Seguidores

08 março 2008

Romero e suas mulheres cinematográficas

Para homenagear o dia das Mulheres, que transcorre hoje, sábado, Romero Azevedo faz aqui suas divagações cinematográficas sobre elas.
Nossa homenagem a todas as mulheres do mundo...
Entre elas: Dona Flor e seus dois maridos, Anahy de las misiones, Soninha toda pura, As moças daquela hora, As amorosas, Ana e os lobos, Hannah e suas irmãs, As cariocas, Telma e Louise, Mademoiselle cinéma, Lucíola o anjo pecador, Leila para sempre Diniz, A mãe, A filha do advogado, Ângela, Anésia um vôo no tempo, Ana Terra, Cleópatra, Julieta dos espíritos, Ana a libertina, A mulher de todos, Cabíria, Annie Hall, Lisbela e o prisioneiro, Marnie, Barbarella, A dama das camélias, Cat Balou, A princesa e o plebeu, A bela e a fera, Elivira Madigan, Branca de Neve, Tati a garota, My fair lady, Maria 38, A noviça rebelde, A mulher de quinze metros, Olivia Palito, A freira que queria casar, Helena de Tróia, Ana dos mil dias, Elizabeth, Rosa Meia-Noite, Miranda, Kika, Rosa Luxemburgo, Pagu, A dama de Shanghai, A dama do cine Shanghai, Miss Daisy, Lili Carabina, A velha dama indigna, Anna Sullivan, Joana Francesa, A dama enjaulada, As libertinas, Lucia MacCartney, Fulaninha, Stelinha, Betty Boop, Cinderela, Modesty Blaise, Bety Blue, Monela a travessa, Carlota Joaquina princesa do Brazil, Menina de ouro, Mulan, A pequena sereia, Madame Rosa, A noiva cadáver, Bete Balanço, Nikita programada para matar, A penúltima donzela, Emanuele, Madame X, Emanuele tropical, A garota da motocicleta, Lady L, Lilian M, A mulher do tenente francês, Garotas do ABC, As safadas, Garota de Ipanema, Lolita, Katie Elder, Tammy, Jane, Nyoca, Paulina, A noiva da cidade, Mulheres à beira de um ataque de nervos, As seis mulheres de Adão, As meninas de madame Laura, Ivone a rainha do pecado, Iracema a virgem de lábios de mel, A dama do lotação, A viúva virgem, Gabriela, Tieta do agreste, Nina, Olga, Engraçadinha, Gigi, Dalila, A noiva de Frankenstein, Mulher Maravilha,, Arabella, Bonequinha de luxo, Bridget Jones, Bonequinha de seda, Mary Poppins, A menina do lado, A inconquistável Molly, Mulher nota 10, Anuska manequim e mulher, A malvada, Roxanne, Mulher Morcego, Rita Sue, Sweet Charity, Minha doce gueixa, Camille, A dama de vermelho, A viúva Valentina, Uma certa Lucrecia, Mona Lisa, As deusas, A estrela nua, Pretty Woman.........e Viva Maria !

3 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Bela homenagem. Ainda bem que lea começa com "Todas as mulheres do mundo". O título mais sugestivo para o dia de hoje!

André Setaro disse...

Claro que não concordo com o que vou expor abaixo, mas testemunhei, pela televisão, o fato. Jece Valadão, considerado cafejeste e machão, uma vez, participando do programa de Luciana Gimenez, disse o seguinte. "O homem deve apenas dirigir três frases à mulher":
- Venha cá!
- Meu almoço está na mesa?
- Venha logo para cama!
Á parte o seu machismo, Jece Valadão constituiu um tipo marcante no cinema brasileiro. Produtor, diretor, roteirista, ator, homem de mil instrumentos. "Os cafajestes", de Ruy Guerra, por exemplo, era de sua propriedade, pois seu produtor.
Dirigiu alguns filmes que possuem algum interesse: "História de um crápula", "As 7 faces de um cafajeste". E em muitos outros, assinou sob pseudônimo, como é o caso da adaptação de Nelson Rodrigues para o cinema pela primeira vez nos anos 60: "Bonitinha mas ordinária", dirigida por um tal de J.P. de Carvalho. Como o filme foi produzido por ele, acredito que o tenha também dirigido.
No final da vida, tornou-se evangélico, ia todos os domingos à sua igreja fazer pregação.

Anônimo disse...

Faltou na relação "Linda Lovelace for President". Abr.