Seguidores

30 março 2010

Passando o tempo

Esta bela garota aparece logo nos primeiros planos de Sem medo da morte (The enforcer, 1976), de James Fargo, mais um filme com Clint Eastwood na pele do duro inspetor Harry Callaham. Revi-o, ontem, em DVD, e o que posso dizer é que passei hora e meia distraído. E é uma obra cheia de clichês e, como se gosta de dizer, lugares comuns. Mas tem uma narrativa dinâmica, fluente. Não é uma expressão da arte do filme. Mas cinema também é divertimento. Gosto dos filmes de Callaham. Claro, Perseguidor Implacável (Dirty Harry, 1971), de Don Siegel, é mais sofisticado, mais bem trabalhado em sua estrutura narrativa, pois dirigido por um diretor acima da média. O resto é conversa fiada de críticos impertinentes e abusados.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

O personagem Callahan (o sujo) é um ícone do cinema policial, e seu apelido, "Dirty Harry", entrou para o léxico (nos EUA) como uma gíria para policiais implacáveis. Aliás, em nossos dias Callahan não ficaria muito tempo na polícia, dado o seu estilo de ação.
A verdade é que seus cinco filmes marcaram a figura de Eastwood.

Romero Azevêdo disse...

Acrescento "Play Misty for me"( Perversa Paixão), estréia de Eastwood na direção com direito a uma "ponta" memorável de Don Siegel como o dono do bar.É como você diz, cinema entretenimento, mas é daí ? Eu gosto muito.