Seguidores

02 junho 2008

Walter da Silveira por Ângelo Roberto



O cineasta Tuna Espinheira, que já está prestes a lançar seu longa Cascalho, baseado em livro homônimo de Herberto Salles, enviou-me uma excelente caricatura de Walter da Silveira feita pelo grande artista plástico baiano Ângelo Roberto. A nova geração não sabe quem foi o ensaísta cinematográfico, cuja obra completa, quatro grossos volumes, foi lançada ano passado. Walter da Silveira pode ser considerado um pensador do cinema. Seus escritos muito contribuíram para a formação de críticos e realizadores, a começar do próprio Glauber Rocha, que nunca cansou de escrever que deve a sua iniciação cinematográfica ao mestre baiano.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Obra, sem dúvida muito importante.
Quem a editou e será possível encontrá-la aqui no Rio de Janeiro?
Tem-se que, inclusive divulgá-la entre os críticos de cinema e literatura dos jornais do Rio e São Paulo, pois é fundamental que aqueles que gostam de cinema tenham acesso a ela.

Ucha disse...

Oi Setaro, tudo bem?

Eu escrevo pra revista de cinema Filmes Polvo... procurei na internet a coletânea do Walter da Silveira "O Eterno e o Efêmero" para comprar e não achei em lugar nenhum... alguma idéia de onde posso encontrá-lo?

Abraços,

Ursula