Seguidores

01 novembro 2010

"O Homem do Prego", de Sidney Lumet

Vi O Homem do Prego (The Pawnbroker), de Sidney Lumet, na adolescência dos meus 16 anos no primeiro semestre de 1967 no antigo cine Popular em Salvador. E fiquei impressionado. Impressionando pela performance magistral de Rod Steiger, ainda que um pouco over demais, influência do Actor's Studio, mas plenamente convincente. Impressionado pela direção de Lumet com a montagem de lances de memórias e o uso funcional da câmera lenta, que, na época, constituíam-se em novidades. A rede Telecine está a apresentar, no seu canal Cult, vários filmes do cineasta e, entre eles The Pawnbroker. A visão recente do filme, se, por um lado, não desperta a estupefação, por outro deixa uma excelente impressão como um filme maduro e bem articulado. Lumet sempre gostou das filmagens in loco, dando preferência a rodar seus filmes em Nova York. Rod Steiger, caracterizado, anda por suas ruas no meio da multidão anônima. Há, pelo menos, dois momentos dramatúrgicos de rara eficiência: quando conversa num parque com uma senhora e quando explica a seu funcionário o que é ser judeu. A câmera lumetiana é sempre muito ágil, e a montagem não deixa margens para a queda do ritmo. É também impressionante o momento em que Steiger, desesperado, fura sua mão em um close up exasperante de dor.

Lumet, que está na enquete deste blog, tem perfeito domínio da mise en scène. Sua filmografia, ainda que irregular, tem momentos grandiosos que perdoam os filmes considerados menores.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Gosto tanto deste filme que votei nele na sua enquete...

pseudo-autor disse...

Não conhecia esse do Lumet. Valeu a dica! Semana passada eu vi a obra-prima dele, Rede de Intrigas. Impressionante a carreira dele. Definitivamente um cineasta lendário.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com