Seguidores

24 agosto 2009

Manual descomplicado de roteiro

Roberto Lyrio Duarte Guimarães ou, como é mais conhecido, Roberto Duarte, lança, amanhã, dia 25 de agosto, a partir das 18 horas, no Instituto Goethe (Icba), que se localiza no Corredor da Vitória, o livro Primeiro Traço - Manual descomplicado de roteiro, um tratado sobre o roteiro cinematográfico ou, segundo as palavras do autor, "o meu pequeno manual". Na verdade, Roberto Duarte é um pesquisador que está sempre a refletir sobre a construção do roteiro e pode ser considerado um dos poucos especialistas no assunto. Há mais de uma década realiza oficinas quase permanentes abertas ao público que se destinam a ensinar, discutir, analisar, e pensar sobre a elaboração do roteiro, que é a pré-visualização de um filme. Excetuando-se os casos particulares, aqueles de cineastas que dispensam o roteiro, o fato é que este é imprescindível para um filme que se queira consistente e bem alinhavado. Duarte sabe caminhar pelos labirintos de sua construção.

A recomendação aqui é feita sem nenhuma hesitação. Leiam e comprem Primeiro Traço - Manual descomplicado de roteiro. E clique na imagem para ver a capa em tamanho maior. O livro é editado pela Edufba e contou com o apoio da Fapesb.

8 comentários:

Jonga Olivieri disse...

O pior é que a "garotada" que tinha que ler um livro desses, acaba não lendo!

André Setaro disse...

Justamente. O pessoal que ir logo pegando na câmera e ir filmando.

Mezin disse...

E eu atrás de um livro sobre roteiro esses dias... vendas no local?

Mezin disse...

E eu atrás de um livro sobre roteiro esses dias... vendas no local?

Caique Gonçalves disse...

Boa dica! Infelizmente não poderei ir, mas depois vou correr atrás deste livro!

Roberto Duarte disse...

André

Muito grato e comovido por suas tão generosas palavras. Um abraço, amigo combatente.
Roberto Duarte

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP

André Setaro disse...

Sim, o livro deve estar à venda no local do lançamento e depois nas livrarias. Quem comparecer, além do livro, leva, nele, a dedicatória do autor.