Seguidores

17 novembro 2006

Um filme é para sempre

Um filme é para sempre, de Ruy Castro, reúne 60 preciosos artigos que o autor publicou durante a sua brilhante carreira jornalística em diversos jornais e revistas. Se não se pode classificá-los de críticas cinematográficas, como dizem alguns jornalistas, o fato é que são verdadeiros ensaios sobre a magia do cinema poucas vezes dados à luz por aqueles que se intitulam críticos da arte do filme. Li-o com voracidade, terminando pela madrugada sem poder largá-lo para dormir. O texto de Ruy Castro é excelente, suas informações deliciosas, sua maneira de abordar tem um estilo, uuma particularidade que acaba por reunir as duas funções essenciais do jornalismo cultural: informar e formar. Editado pela Companhia das Letras, Um filme é para sempre não pode deixar de ser lido por quem gosta de cinema. Não ler Um filme é para sempre é uma prova de não gostar de cinema.

A Companhia das Letras, aliás, já lançou dois outros livros essenciais, que reúnem críticas escolhidas de Jose´Lino Grunewald e Antonio Moniz Vianna. Os dois organizados por Ruy Castro.

11 comentários:

Franchico disse...

Luto: "A ùltima noite" foi tb o último filme do gigante Robert Altman. RIP.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u66240

Aguardo sua elegia, professor.

Anônimo disse...

Franchico, o mouse mais rápido da internet brasileira. Com minha habitual lerdeza, vim aqui fazer a mesma solicitação.

Anônimo disse...

Grande Setaro,

Mais uma vez visito o seu site para te parabenizar pelo excelente conteúdo e pela dedicação incondicional ao cinema. Soube do seu infortúnio. Desejo-te melhoras. Caso precise de alguma coisa, entre em contato (almeida.bernardo@gmail.com).

Um abraço

Anônimo disse...

Setaro, não sei se você conhece, mas tem um outro livro sobre cinema e outras fontes de arte do Ruy Castro chamado Saudades do Século XX. Ele reúne várias "monografias" de personalidades como Glenn Miller, Frank Sinatra, Raymond Chandler, Dashiell Hammett, entre outros. Eu li há uns quatro anos e é ótimo. Abraços do crítico da caverna.

Anônimo disse...

Setaro

em breve estarei postando um trecho de seu texto no Tabaris.

um forte abraço

enquanto isso:

vem ver o amor manifesto...
vem se deliciar...
porque viver é isso...
é lembrar ...é amar...é contar

Emilia Couto

Anônimo disse...

Caro Setaro

Gostaria de ter a sua autorização para postar no meu blog, O Tabaris, um
trecho de um texto seu sobre suas memórias do inequecível Tabaris.

Sou sobrinha de Sandoval e acabei de lançar o Blog.

Além da autorização gostaria muito de convidá-lo para uma visita a um espaço
que faz parte do seu imaginário.

Um forte abraço

Emília Couto

end: emiliacouto@gmail
telefones 32425169 residencia
81897255
36216830 trabalho

Anônimo disse...

Cinema? Sou um grande apreciador da arte que adiantou os costumes sexuais de uma juventude tolhida pela educação convencional. Avant Garde do sexo sem pudor. Primeiro um peitinho, depois uma bocetinha com pêlos pubianos franceses de fora (um matagal). Erotismo é arte apenas para quem saber fazer. Também sou amante da pornografia. Você conhece O Pornógrafo - filme francês? Um abraço caloroso do Marquês.
responda em www.marquesdebagos.blogspot.com

Wanderley Teixeira disse...

Estou muito atrás desse livro.Ouvi uma entrevista do Ruy Guerra em uma rádio daqui de Salvador e logo fiquei salivando...O problema é que eu não estou achando mesmo em livrarias o que me espanta visto que é distribuído pela Cia. das Letras.

Anônimo disse...

Nem so de bagos vevi a mulher!

Anônimo disse...

Franciel Cruz, de fama ingresiastica, é corno discarado.

Anônimo disse...

Olá,estava navegando pela net,quando encontrei seu blog,muito bom ele,super 10,bem limpo e sem complicações,diferentes de muito ai q ja naveguei no mesmo geênero,sempre voltarei aqui.
e queria te propor um parceiria,de trocas de links.
você aceita trocar links comigo?
o meu blog eu crie recentemente,e tem recebidos muitas visitas em média 800 pessoas,nele existe varios conteúdos,noticias,entreterimento,diversão enfim muitas muito interessante.
mais contato:proenca80@hotmail.com

Aguardo resposta......aceita

o meu blog é htpp://www.up.blog.br