre trés personnelle et complètement libre, le film n'appartient à aucune école , mais est une leçon de tolérance par l'absurde." Pierre Kalfon é um dos mais prestigiados intelectuais franceses, autor de biografia antológica sobre Che Guevara, ex-presidente da Aliança Francesa na Argentina e Chile, expulso do Chile com o golpe contra Allende, ex-diretor da UNESCO na Europa, também realizador de cinema. Enquanto sua produtora negocia com as distribuidoras interessadas no lançamento de seu segundo filme em circuito mundial, Tede Silva começa agora a preparação de elenco e técnicos para "Superbe, Le filme", projeto que entra para a história do cinema a partir da própria concepção. Os interessados em participar das oficinas de atores, atrizes e técnicos do projeto podem entrar em contato através do email superbe.lefilm@gmail.com

TAM SEGUE VÔO DE TRANSBRASIL, VASP, VARIG, BRA...
(A.N.A. - Paris) Só falta a moça que faz a limpeza assumir as funções de marketing, comunicação, comercial e de administração da TAM na França. A empresa demitiu colaboradores, mudou o escritório de área nobre para outra decadente. E consegue piorar o que sempre foi ruim. A via-crucis do brasileiro(ninguém de outra nacionalidade, que seja bem informado, viaja mais pela TAM) para usar os serviços da empresa começa por descobrir onde fica o seu escritório. O Comitê Em Defesa da Vida, criado na Europa para denunciar o caos aéreo brasileiro, alerta aos poucos usuários da TAM para que não comprem passagens com muita antecedência, sob pena de correrem risco de ficar com a mesma batata quente que deixaram Transbrasil, VASP, VARIG, BRA...
JORNALISTA QUE USA, PERDE A CABEçA NO BRASIL (A.N.A. - Paris) Nem o DIP de Getúlio Vargas, nem a ditadura militar foram tão eficientes quanto o atual Governo do Brasil no controle da informação e perseguição a jornalistas que ousam usar a cabeça e fazer questionamentos mesmo óbvios sobre a realidade brasileira e os seus inevitáveis esquemas de corrupção. O jornalista Paulo Henrique Amorim, um dos mais experientes profissionais brasileiros, foi demitido de um dos portais de internet mais populares, onde mantinha uma coluna fixa, um dos poucos espaços não idiotizantes dos portais brasileiros, mesmo apesar de defender em alguns casos o atual Governo do Brasil.

OBRA-PRIMA DO JORNALISTA QUE PERDEU A CABEçA
(A.N.A. - Paris) "O Jornal da Globo nos ofereceu duas obras primas, na noite de luto, em que o Senado absolveu Renan Calheiros. O "editorial" de abertura de William Waack (na Globo, agora, não só os colunistas dão palpite, mas também os âncoras...). E a entrevista do Senador Aloizio Mercadante para explicar por que se absteve. Uma não-explicação, na verdade. Uma confissão pública para o ato de se omitir. Ali não tinha saída: ou condenava ou absolvia. Não tem essa de um jurado dizer que se abstém. Foi para jogar para a platéia. Como faz, invariavelmente, o senador tucano Eduardo Suplicy, filiado ao PT. Faltavam cinco minutos para começar o jogo e Suplicy se lembrou de mudaras regras do jogo e transformar a eleição em eleição aberta. Por que não pensou nisso antes ? Como diria Voltaire, tão bom seria se fosse possível amarrar as tripas doúltimo petista de São Paulo nas tripas do último tucano de São Paulo e jogarnas águas cristalinas do rio Tietê ..." O texto acima é do jornalista Paulo Henrique Amorim e deve ser repetido e transmitido à exaustão pela B.I.A.(Brigada de Internautas Ativos) e pela R.I.A.(Rede de Internautas Alternativos). Mexa-se! Copie! Cole! Tecle!

O MUNDO PRECISA DE MAIS REALIZADORES!

Efraim Mellara

(A.N.A. - Paris) Na ultima quarta-feira da semana passada, na pequena cidade mineira de Paracatu, a professora Maria das Graças embarcou em ônibus para a cidade de São Paulo, acompanhada do marido, dois filhos e vizinha. Foram fazer turismo de quatro dias. Muitos vão pensar que dona Maria das Graças é doida varrida, maluca ou tem alguma tara. Fazer turismo em São Paulo? A cidade é das mais bregas do Brasil, feia, suja, caótica, com nativo mal educado, amontoado de peões e picaretas. Um dos últimos presidentes da Câmara Municipal de SP pagou cadeia por chantagem e outras escroquerias. A cidade elege gente como Paulo Maluf e João Paulo Cunha. A Federação das Indústrias fecha uma biblioteca na avenida mais importante. O prefeito toma carrocinhas de catadores de papel, os únicos a usarem a bandeira do Brasil, pois São Paulo pensa que é maior do que o país que integra.
Fazer turismo em SP? O mistério que provocou a viagem de dona Maria das Graças tem nome e formato, é um DVD, o DVD do filme "Tudo São Referências, Tudo São Memórias", de Tede Silva, que ela recebeu de presente de uma amiga, moradora da cidade. Morador da cidade por nove anos, Tede Silva foi perseguido de todas as formas possíveis mas conseguiu se imortalizar e imortalizar a cidade, suas cicatrizes e algumas belezas. São Paulo é a cidade que gestou o maior entreguismo de patrimônio público do mundo, fora do bloco de países socialistas. Gestou o mais explícito dos esquemas de corrupção do ocidente, que pagou, entre outras aberrações ainda inéditas, quase sete milhões de reais para a produção de um filme chamado "Os dois filhos do mensalão", que conta a jornada de uma dupla sertaneja. Dupla sertaneja, pra quem não sabe, é espécie de acasalamento que deveria merecer o mesmo tratamento de gado com aftosa.
O duro é saber que o dinheiro que dona Maria das Graças e sua família vão gastar em SP será usado para sustentar políticos corruptos, apresentadores de TV idiotas, duplas breganejas e outros execráveis seres. Mas, paciência... Tede Silva hoje pode-se dar ao luxo de respirar um ar mais puro. Trocou São Paulo por Paris. E pode contar com a A.N.A., a R.I.A., a B.I.A. e o I.C.A.! E com este modesto articulista voluntário. Posso não ter talento para uma função artística ou técnica, mas se precisar de alguém para segurar o pau de luz, pode me convocar!
Não poderia deixar de escrever este editorial saudando o lançamento de mais um projeto de Tede Silva. O mundo precisa de mais realizadores! Se Paris é a cidade mais visitada do mundo, o agradecimento de cada um de seus moradores deve ser dirigido aos artistas que a transformaram em ícone da civilização! As cidades mais visitadas do mundo, não por acaso, são aquelas que foram cantadas em prosa, verso, música e cinema por seus artistas! O mundo precisa de mais realizadores! Parabéns Tede Silva!

O Institut Castro Alves agradece mensagens pela criação da A.N.A ., primeira Agência de Notícias Alternativas em língua portuguesa da internet. Sugestões serão avaliadas, impossível responder a cada um em particular.

1. Todo internauta PODE passar para frente informações que colaborem para injetar consciência crítica em doentes de ignorância ou alienação . Pode republicar em blogs, sites, imprimir, citar, reproduzir e editar.
2. A citação da fonte é aconselhável para que o Institut Castro Alves assuma TODA e COMPLETA responsabilidade pelo que vai informado ou comentado.
3. Todas as informações e notícias enviadas à A.N.A. devem ser resumidas.
(Efraim Mellara, editor)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante...