Seguidores

15 junho 2010

Preparador de elenco

Creio de uma inutilidade hercúlea a existência de um preparador de elenco para a direção de atores nos filmes brasileiros (ou estrangeiros) como atualmente virou um modismo. Estou até com um certo desconfiômetro quando vou ver um filme que tem seu elenco preparado por fulano ou sicrano. Segundo leio e ouço falar, na preparação do elenco há uma verdadeira sessão de psicanálise e os atores sofrem o pão que o diabo amassou. Em alguns casos, chega-se à tortura chinesa. Um bom diretor tem que saber dirigir seus atores. É o contato diretor-ator que estabelece as nuances interpretativas, salvo se o cineasta é um incompetente. Aliás, no cinema brasileiro, são poucos os realizadores que possuem familiaridade com a dramaturgia e, por isso, contratam um preparador, que faz lembrar aqueles preparadores de lutas radicais. Aqui vai o meu protesto contra esta preparação de elenco. Mas qualquer realizador tem a sua liberdade. Se despreparado, que tenha, como muleta, o tal preparador. Mas tudo, na minha opinião, não passa de grande falácia.

5 comentários:

Romero Azevêdo disse...

Deve ser por causa desses "preparadores" que os atores brasileiros vêm arrebatando os principais prêmios da categoria nos festivais ao redor do mundo e levando multidões aos cinemas para ver os filmes nacionais.

Jonga Olivieri disse...

Isto é um absurdo! Que espécie de diretor aceita um jogo desses? Talvez um Daniel Filho da vida... ou da... xá pra lá!

Jonga Olivieri disse...

O processo de catarse no teatro é antigo. Mas não existe um preparador para isto, e sim a equipe, incluindo o diretor que participavam do que seria um treinamento. Algo que faz parte do processo Stanislavisquiano de interpretação.

André Setaro disse...

O preparador de elenco é um 'non sense', algo absurdo.

rodrigo disse...

A despeito do efeito que se consiga (sim, há resultados bastantes interessantes), penso que essa história de preparação de elenco, além da violência psicológica, viola também a liberdade do ator no encontro com personagem. Muita gente se queixa em ter que submeter-se ao método.


Faz um tempo a Piauí fuçou os porões do curso de Fátima Toledo, a bamba da preparação de elencos do cinema brasileiro (fez Pixote, Tropa de Elite...). Muito boa a matéria. Segue no link abaixo.


http://www.revistapiaui.com.br/edicao_28/artigo_866/Como_nao_ser_ator.aspx