Seguidores

18 agosto 2007

Telecine ensina como massacrar e matar os filmes


Há exatos 7 anos assinei a Net, televisão a cabo, mais por causa do Telecine Classic, cuja programação via no site da internet, e ficava impressionado com a quantidade de filmes preciosos que se constituiam numa verdadeira cinemateca. Concretizando a minha vontade, considerava que tinha uma cinemateca dentro de casa e via 2 a 3 filmes por dia. Também os outros telecines, ainda que não tão indispensáveis como o Classic, tinham uma programação razoável. O Classic programava mostras de filmes de Ernst Lubitsh, Jean Renoir, Jacques Becker, Jean-Pierre Melville, Jean-Luc Godard, François Truffaut, entre muitos outros grandes cineastas. Lembro-me que um dos primeiros filmes que vi no Classic foi a versão remontada de A marca da maldade (Touch of evil, 1957), segundo as anotações de Orson Welles - o filme na época teve montagem feita pelo estúdio à revelia de seu autor. E passou um documentário que mostra, didaticamente, as diferenças existentes entre a remontada segundo a vontade de Welles e a que foi dada ao público pelo estúdio.
Uma preciosidade como Ladrão de alcova (Strangers on the paraside, 1933), de Lubstich, somente mesmo no Classic. Que deu a conhecer quase dez filmes desse refinado cineasta. Havia um programa comandado por Rubens Ewald Filho, no Classic, e outro por José Wilker, no Première. E muito importante: havia o respeito pelo formato original. Se o filme era feito em cinemascope, a sua exibição garantia a integridade do formato. Alguém me disse na época que achava o Classic muito bom para que pudesse continuar com a mesma qualidade. Mas levou algum tempo dando a sensação de se ter uma cinemateca em casa. Até que sinais de decadência, para agradar o público, para conquistar mais assinantes, foram sendo notados. Alguns filmes em cinemascope se espichavam em tela cheia (full screen) até se tornar regra geral para o desânimo do cinéfilo: todo filme em cinemascope o Telecine deforma, mutila, criminosamente atentando contra a integridade do enquadramento. Se o filme é em cinemascope, por melhor que seja, não o vejo. Queria rever, há um ano, O leão do inverno, com Katherine Hepburn e Peter O'Toole, mas quando vi a deformidade, desliguei a televisão, e tive ímpetos de cancelar a minha assinatura. Recentemente, testei Da terra nasce os homems (The big country), western muito bom de Willyam Wyler, com Gregory Peck, Jean Simmons, Burl Ives. Quando começou, a apresentação dos créditos se deu em cinemascope, o que me animou, mas findos estes, a tela se espicha, deformando tudo. Resultado: mudei de canal. Mas não era assim nos bons tempos do Classic. Vi, por exemplo, Spartacus, de Stanley Kubrick, em cinemascope em 2001 e, ano passado, ele foi reprogramado, mas desta vez em tela cheia. O Classic se transformou no híbrido Cult. E o Happy se transformou no massacrante Pipoca, que se especializou em dublar todos os filmes.

Fiquei surpreso com o Canal Brasil, que exibiu Abril despedaçado, de Walter Salles, em tela cheia. Um crime!

A imagem é de Um corpo que cai, de Hitch, filmado em Vistavision, processo que nunca foi instalado nas salas do Brasil. O que significa dizer que grandes obras primas, com a maior parte dos filmes de Hitch a partir dos anos 50, Rastros de ódio, de John Ford, entre muitos da Paramount, foram exibidos com cortes nos seus enquadramentos. Mas o DVD possibilita a visão completa de um filme em Vistavision.

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Um absurdo isso.
Mas, os canais Telecine estão agora fazendo outra coisa que considero, além de criminosa, prejudicial a quem qier ler os créditos finais dos filmes. Simplesmente eles aceleram os letreiros, ficando impossível a leitura.
É para sobrar mais tempo para inserir material publicitário. Outra coisa ganaciosa e inescrupulosa, na medida em que são canais de assinatura e não emissoras abertas.