Seguidores

12 outubro 2009

Tuna e Cajaíba, "o fazendeiro do ar"

Tuna Espinheira, cineasta baiano, realizador de Cascalho, seu primeiro longa, e mais de duas dezenas de curtas, acaba de voltar de Vitória da Conquista, cidade interiorana da Bahia que realiza todos os anos, nesta época, um exitoso festival de cinema. Tuna não perde tempo e está sempre antenado com as últimas da cinematografia. Ele me informou que O cisne também morre, filme de 1982 que assinala sua primeira incursão no terreno ficcional, foi encontrado. Digo isso, porque, modéstia à parte, tive a honra de ser um dos atores do filme. Vou transcrever, aqui, a mensagem que recebi do realizador.
"Velho, (sim estou velho, pois a fazer, hoje, 59 primaveras - nota de AS)
"Estive na V Mostra Conquita, aproveitei para visitar o museu ao ar livre, concebido, trabalhado, pelo artista plástico, CAJAIBA. Nesta foto estou à beira do túmulo do próprio Cajaiba. Ele conseguiu ser enterrado no cenário em que sempre expos as suas esculturas. Outrora foi um ponto de grande afluxo de visitantes, turistas,artistas, gente das mais variadas espécies. Hoje sobrevive a duras penas, à mercê do abandono do poder público, resistindo graças a dois dos seus filhos, abnegados, cuidando, como podem, daquelas peças, um mostruario de vultos históricos, em tamanho natural, esculpidos em cimento e ferro.
Estou recuperando o filme que fiz, décadas atrás, quando ainda vivia o escultor. Com a parceria dos fotografos, Carlos Rizério (hoje morando em Conquista) e Claude Santos e mais um grupo da comunidade conquistense, planejamos, em tempo, o mais breve possivel, fazer uma exibição, no próprio local, do filme, Cajaiba... Lição de Coisas... O Fazendeiro do AR. A idéia é chamar a atenção sobre o sítio artístico ao Deus dará, com o objetivor de recuperar os estragos imposto pelo tempo e abandono. Caso o referido filme possa vir a ajudar neste sentido, teremos uma cinematografica chance de brindar este acontecimento."
CAJAÍBA, LIÇÃO DAS COISAS...O FAZENDEIRO DO AR foi fotografadopor Antonio Luis Mendes Soares. Roteiro, Montagem, Direção, Tuna Espinheira. Narração de Fernando Coni Campos. Ano de produção: 1976. P&B. 13m.
Forte abraço, Tuna

10 comentários:

Cassiano Mendes disse...

Sempre fui admirador, embora só o conheça de vista, dos documentários de Tuna Espinheira. E, se não há engano, este 'fazendeiro no ar' foi premiado em Brasília. Será que estou certo?

Leonel Mattos disse...

Olá,
PARABÉNS TUNA ESPINHEIRA
Tive a honra de ter minha obra registrada pelo cineasta Tuna Espinheira, esse artista que tem uma preocupação com o resgate e a valorização da nossa historia.
É lamentável que o poder público, não tenha essa visão de valorizar a nossa cultura, cuidando do nosso patrimônio,quem perde é o nosso povo e a nossa cidade e as obras de nossos artistas acabam no cemitério, depois virando pó.Mas graças ao nosso cineasta mais um guerreiro, vem lutando para despertar esse sono eterno, para torna-se realidade.
Quero agradecer ao SETARO'S BLOG por essa contribuição.

Leonel Mattos
Artista Plástico

André Setaro disse...

Obrigado, Leonel, muito obrigado.

André Setaro disse...

Tuna me envia uma mensagem para responder a Cassiano

Velho,

O filme ganhou o premio de Melhor roteiro no X Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o premio (outorgado pela FUNARTE) de “Criatividade”/FUNARTE, na Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Selecionado pela Lei do Curta, de saudosa memória, teve a sorte de ser acoplado ao filme, Pai Patrão, sendo exibido, Brasil afora, como complemento. Acontecimento de grata memória. Dos meus filmes, é um dos raros a caminhar com as próprias pernas e até criou asas, com a benção dos Anjos e dos Orixás.

Tuna

Leonel Mattos disse...

PARABÉNS TUNA ESINHEIRA
Estou muito honrado, por ter documentário do Cineasta Tuna Espinheira sobre minha obra. Esse guerreiro que sabe valorizar e registrar a nossa história, é uma verdadeira lição para o poder público, que lamentavelmente nada faz pela nossa cultura, esquecendo seus artistas e suas obras. Quero agradecer a André Setaro, por seu BLOG, que está contribuindo para a nossa cultura.

Artista Plástico
Leonel Mattos

Romero Azevêdo disse...

Setaro 59 ! Não por acaso nasceu no dia 12,por isso mesmo permanece uma criança, no sentido da pureza das imagens e do amnor irrestrito ao cinema. Que dures tanto quanto a muralha da China !

P.S. Parabéns também pelos mais de 100 mil acessos, fato que comprova a qualidade e o charme do technicolorido blog.

P.S. 2
Uma vez eu disse, e agora repito: o "velho" Tuna é o Jorge Amado do cinema baiano.

Beto Magno disse...

Tive o prazer de conhecer o saudoso Cajáiba e sei da existencia desse filme que o Grande Tuna Espinheira realizou com o nosso Escultor... gostaria muito de assisti-lo, pois, sou fã de ambos: Documentárista e documentado.
Grd. abs.

Beto Magno disse...

Caro, Professor André Setaro, tive o prazer de conhecer o saudoso escultor Cajáiba e sei da existência desse filme, gostaria muito de assisti-lo, pois, sou fã de ambos: o Documentarista e o documentado.

Grd. abs.

Beto Magno

Alberto Melo Viana disse...

Esta cidade sempre foi pródiga em esquecer o seu patrimônio cultural. Vide Gualber, Elomar, Cajaiba, Camilo, Anibal...

Beto Magno disse...

Concordo com o Alberto Melo! posso acrecentar a sua lista o grande escultor Conquistense radicado em Salvador Zu Campos.