Seguidores

23 junho 2008

Homenagem a Olney São Paulo



Recebi do Tela Brasilis Cineclube este convite para sessões em homenagem ao cineasta baiano Olney São Paulo, que fez parte do Ciclo Bahiano de Cinema com O grito da terra, realizado em 1964 na cidade de Feira de Santana. Seguem informações enviadas pelo clube de cinema:
Participando do festival Cinesul 2008, o Tela Brasilis convida, em sua sessão de Junho, para um encontro com a obra de um importante – e, não raramente, esquecido – cineasta brasileiro: Olney São Paulo. Peça importante da frente baiana do Cinema Novo, foi um cineasta que se expressou não somente em filmes, mas também em contos, romances e na imprensa, sempre colaborando para o debate cultural no país.

Nesta Homenagem a Olney São Paulo serão exibidos curtas e médias-metragens realizados a partir de 1970, após ter sido preso, torturado e processado pela ditadura militar. Além dos filmes marcados pela representação e reflexão sobre a cultura sertaneja, são destaques da sessão os curtas Teatro Brasileiro I e II, com imagens preciosas de artistas consagrados dos palcos brasileiros.

Como de costume nas sessões do Tela Brasilis, teremos a presença de três importantes convidados para debater os filmes com o público: o ator Ilya São Paulo, filho do diretor, e de Orlando Senna e Manfredo Caldas, amigos e colaboradores de Olney São Paulo.

Dono de uma obra telúrica, visceral, forte, a visão dos filmes de Olney nos revela o coração de um irrequieto artista desejoso por mudança, transformação, que via o cinema como espaço privilegiado para os principais debates de uma sociedade, procurando sempre realizar seus projetos, mesmo abatido por problemas de todas as ordens. “Olney, mártir do cinema brasileiro”, escreveu, com razão, Glauber Rocha.

Programa:
“O Profeta de Feira de Santana" (1970)
“Cachoeira, documento da História” (1973)
“Como nasce uma Cidade” (1973)
“Teatro Brasileiro I: Origens e Mudanças” (1975)
“Teatro Brasileiro II: Novas Tendências” (1975)
“Sob o ditame do rude Almajesto: Sinais de chuva" (1976)
Sessão de Junho
Quinta-feira - 26/06/200818h30 - exibição dos filmes seguida de debate com o ator Ilya São Paulo, filho do diretor, e de Orlando Senna e Manfredo Caldas, amigos e colaboradores de Olney São Paulo.
Cinemateca do MAM-RJAv. Infante D. Henrique, 85 - Praia do Flamengo
ENTRADA FRANCA
Em conjunto com a sessão "Olney São Paulo 2", programada pelo Cinesul 2008, o público carioca terá acesso a uma retrospectiva quase completa da obra do cineasta.

Sessão Olney São Paulo 2
Cinemateca do MAM – dia 27/06 – sexta-feira
18h30 • Olney São Paulo 2 • Dia de Erê • Manhã cinzenta • 62 min
http://www.cinesul.com.br/site_2008/prog_olney.htm

Nenhum comentário: