Seguidores

09 fevereiro 2014

Cine Facom comemora aniversário com festa e mostra retrospectiva de Edgard Navarro

Em comemoração de um ano, o  projeto Cinefacom exibe quatro filmes de Edgard Navarro, trazendo também projeções de vídeo e muita música para a  Faculdade de Comunicação da UFBa.

O aniversário de um ano do CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da Ufba - será comemorado em grande estilo no dia 12 de fevereiro, às 19 horas, na Faculdade de Comunicação, com entrada gratuita. A Mostra Especial Edgard Navarro: Do Superoito ao Superoutro fará a abertura da noite com a exibição de quatro filmes do cineasta baiano: "O Rei do Cagaço" (1977), "Exposed" (1978), "Lin e Katazan" (1979), e "Superoutro" (1989). A noite segue com um bate-papo descontraído com Edgard Navarro, mediado por José Francisco Serafim, professor-tutor do projeto, projeção de vídeos por Albano Moura, Dj Berg Benoni, venda de acarajé e bebidas, dentre outras novidades

Desde o seu surgimento, o Cinefacom já realizou a exibição gratuita de 65 filmes, sendo 51 deles realizados por estudantes da Ufba, movimentando um público de aproximadamente 700 pessoas, dentre as 16 edições realizadas. O projeto conta com o apoio da Ufba, através do edital Proext/ Eventos 2013 e vem se consolidando como um espaço permanente e popular de cinema e audiovisual, bem como de circulação da produção fílmica universitária.

Diretor
Edgard Navarro nasceu em Salvador no ano de 1949. Graduou-se em engenharia e artes cênicas. Iniciou-se no cinema através do Super 8 mm, com a realização de diversos curtas premiados em festivais da categoria. Estréia em 1976, com o curta Alice no país das mil novilhas, em 1977 lança O Rei do Cagaço, polêmico vencedor do Festival de Super-8 de Recife e em 1978 o filme Exposed, também feito em Super-8. Seus filmes desta fase trazem a marca da irreverência e de um humor iconoclasta, cáustico e provocativo. Em 1985, realizou LIN E KATAZAN, ganhador de melhor filme, melhor montagem e melhor ator (Inaldo Santana) no Festival de Brasília/86. Em 1987/88, realizou SUPEROUTRO, média metragem que ganha no Festival de Gramado/89 os títulos de melhor filme, melhor direção e melhor ator (Bertrand Duarte). Em 2002/05 realizou EU ME LEMBRO, seu primeiro longa metragem, premiado no Festival de Brasília com melhor filme (Júri Oficial e da Crítica); Melhor Roteiro; Melhor Direção; Melhor Atriz (Arly Arnaud); Melhor Atriz Coadjuvante (Valderez Freitas Teixeira) e Melhor Ator Coadjuvante (Fernando Neves). Seu último filme produzido - O HOMEM QUE NÃO DORMIA - foi lançado em 2011, onde estreia seu segundo longa metragem, merecedor dos prêmios de Crítica de Melhor Direção no Festival Sesc Melhores Filmes 2012.

Sobre os filmes:

- O Rei do Cagaço (1977)
Duração: 10 min
Sinopse: O ato de defecar, filmado de forma explícita, introduz a história paródica de um manifestante que descobre a força política das fezes e passe a fazer atentados com cocô.

- Exposed (1978)
Duração: 7´30´´
Sinopse: Fogo, retratos velhos e queimados da vida familiar, cães copulando e figuras de proa da era política da ditadura militar são alternados em jogo de cores fílmicas que alternam passado e presente. O poder armado, viril, fálico. Obra-prima da vertente experimental superoitista.

- Lin e Katazan (1979)
Duração: 5 min
Sinopse: O simplório Lin, operário da construção civil, retira alegria de atividades simples, como o banho.  Seu patrão, Katazan, movido por ódio irracional e crescente, passa a persegui-lo no trabalho até o desfecho trágico. Texto do livro Fazenda Modelo, romance de Chico Buarque publicado nos anos 70.

- Superoutro (1989)
Duração: 46 min
Sinopse: Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.

Serviço:
O quê: CineFacom -  Mostra Especial de Aniversário
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBA – Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina.
Quando: 12 de fevereiro (quarta-feira), às 19 horas
Maiores informações: cinefacom@gmail.com | cinefacom.wordpress.com | facebook.com/cinefacom