Seguidores

22 fevereiro 2010

Cinema São Luiz em Recife

O Cinema São Luiz em Recife. Um luxo! Que faz lembrar os antigos cinemas do pretérito. Fugindo aos estereótipos das salas dos complexos (Cinemark, Multiplex...), a sala faz reviver a época de ouro do cinema, quando as casas de exibição eram imensas, verdadeiros palácios, com platéia, dois, três balcões. E por falar nisso, estou a ler O Rei do Cinema, de Toninho Vaz (autor de Paulo Leminski: o bandido que sabia latim), que conta a extraordinária história de Luiz Severiano Ribeiro, o homem que multiplicava e dividia. A historiografia do cinema brasileiro ainda está a dever um capítulo à parte sobre Luiz Severiano, talvez o maior exibidor que o Brasil já teve. Quem pegou, entre outros, entre outros, o São Luiz do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, sabe o que estou a dizer.
E clique na imagem para que seja aberta em outra janela.

9 comentários:

Romero Azevêdo disse...

Só para ficar claro: a foto não é de arquivo é do cinema HOJE, depois de restaurado e reaberto ao público.

Yves São Paulo disse...

Com o 3D estes cinemas vão acabar desaparecendo, para terror de nós, fãs do cinema tradicional.
Yves São Paulo

Jonga Olivieri disse...

Que maravilha! E dizer que estive em Recife (2002) e não conheci tal obra prima...

Romero Azevêdo disse...

Jonga, em 2002 o cinema estava fechado, a reabertura foi em 2009.

Jonga Olivieri disse...

Está explicado!

Pondé disse...

Um desbunde, mestre!

Totonho disse...

Prezado Setaro,
Ao ver seu comentário sobre Severiano Ribeiro, me dei conta de uma coisa: por que cargas d'água o maior exibidor do Brasil nunca teve salas de cinema em Salvador ou outro lugar na Bahia? poderias me responder?
Cordiais abraços cinéfilos.

Unknown disse...

Srs. Em 2002 o cinema estava funcionando, ainda sob a administração do grupo Severiano Ribeiro. O último filme exibido lá antes de fechar foi "Uma Noite no Museu" É só ver o ano de exibição desse filme, acho que foi 2007. O cinema foi reaberto sob a administração da FUNDARPE em janeiro de 2010 com exibição especial de O Baile Perfumado. Posteriormente, entrou em cartaz Lula O Filho do Brasil. Hoje está sendo exibido Tudo Pode dar Certo.

Nati disse...

O cinema São Luiz foi fechado em 2006 para as obras de restauração e só foi reaberto em 2009. A imagem é do cinema como ele está hoje. Mas, apesar de algumas partes terem sido subtituídas, a arquitetura original foi mantida, bem como todos os afrescos. Então, a foto mostra o cinema como ele era. Sem maiores mudanças.