Seguidores

10 abril 2008

Boas novas sobre "Revoada"

Segundo me comunicou o cineasta José Umberto, o processo que tenta recuperar o seu filme, seqüestrado pelos produtores, encontra-se em vias de uma solução. Retornou do Ministério Público Federal para o gabinete do juiz (Justiça Federal) tendo em vista o conclusos para decisão. Como se sabe, Revoada, depois de filmado, e montado, segundo indicações do autor, foi completamente desmontado pelos produtores para ter uma nova montagem à revelia de José Umberto, responsável pela sua concepção. É confiar que a decisão seja favorável a Umberto e que possa, finalmente, passada toda consumição, montar o seu filme conforme o imaginou e o concebeu. Segredou-me o autor: "Parece-me ( em suspense hitchckoquiano ) que se
aproxima alguma deliberação importante".
Revoada é o segundo longa de José Umberto. O primeiro, O anjo negro, foi realizado no século passado em 1973. É autor, entre muitos outros curtas, de A musa do cangaço (bastante premiado), que é um documento precioso sobre Dadá, mulher de Corisco (Umberto escreveu também um livro com um estilo muito particular no qual transcreve uma copiosa entrevista com a cangaceira), e Vôo interrompido (1960), o primeiro filme marginal baiano nas palavras de Álvaro Guimarães (o autor de Caveira my friend).
Então viva!!
Clique no cartaz para que seja aberto em outra janela a fim de que posse ser melhor visualizado.

2 comentários:

Cassiano Mendes disse...

José Umberto: cuidado com certos produtores daqui da terrinha.

Jonga Olivieri disse...

"JURE ET DE FACTO" (por direito e de fato), este GOLPE BAIXO dos produtores tem que ser reparado.
Tenho uma grande esperança que o nosso amigo José Umberto conseguirá vencer esta luta por seus INALIENÁVEIS direitos de AUTORIA.