Seguidores

28 agosto 2007

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO CINEMA

Ministrada por André Setaro Objetiva introduzir o aluno à linguagem e à estética da arte do filme. Considerando que a maioria das pessoas que vai ao cinema somente se preocupa com a história, a trama, o enredo, a oficina tem o propósito de desvendar que o cinema não se resume, apenas, ao elo semântico, mas a sua plenitude se estabelece pela conjunção entre o elo sintático (a linguagem, a maneira pela qual o realizador cinematográfico articula os elementos desta em função da explicitação do tema, do assunto) e o elo semântico (a significação em si). Muitas vezes, nos filmes dos grandes cineastas, a significação não advém, apenas, da história, ou seja, do elo semântico, mas da utilização dos elementos da linguagem cinematográfica, isto quer dizer, do elo sintático, da narrativa. A oficina, portanto, tem um caráter eminentemente didático, na procura de oferecer a compreensão dos elementos básicos da linguagem do cinema tendo em vista a emergência de uma poética, de uma estética do filme. Também contempla a questão fundamental da narrativa e da fábula, sendo esta última compreendida com o que vulgarmente se convencionou chamar de enredo. A oficina está programada em 10 aulas, uma vez por semana, às segundas, das 19 às 21 horas, com uma carga horária total de 20 horas. Com 15 vagas.

Local da realização: Solar da Esquina, Largo de Santana, Sala 7 (casarão ao lado da "Acarajé de Regina" e em frente à casinha, que fica do outro lado da rua, de Yemanjá).

Data: de 17 de setembro a 19 de novembro (data da última aula)

Inscrição: a matrícula se dá com a apresentação do depósito de pagamento no banco da quantia estipulada, que é a de R$200,00 (duzentos reais). Feito o depósito, o candidato deve guardar o comprovante e enviar um e-mail notificando de sua realização. A entrega do comprovante deve ser feito obrigatoriamente quando da primeira aula. Para maiores informações: e-mail para
setaro@uol.com.br Os telefones não os coloco aqui por causa do espaço virtual.

Dados: Banco do Brasil. Agência: 3457-6. Conta: 648.427-1. Em nome de André Olivieri Setaro.


IMPORTANTE: AO FINAL DO CURSO, CONFERIDO UM CERTIFICADO ASSINADO POR MIM.


7 comentários:

Stela Borges de Almeida disse...

Uma ótima idéia, embora debates para quem gosta de silêncio às vêzes é um terror. Vou enviar dados para seu e-mail; como vc. segeriu continuar a pensar sobre cinema, vamos à oficina. O perfil de aluna não sei se passa no critério: velha, feia, parda,tímida, ainda por cima, pouco falante. Vou me inscrever, mas ainda temos tempo. Um abraço Setaro.

Jonga Olivieri disse...

Vi a nota sobre o curso no neste Blog hoje.
E, pensei c’os meus botões que há anos atrás nós estávamos indo fazer um curso assim na Ladeira da Barra...

Jonga Olivieri disse...

Curioso, mas mandei um comentário para este "post", que, creio, você não recebeu.
Vai aqui novamente, mais ou menos o que eu postei:
Nele eu recordo que tempos atrás, nós estávamos começando um "Curso de Cinema" na ladeira da Barra. Referia-me ao curso que fizemos, nos quais tivemos como professores Orlando Sena e Athayde, entre outros nomes ligados à "sétima arte" aí na Bahia.

Jussilene Santana disse...

Imperdível. Recomendarei aos meus alunos.

PEQUENAS IMPRESSÕES disse...

Setaro,
Onde vai ser realizada a oficina. Tentei te mandar ume-mail, mas acho que você não recebeu. É sobre a localização da oficina, não sei onde fica "o acarajé da Regina". Gostaria de saber em qual bairro será e ponto de referência. E o mais importante: ainda tem vagas?

Grata,

Marcele

André Setaro disse...

Sim, Marcele, ainda tem vagas. Fica no bairro do Rio Vermelho, no Largo de Santana, onde ficam as baianas de acarajé Regina e Dinha. O Solar da Esquina, onde vai ser realizada a oficina, fica em frente da casa de Yemanjá. É muito fácil se achar.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se ainda existem vagas disponíveis para a "Oficina de Introdução ao Cinema".