Seguidores

23 julho 2011

Procópio Ferreira no cinema

Procópio Ferreira, o grande Procópio, que tive o prazer de vê-lo em fins dos anos 60, no Teatro Castro Alves, na peça O avarento, de Molière, está, aqui, no documentário abaixo (ou acima) deste post, no qual conta as suas participações no cinema brasileiro. O filme, que dura 26 minutos e 4 segundos de projeção, é uma raridade, pois permite ver o comediante em alguns trechos de seus filmes. Dirigido por Alfredo Palácios, produtor paulista nos anos 50 e 60 - foi um dos fundadores do estúdio Maristela e também dirigiu fitas como Casei-me com um xavante, entre outras, Procópio no cinema (1978) segue a trajetória do ator nas imagens em movimento narrada por ele mesmo.

João Álvaro de Jesus Quental Ferreira (Rio de Janeiro, 8 de julho de 1898 — Rio de Janeiro, 18 de junho de 1979), mais conhecido como Procópio Ferreira, foi um ator, diretor de teatro e dramaturgo brasileiro. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro.

Procópio descobriu cedo o talento de envolver a plateia, arrastando aos seus espetáculos contingentes de público de fazer inveja aos maiores sucessos de hoje. Em 62 anos de carreira, Procópio interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.

Nenhum comentário: