Seguidores

05 fevereiro 2008

"Que que eu tenho com isso?"

Severino Dadá é um dos mais competentes montadores do cinema brasileiro. Seu nome foi citado aqui, nos últimos dias, porque o responsável pela montagem de Revoada, de José Umberto. Para encerrar, pelo menos aqui no blog, salvo fato novo importante de última hora, a vítima do suposto seqüestro me comunica que tem, registrado em cartório, um Contrato de Co-Produção com a Rex Schindler Filmes e Serviços Ltda. onde é o responsável pela parte artística do filme (onde entra montagem/edição, etc.). Enviou-me o contrato, mas como se encontra em arquivo word não sei como colocá-lo aqui. Sim, pelo que li, José Umberto é o responsável pelo corte final do filme.
Mas Severino Dadá é já uma figura bastante conhecida de todo o cinema brasileiro. Em Tenda dos milagres (1975), de Nelson Pereira dos Santos, com a estrutura do filme-dentro-do-filme, Dadá aparece como ele mesmo, que é o montador do próprio filme. Entre os muitos filmes que montou, Corisco & Dadá, de Rosemberg Cariry, Nem tudo é verdade, de Rogério Sganzerla, um filme de Jorge Sanjinés (a dividir a moviola com Geraldine Chaplin), etc.
Apenas aqui constato fatos. Segundo reportagem, ontem, segunda, de A Tarde, Rex Schindler confessa que vai montar mesmo o filme de Umberto, a desrespeitar, com isso, cláusula contratual. Mas o que é que se pode fazer? Umberto entrou na Justiça Federal. É cangaceiro e bom de briga.

Nenhum comentário: