Seguidores

07 março 2010

Um domingo com Monica Vitti

Será possível que esta beleza de mulher, musa de Michelangelo Antonioni, já esteja com 78 anos? Ó tempo cruel! Monica Vitti (cujo verdadeiro nome de Maria Luisa Caciarelli) nasceu em 3 de novembro do já distante ano de 1931. Vitti participou de alguns obras-primas, filmes-faróis, do cinema contemporâneo: a famosa trilogia de Antonioni composta por A Aventura (L'Avventura, 1959), A Noite (La Notte, 1960), e O Eclipse (L'Eclisse, 1962), O Deserto Vermelho (Il Deserto Rosso, 1964), também do mesmo realizador antológico e, ainda com este, O Mistério de Oberwald (Il Mistero de Oberwald), uma experiência em vídeo e na função dramatúrgica das cores. Vitti era, também, excelente comediante: está na sua quintessência em Modesty Blaise (1966), de Joseph Losey, assim como no episódio La Minestra, de Franco Rossi, de As Bonecas (Le bambole, 1965).
Há um filme de Ettore Scola, comédia fascinante, que tem Monica Vitti e Marcello Mastroianni. Trata-se de Ciúme à italiana (Dramma della gelosia [tutti i particolari in cronaca], 1970). Abandonou o cinema e a televisão em 1991, há quase vinte anos, portanto. Ficou, porém, para sempre, na memória dos cinéfilos. Este domingo é de Monica Vitti.

3 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Soube a hora certa de "pendurar as chuteiras" e nos deixar a imagem de sua beleza irretocável, lapidada no Olimpo com um carinho sem limites.
Para alem disto foi uma excelente atriz...
Saudades de La Vitti!

Sergio Andrade disse...

Nossa, ela está demais de linda nessa foto! É de algum filme?
Bela homenagem!

Um abraço.

Hildebrando Martins disse...

Parabéns pela escolha da foto, Monica está linda. Infelizmente não a conheço direito. Devo ter visto no máximo uns três filmes dela. Bela lembrança.