Seguidores

26 agosto 2012

Violência e Política (segunda parte)


Lista de filmes de resistência à aliança imperialista entre Hollywood e governo dos EUA (II parte)


Jorge Vital de Brito Moreira

Em 29 de julho de 2012, o blog de André Setaro  publicou a primeira parte do meu texto Violência e política: lista de filmes de resistência a aliança imperialista entre Hollywood e governo dos EUA” onde tratei de dar uma resposta à pergunta: - quais os filmes de ficção que você recomendaria para estimular uma geração de jovens a procurar uma adequada perspectiva histórica sobre a questão do poder e da dominação política no Brasil, na América Latina e em outras regiões do mundo? No texto publicado, fiz uma lista de 10 filmes que, na minha opinião, ajudariam e ajudarão os jovens a obter uma perspectiva histórica e política mais apropriada para a época que estamos  vivendo.

Também adverti que o texto não tinha o objetivo de oferecer uma valorização artística dos filmes, pois dentro da forma narrativa nos limitaríamos ao nível da história, da fábula (o que se conta), em sua relação de similitude com o real, sem entrar na análise do discurso, da trama (como se conta), ou seja, que não comentaríamos elementos da forma narrativa no cinema (ritmo, composição de cenas, técnica fotográfica, uniformidade, etc.) nem mencionaríamos noções específicas da linguagem cinematográfica (câmara/alta câmara/baixa, campo/contracampo, etc).

Meu objetivo central tem sido mostrar que, no nível da fábula, os filmes selecionados estão intercompenetrados por uma visão de mundo e uma visão política (em oposição à acostumada visão de mundo autoritária da classe dirigente) dos eventos sociais que favorecem uma leitura (ou interpretação) da história social desde o ponto de vista dos setores subalternos e dominados, com um alto grau de veracidade cognitiva, e que decanta-se a favor da luta na defesa dos interesses dos indivíduos e dos povos oprimidos.

Também informei que os filmes selecionados, na sua grande maioria (com poucas exceções) se limitam, na minha opinião, a discutir ou denunciar os problemas da sociedade capitalista dentro de uma perspectiva liberal-reformista, ou seja, que eles duplicam o ideologema bastante difundido de que ainda é possível resolver as contradições do capitalismo dentro do próprio capitalismo, através de reformas do sistema que  as produziu.

Ao revisar a lista dos selecionados, me dei conta de que era necessário incluir mais um filme intitulado The Insider que expõe e denuncia com notável contundência as novas formas (ilegais e fraudulentas) de manipulação das corporações capitalistas, para assegurar o consumo cativo e a adição infindável dos seus produtos pelos consumidores.  Por essa razão, de agora em diante, a lista contará com 11 filmes em vez de 10. Abaixo o leitor poderá observar as alterações na nova lista.

Por uma questão de espaço e de tempo, dos filmes selecionados, somente The Mission pode ser comentado no texto anterior. Neste, vamos continuar e concluir o comentário dos 10 filmes restantes da lista que esperamos poderá ajudar a despertar no leitor o interesse para conseguir os DVDs e assisti-los.


1)     The Mission (A Missão,1986) de Roland Joffé com Roberto de Niro, Jeremy Irons e outros.
2)     Burn (Queimada, 1969) de Gillo Pontecorvo com Marlon Brando, Renato Salvatori e outros.
3)     Ziemia obiecana (Terra prometida, 1974) de Andrzej Wajda com Daniel Olbrychski, Wojciech Pszoniak,
4)     Deus e o diabo na terra do sol (1964) de Glauber Rocha com Geraldo del Rey e Yoná Magalhães
5)     La battaglia di Algeri (A Batalha de Argel, 1966) de Gillo Pontecorvo com Brahim Haggiag, Jean Martin, Saadi Yacef.
6)     Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha com Jardel Filho, Paulo Autran.
7)     Missing (O desaparecido, 1982) de Costa Gavras com Jack Lemmon e Sissy Spacek
8)     The Quit American (O americano tranqüilo, 2002) de Phillip Noyce com Michael Caine e Brendan Fraser.
9)     Thirteen Days (Trezes Dias Que Abalaram o mundo, 2000) de Roger Donaldson com Kevin Costner, Bruce Greenwood e otros.
10) The Insider(O informante, 1999) de  Michael Mann com Russell Crowe, Al Pacino.
11) Syriana (Syriana, A Indústria do Petróleo, 2005) de Stephen Gaghan com George Clooney, Matt Damon.

Queimada!
O segundo filme da lista é o italiano Queimada! (Burn!) que está baseado no processo de mudança do Modo de Produção Colonial (fundado na exploração da força de trabalho dos escravos), dirigido por Portugal e Espanha, para o Modo de Produção Capitalista (fundado na exploração do trabalho assalariado), dirigido pela Inglaterra.  O processo sucedeu na realidade histórica do Brasil e em países da América Latina.
No plano cinematográfico a ação do filme se desenvolve numa ilha fictícia do Mar Caribe que pertencia ao domínio de Portugal e que gerará o conflito e a luta entre este país e Inglaterra. Como muitos poderão intuir o roteiro está baseado também na realidade da rebelião dos negros e da “Revolução Haitiana” (1791-1804).
A narrativa cinematográfica evolui através das ações entre o protagonista, o agente e mercenário inglês, William Walker (Marlon Brando) e José Dolores (Evaristo Marquez) o líder da rebelião dos escravos negros.
O nome do protagonista branco William Walker foi copiado no nome real do soldado e mercenário estadunidense chamado William Walker que, financiado pelo magnata imperialista Cornelius Vanderbilt, se tornou  presidente e ditador de Nicarágua em 1856.
No filme, o mercenário inglês é enviado ao “Novo Mundo” para pregar a revolução nas colônias de Portugal e Espanha oferecendo aos escravos negros o apoio financeiro do capitalismo inglês para subverter o domínio português. Assim, Walker vai para a Ilha de Queimada, uma importante colônia produtora de cana de açúcar, planejando encontrar o primeiro líder da rebelião negra e oferecer a “ajuda” inglesa. Porém Walker chega tarde demais na ilha, quando o referido líder já havia sido preso e executado pelas forças armadas portuguesas.
Decidido a não voltar derrotado para Inglaterra, Walker conhece o escravo José Dolores e fica convencido de que este escravo pode substituir o falecido líder. Por isso, resolve ficar na ilha para expor as idéias libertárias ao destemido escravo, até que juntos, conseguem organizar uma grande rebelião vitoriosa, colocando os títeres do governo inglês no poder.  Então Walker viaja para Inglaterra mas retorna dez anos depois para depor quem ele colocou no poder, pois o momento histórico exigia um nova configuração política para a ex-colônia. Mas desta vez, Walker terá que enfrentar a luta e a guerra de independência de José Dolores e dos escravos negros.
Terra Prometida
Baseado em acontecimentos sucedidos na Polônia na virada do século XIX para o XX, o filme Terra Prometida expõe e discute com grande lucidez o desenvolvimento da competência brutal entre os próprios capitalistas (luta intra classe) durante um período de crise econômica. A intensificação da luta pelo reparto do lucro (pela plusvalia) conduz a uma luta feroz entre os proprietários  que resulta na proliferação das falências, dos incêndios das fabricas e dos suicídios dos prejudicados pela destruição massiva de capital  no  interior da própria classe capitalista.
Embora sem a amplitude e profundidade dado à luta intraclasses, o filme também discute a luta de classe entre capitalistas e trabalhadores (luta entre classes) expondo a dominação, a exploração, a superexploração e o abuso sexual dos últimos pelos primeiros.
O filme narra a história de Karol Borowiecki (Daniel Olbrychski), um nobre polonês que é engenheiro-gerente da fábrica têxtil alemã da família Bucholz. Ele pretende montar sua própria fábrica, com a ajuda de seus amigos Max Baum (Andrzej Seweryn), um alemão herdeiro de uma fábrica antiga de teares manuais, e Welt Moritz (Wojciech Pszoniak), um empresário judeu independente.
Borowiecki mantém uma relação sexual com Lucy Zucker (Kalina Jędrusik), a esposa do magnata têxtil judeu Zucker. Através da relação, Borowiecki consegue a informação secreta e privilegiada sobre a futura mudança nas tarifas de algodão. Desse modo, ele e seus amigos Max e Welt, conseguem reunir o  dinheiro para comprar antecipadamente uma gigantesca quantidade de algodão por baixos preços para revender no mercado futuro. Esta operação criminal, lhes proporcionam a maior parte de capital que necessitavam para abrir sua fábrica.
Enquanto isso, Zucker suspeita da relação entre sua mulher e Borowiecki, e contrata um espia para vigiá-los.  Ao receber a notícia confirmando o engano e a traição, Zucker, decide vingar-se do amante, mandando queimar a nova fábrica, que ainda não tinha sido assegurada. Borowiecki e seus amigos perdem no incendio tudo o que tinham conquistado.
No entanto, durante a evolução da crise econômica, a competência entre capitalistas e a superexploração da força de trabalho, forçam os trabalhadores a se organizar para defender seus interesses, utilizando da greve geral como meio para melhorar as  miseravéis condições de existência de suas famílias.
Por seu lado,  Borowiecki, para evitar a derrota e a  falência total, vê-se obrigado a casar com a Senhora Muller, uma mulher boba, mas rica herdeira, e desta forma, Borowiecki vem a possuir sua própria fábrica. Mas a nova fábrica está ameaçada por uma greve dos seus trabalhadores. Devido a esta, Borowiecki é forçado a decidir se deve ou não abrir fogo contra os trabalhadores em greve.
Deus e o Diabo na Terra do Sol
Baseado em fatos, processos e personagens concretos da realidade histórica do Brasil, Deus e o Diabo na Terra do Sol (obra prima do cinema nacional) expõe e discute os mais importantes fenômenos sociais do nordeste tais como a dominação religiosa da igreja católica e o mandonismo dos coronéis; a oposição do cangaço e a reação do beatismo milenarista; a divinização de Antônio Conselheiro (santo dos beatos) e o heroísmo de Lampião e Corisco (chefes dos cangaceiros); a legenda de Antônio Pernambucano (jagunço, assassino a serviço dos coronéis); a representação da história através da  literatura popular do cordel e da literatura culta de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, da música dos cegos violeiros do nordeste á musica erudita de Villa-Lobos.
O filme narra a história e a travessia do vaqueiro Manoel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) através das veredas do grande sertão brasileiro. Um dia, Manoel se revolta contra a exploração do seu patrão, o coronel Morais (Milton Roda) e mata-o durante uma briga. Manoel foge com Rosa da perseguição dos jagunços e se submete à tutela e proteção do “Santo” Sebastião (Lídio Silva), o chefe dos beatos em Monte Santo. Sebastião promete  conquistar a prosperidade e o fim dos sofrimentos (“O sertão vai virar mar e o mar virar sertão”) através da obediência e da fé nos sacrifícios rituais do  misticismo milenarista. Mas ao presenciar o sacrifício de uma criança, Rosa já não suporta e mata o beato. Ao mesmo tempo, o jagunço Antônio das Mortes (Maurício do Valle), a serviço dos coronéis latifundiários e dos padres da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato. Manoel e Rosa voltam a fugir e se juntam a Corisco (Othon Bastos), o diabo loiro, companheiro de Lampião que sobreviveu ao massacre do bando. A perseguição de Antônio das Mortes termina com a morte e a degola de Corisco, provocando a nova fuga de Manoel e Rosa, desta vez em direção ao mar.
O filme tematiza a exploração, a fome, a ignorância, a miséria e a violência no nordeste que na realidade são fatores da história social brasileira que alimentam tanto a loucura do “santo” Sebastião (que justifica os sacrifícios humanos) quanto a violência dos cangaceiros como Lampião e Corisco.

A Batalha de Argel
A Batalha de Argel trata de reconstruir os acontecimentos que ocorreram na capital da Argélia Francesa, entre Novembro de 1954 e Dezembro de 1957, durante a Guerra de Independência da Argélia. A narrativa começa com a organização das células revolucionárias da Frente Nacional de Libertação (FNL) em Casbah (Cidadela). Inicia-se então a guerra civil entre os argelinos nativos e colonos europeus, em que os dois lados trocam atos de crescente violência. Os colonizadores, temendo perder a guerra, utilizam os pára-quedistas franceses do exército para caçar os militantes do FLN. Através da tortura e o sistemático assassinato, os pára-quedistas parecem ter vencido a batalha pela neutralização de toda a liderança do FLN. No entanto, o filme termina com um adendo onde se mostram as manifestações e os tumultos populares que conduziram à independência dos argelinos. O filme conclui evidenciando que, embora a França colonialista tenha vencido a Batalha de Argel, perdeu definitivamente a guerra pela independência da Argélia.
O filme não poupa o expectador: as táticas da insurgência guerrilheira FLN contra a repressão e a tortura implantadas pelo colonizador francês (alem  dos incidentes da guerra), são mostrados sem contemplação.

Na guerra, colonizador e colonizado cometem atrocidades contra a população civil. A FLN ordena em Casbah a execução sumária dos franceses e dos nativos argelinos considerados traidores. Os colonialistas franceses recorrem ao grupo de linchadores Alem da violência racista dos colonizadores contra os nativos do país, os pára-quedistas torturavam, intimidavam e assassinavam sem piedade os membros insurgentes da FLN.


Terra em Transe
Baseado nos acontecimentos que antecederam o golpe militar de 1964 e a implantação da ditadura dos generais no Brasil (por mais de 20 anos), o filme Terra em Transe (outra obra prima de Glauber Rocha), expõe, discute e denuncia, por um lado, a aliança entre a política populista, as forças de esquerda e o movimento popular; por outro lado, a aliança oposta e contraria da direita e da burguesia nacional com o imperialismo internacional na luta pelo poder.

No plano da representação cinematográfica, o filme narra a história do poeta, jornalista e jovem político Paulo Martins (Jardel Filho), em Eldorado, um país imaginário na América Latina.  Paulo se encontra  politicamente dividido entre o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran), o político colonialista-imperialista, vendido à multinacional EXPLINT, e o governador Vieira (José Lewgoy), um político demagogo e populista.

Depois de abandonar a amante Silvia (Danusa Leão) e o amigo Porfírio Diaz, Paulo Martins deixa a capital do Eldorado e viaja para a província de Alecrim. Lá, ele começa a acreditar no discurso reformista de Vieira e com a colaboração de Sara (Glauce Rocha), uma militante do Partido Comunista, decide trabalhar para conduzir Vieira ao governo provincial, na esperança de que, como governador, usaria o poder para defender os interesses do povo oprimido do país. Paulo começa a agir contra os interesses fascistas do amigo Porfírio Diaz (e a EXPLINT), apoiando o populismo do Governador Vieira. Após a vitória de Vieira, Paulo é atraído pelas políticas populistas (1) do governo, porém, mais tarde, perde a esperança quando percebe que a demagogia e a corrupção são políticas sistemáticas do governo populista de Vieira e seus amigos.

Para modificar a correlação de forças, Paulo Martins faz uma aliança com Julio Fuentes (Paulo Gracindo), um industrial supostamente nacionalista, mas Fuentes permanece politicamente vacilante entre apoiar o governador Vieira (e as forcas de esquerda) ou apoiar o senador Porfírio Diaz e a EXPLINT.

Apesar de sua retórica nacionalista, Julio Fuentes termina traindo as forças políticas ligadas a Paulo Martins, e se associa definitivamente com o capital estrangeiro, apoiando o golpe de estado liderado por Porfírio Diaz e a EXPLINT. Paulo Martins, ainda tenta convencer o governador para armar a resistência e lutar contra o golpe militar, mas o Vieira se recusa covardemente a usar seu poder para tomar a decisão em benefício do movimento popular progressista.

Traído e derrotado, Paulo (com a solidariedade de Sara), entra num carro com a metralhadora na mão, com o objetivo de romper o cerco militar e se juntar à guerrilha.

O Desaparecido
O filme se baseia no livro The Execution of Charles Horman: An American Sacrifice que conta os acontecimentos da vida real de Charlie Horman, um jovem jornalista estadunidense que desaparece no Chile durante o Golpe Militar (setembro de 1976) e a ditadura militar de Augusto Pinochet.
O filme narra a história de Ed Horman (Jack Lemmon), o pai do jornalista Charlie (John Shea) e Beth (Sissy Spacek) a esposa de Charles. Ed é um individuo politicamente conservador que viaja contrariado para o país sulamericano para procurar seu filho desaparecido. No Chile, Ed Horman se junta com a sua nora Beth (que tem, como o marido, uma posição política oposta à do sogro), para tentar encontrar Charles através da burocracia militar e da Embaixada dos EUA. No processo toma consciência de que está no meio de uma intriga política perigosa para eles. Pouco a pouco, o pai compreende, aterrorizado, que seu próprio governo, o dos EUA não está dizendo a verdade e é cúmplice do golpe, da ditadura militar no Chile e do assassinato do seu filho.

O americano tranquilo
Baseada no livro The Quiet American de Graham Greene (Premio Nobel de Literatura), o romance e o filme contam uma profética história de amor, de traição e de assassinatos que revelam a origem histórica da guerra americana no Vietnã.
Durante o ano de 1952, Saigon, uma cidade bonita, exótica e misteriosa está no centro da guerra vietnamita de libertação do colonialismo frances. O filme narra a história de um correspondente inglês do London Times, Thomas Fowler (Michael Caine) e a sua amizade com o jovem estadunidense Alden Pyle (Brendan Fraser), um funcionário “idealista” americano que chega no Vietnã para ajudar (aparentemente) a amenizar os efeitos da guerra colonial entre franceses e vietnamitas. Quando Fowler introduz o amigo Pyle a sua bonita e jovem amante, a vietnamita Phuong (Do Thi Hai Yen), os três ficam envolvidos num triângulo amoroso que conduz a uma série de revelações surpreendentes que finalmente mostram a Pyle o que realmente é: um agente secreto da CIA responsável pelo assassinato massivo de vietnamitas e por jogar a culpa dos assassinatos nos comunistas. Na narrativa e no filme, nada, nem ninguém, é o que parece: a aparência dos acontecimentos é completamente diferente da sua essência real.

Treze Dias Que Abalaram o Mundo
Baseado no livro The Kennedy Tapes: Inside the White House During the Cuban Missile Crisis de Ernest May e Philip Zelikovo, o filme narra a luta da administração do presidente Kennedy para conter os chefes militares estadunidenses (ligados à Secretaria da Defesa e do Pentágono) na crise dos mísseis cubanos e evitar a terceira guerra mundial.

Em outubro de 1962, aviões espiões estadunidenses sobrevoam ilegalmente a ilha de Cuba e tiram fotos dos U-2 que revelam que a União Soviética está em processo de colocação de armas nucleares em Cuba. Estas armas, supostamente, têm a capacidade de destruir a maior parte do leste e sul dos Estados Unidos em questões de minutos, caso as armas se tornem operacionais. O Presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood) seus assessores Robert Kennedy (Steven Culp) e Kenneth O’Donnell (Kevin Costner) devem elaborar um plano de ação contra os soviéticos. Kennedy está determinado a mostrar que seu governo é bastante forte para enfrentar a ameaça, porem, tem que lutar contra o plano dos generais  que o aconselham a realizar ataques militares contra a ilha de Cuba, caminho que conduziria a uma nova invasão de Cuba pelos EUA. Mesmo relutante, Kennedy resiste aos conselheiros militares, pois sabe que uma invasão dos EUA poderia fazer com que os soviéticos retaliassem a Europa aliada. Um confronto nuclear entre EUA e URSS, parece ser quase inevitável.

Insider
Baseado  na realidade dos acontecimentos revelados no programa "60 Minutes" da TV CBS, o filme conta a história de Jeff Wigand (Russell Crowe) um químico pesquisador, que é vitima do sistemático ataque pessoal (e profissional) e ameaças de morte quando ele decide aparecer no programa "60 Minutes" para expor as mentiras e os enganos de Brown & Williamson, a companhia de tabaco onde trabalhava. Na entrevista para a CBS, Wigand denunciou as  manipulações que a companhia fazia com a mistura do tabaco com o objetivo de aumentar a nicotina, a adição e a dependência dos fumantes de cigarros.  Inicialmente, o filme concentra-se no desenvolvimento da luta do produtor Lowell Bergman (Al Pacino) para convencer a Wigand de que deveria parar de honrar o acordo de confidencialidade que assinou com a Brown & Williamson, e conceder uma entrevista revelando o comportamento criminal das companhias de tabaco dos EUA.
Apesar das ameaças e da probabilidade de que seu casamento fracassara, ele vai enfrentar as câmeras de TV para ser entrevistado por Mike Wallace (Christopher Plummer), mesmo correndo o risco de ser preso, acusado por desrespeito ao tribunal de Justiça.
Depois da entrevista, “60 minutos” engaveta a edição do programa, pois a CBS estava sendo comprada pela companhia Westinghouse e os seus advogados aconselharam a emissora a evitar uma ação judicial contra ela. Embora a aliança entre a Westinghouse  e a CBS seja estabelecida para evitar o processo judicial de perjúrio contra os CEOs das companhias de tabaco (The Big Tabaco), o incorruptível produtor Lowell Bergman luta por todos os meios para evitar a destruição de Jeff Wigand e da sua entrevista.


Syriana
Baseado no livro de memória See No Evil de Bob Barnes (um ex agente da CIA), o filme narra múltiplas historias paralelas onde articula geopoliticamente a relação marital entre o governo imperialista dos EUA e os interesses da indústria de petróleo (dos proprietários das corporações) no médio oriente. O filme concentra-se na política petroleira, na influência internacional das corporações petrolíferas e nos efeitos políticos, econômicos, legais, e sociais da política sobre o ministro de relações exteriores do emirado, o príncipe Nasir (Alexander Sede), um agente operacional (George Clooney) da CIA, Agência Central de Inteligência dos EUA), um analista do mercado de energia (Matt Damon), um advogado de uma firma corrupta de advocacia de Washington (Jeffrey Wright), e sobre um jovem trabalhador imigrante Pakistani (Mazhar Munir) no emirado árabe.

As múltiplas histórias poderiam ser descritas como: - a história do príncipe herdeiro, que  narra a relação de Nasir com um analista do mercado de energia que o príncipe  converte em  conselheiro do emirado; a história do assassinato do príncipe pela Agência Central de Inteligência (CIA) que narra a elaboração do plano secreto para eliminar Nasir e como a CIA seleciona o agente operacional de inteligência para assassinar o príncipe; a história do jovem trabalhador migrante Wasim que desempregado pela Connex é convocado por um clérigo islâmico fundamentalista (Amir Waked) para executar um ataque suicida contra um tanque da gás natural da ConnexKillen.

Todas essas histórias estão articuladas e integradas pela história da fusão das companhias Connex e Killen para explorar os poços de petróleo do Tengiz no Cazaquistão. Esta historia ficcional da fusão das duas companhias está baseada na historia da fusão real em 2003 das corporações  Exxon e Mobil quando oficializaram  o acordo  para explorar os campos de petróleo de Tengiz.
A história ficional da fusão entre a Connex e Killen pode ser resumida da seguinte maneira: A Connex, a gigantesca corporação de energia, está perdendo o controle de importantes jazidas de petróleo no reino (emirado) do Oriente Médio. O ministro de relações exteriores (o príncipe herdeiro do emirado) deu os direitos de exploração do gás natural a uma companhia da China, enfurecendo profundamente os proprietários bilionários da indústria do petróleo e o governo dos EUA.
Assim, para compensar a perda dos direitos no emirado, Connex despede seus trabalhadores imigrantes, iniciando um processo corrupto e criminoso para fundir-se com a companhia Killen, uma pequena empresa petroleira que conseguiu recentemente  o contrato bilionário para explorar os poços do Cazaquistão.
Devo parar por aqui. Para concluir, gostaria de dizer que espero que os 11 filmes selecionados tenham respondido adequadamente à pergunta inicial: quais os filmes de ficção que você recomendaria para estimular uma geração de jovens a procurar uma adequada perspectiva histórica sobre a questão do poder e da dominação política no Brasil, na America Latina e em outras regiões do mundo?
Também desejo que os jovens leitores tenham encontrado (como eu encontrei) nos 11 filmes selecionados, um roteiro pedagógico e divertido que funcione para destacar  alguns elementos teórico-metodologicos que preparem para melhor compreender as relações entre a questão  política, a questão econômica e a sócio-cultural no mundo atual da  gigantesca crise do sistema capitalista neo liberal.
Assim, gostaria de precisar que os temas da religião e da política, da luta de classes e do anti-colonialismo foram revelados a partir da identificação dos conflitos formados pelas oposições entre diferentes religiões (catolicismo x candomblé, etc.) entre diferentes classes (capitalistas x trabalhadores), entre diferentes raças (índio x preto e branco), entre distintos gêneros (heterossexual x homossexual) e distintas nacionalidades (nações imperiais x nações colonizadas; nações do primeiro mundo x terceiro mundo).
Finalmente também gostaria que os resumos por mim realizados  não tenham carregado o leitor com excesso de informações e que sejam capazes de motivá-los (o que é mais importante) para assistir os filmes selecionados.

NOTAS
1) No meu texto Populismo, colonialismo e imperialismo en dos películas de Glauber Rocha: “Terra em Transe” y “Der Leone Have Sept Cabeças” tratei de analisar uma sequência de cenas no filme Terra em Transe para  mostrar didaticamente o modo característico da manipulação  política do populismo. O leitor terá acesso al texto no link”: http://rebelion.org/noticia.php?id=133231

2) Convém esclarecer que atualmente o Secretário Henry Kissinger, responsável pela elaboração e execução da política exterior imperialista do governo de Richard Nixon, não pode viajar para fora de EUA porque existe uma ordem internacional para sua captura pois tem sido acusado de criminoso de guerra em muitos países do mundo civilizado  por suas ações criminosas contra o povo do Vietnã, do Chile e de outros países do terceiro mundo.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Gostei muito deste texto do Professor Jorge Moreira.
E a continuação à altura do anterior com o mesmo brilhantismo na análise política.

Jonga Olivieri disse...

Foram precisas três tentativas para passar este comentário. Vocêw não pode conseguir letras um pouco menos embaralhadas.
Agora vou tentar a segunda vez. Será que vai?