Eduardo
Coutinho, sobre ser, de longe, o melhor documentarista do Brasil, é, no
entanto, também considerado um dos melhores do mundo. A sua maneira de
entrevistar e o seu respeito àquele objeto de seu retrato proporcionam ao
entrevistado uma confiança no realizador cujo resultado é um insólito poder de
verdade e um poder de convencimento dado ao espectador. O documentário com
Coutinho veio a se libertar do feijão-com-arroz do Ciclo Farkas, monocórdio e
que fica apenas como registro sociológico ou antropológico, atingindo, com
Coutinho, a dimensão de uma obra de arte. Partindo do já emblemático Cabra marcado para morrer, um filme-farol, a cada novo trabalho uma
reinvenção da própria expressão do documentário cinematográfico. O tempo, para
ele, antes de ser um fator de estabilização ou de estilização dos mesmos temas,
serve de mola propulsora de novas descobertas: a tênue fronteira entre a ficção
e a realidade (Jogo de cena), a representação teatral (Moscou), a alma interior que emerge pela música (As canções).
Cinema de invenção? Creio que sim. (André Setaro)
Dados retirados da Wikipédia
Eduardo de Oliveira Coutinho (São Paulo, 11 de maio de 1933 — Rio de Janeiro,2 de fevereiro de 2014) foi um cineasta brasileiro, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade1
Seu trabalho caracterizava-se pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns, sejam camponeses diante de processos históricos (Cabra Marcado para Morrer), moradores de um enorme condomínio de baixa classe média no Rio de Janeiro(Edifício Master), metalúrgicos que conviveram com o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva (Peões), etc.2
Formação
Eduardo Coutinho cursou Direito em São Paulo, mas não concluiu. Em 1954, aos 21 anos, teve seu primeiro contato com cinema no Seminário promovido pelo MASP e dirigido por Marcos Marguliès. Trabalhou como revisor na revista Visão (1954-57) e dirigiu, no teatro, uma montagem da peça infantil Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. Ganhou um concurso de televisão respondendo perguntas sobre Charles Chaplin. Com o dinheiro do prêmio, foi para a França estudar direção e montagem no IDHEC, onde realizou seus primeiros documentários.
Centro Popular de Cultura
De volta ao Brasil em 1960, teve contato com o grupo do Cinema novo e integrou-se ao Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE). No núcleo dirigido por Chico de Assis, trabalhou na montagem da peça Mutirão em Nosso Sol, apresentada no I Congresso dos Trabalhadores Agrícolas que aconteceu em Belo Horizonte em 1962. Foi gerente de produção do primeiro filme produzido pelo CPC, o longa-metragem de episódios Cinco Vezes Favela.
Escolhido para dirigir a segunda produção do CPC, Coutinho começou a trabalhar num projeto de ficção baseado em fatos reais, reconstituindo o assassinato do líder das Ligas Camponesas João Pedro Teixeira, a ser interpretado pelos próprios camponeses do Engenho Cananéia, no interior de Pernambuco, inclusive a viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, que faria o seu próprio papel. O filme se chamaria Cabra Marcado para Morrer, e chegou a ter duas semanas de filmagens, até o Golpe Militar de 1964. Parte da equipe foi presa sob a alegação de comunismo e o restante se dispersou, interrompendo a realização do filme por quase 20 anos.
Filmes de ficção
Em 1966, Coutinho constituiu, com Leon Hirszman e Marcos Faria, a produtora Saga Filmes. Dirigiu um episódio do longa ABC do Amor, foi diretor substituto em O Homem que Comprou o Mundo (1968) e realizou uma adaptação de Shakespeare para o cangaçobrasileiro, em que o personagem Falstaff tornou-se "Faustão" (1970).
Especializando-se em roteiro, foi co-roteirista de vários títulos importantes do cinema brasileiro, como A Falecida (1965) e Garota de Ipanema (1967) de Leon Hirszman, Os Condenados de Zelito Viana (1973), Lição de Amor de Eduardo Escorel (1975) e Dona Flor e Seus Dois Maridos de Bruno Barreto (1976).
Globo Repórter
Em 1975, passou a integrar a equipe do programa Globo Repórter, da TV Globo, juntamente com Paulo Gil Soares, João Batista de Andrade e outros. Permaneceu no programa até 1984, sempre rodando em 16 mm, com uma liberdade editorial surpreendente para a época, e acabou descobrindo sua vocação de documentarista em trabalhos inovadores como Teodorico, o Imperador do Sertão, sobre o líder político nordestino Theodorico Bezerra.
Cabra Marcado para Morrer
Em 1981, Coutinho reencontrou os negativos de Cabra Marcado para Morrer, que haviam sido escondidos da polícia por um membro da equipe, e resolveu retomar o projeto. Conseguiu localizar Elizabeth Teixeira em São Rafael, no interior do Rio Grande do Norte, mostrou-lhe o que havia sido filmado em 1964 e filmou o depoimento dela sobre a dispersão de sua família após a interrupção do filme.
A partir daí, a "ficção baseada em fatos reais" transforma-se num dos mais extraordinários documentários jamais filmados, retratando e acompanhando as tentativas de Elizabeth por reencontrar seus filhos, em diferentes pontos do país, e refletindo sobre o que aconteceu com a sociedade brasileira no longo período da ditadura militar. O filme ficou pronto em 1984 e ganhou 12 prêmios em festivais internacionais, no Rio de Janeiro, Havana, Paris, Berlim, Setúbal etc.
Documentarista
Após o sucesso de Cabra marcado para morrer, Coutinho afastou-se do Globo Repórter e passou alguns anos trabalhando com documentários em vídeo para o CECIP (Centro de Criação da Imagem Popular), com temas ligados a cidadania e educação. São dessa época projetos como Santa Marta e Boca de lixo, visões humanistas e pessoais sobre indivíduos e populações marginalizadas. Também escreveu roteiros para séries documentais da TV Manchete, como "90 Anos de Cinema Brasileiro" e "Caminhos da Sobrevivência" (sobre a poluição em São Paulo).
Em 1988, com o centenário da Abolição da Escravatura, foi estimulado pela então Secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Aspásia Camargo, a realizar um documentário sobre a população negra na História do Brasil. O Fio da Memória, centrado na figura do artista popular Gabriel Joaquim dos Santos, só viria a ser concluído três anos mais tarde, com o apoio das emissoras de televisão La Sept(França) e Channel Four (Inglaterra).
Em 2004, a pesquisadora Consuelo Lins publicou, pela editora Zahar, O Documentário de Eduardo Coutinho 3 .
Morte
Coutinho foi morto a facadas em seu apartamento, no Rio de Janeiro. O principal suspeito do crime é seu filho que sofre de esquizofrenia. A esposa de Coutinho também foi gravemente ferida a facadas4 .
Filmografia
Filmes dirigidos por Eduardo Coutinho5 :
- 1966: O Pacto (episódio do longa ABC do Amor)
- 1968: O Homem que Comprou o Mundo
- 1970: Faustão
- 1976: O Pistoleiro de Serra Talhada (média-metragem)
- 1976: Seis Dias em Ouricuri (média-metragem)
- 1978: Teodorico, o Imperador do Sertão (média-metragem)
- 1979: Exu, uma Tragédia Sangrenta (curta-metragem)
- 1980: Portinari, o Menino de Brodósqui (média-metragem)
- 1984: Cabra Marcado para Morrer
- 1987: Santa Marta - Duas semanas no morro (média-metragem)
- 1989: Volta Redonda, o Memorial da Greve (média-metragem)
- 1989: O Jogo da Dívida (média-metragem)
- 1991: O Fio da Memória
- 1992: A Lei e a Vida (média-metragem)
- 1993: Boca de Lixo (média-metragem)
- 1994: Os Romeiros de Padre Cícero (média-metragem)
- 1999: Santo Forte
- 2000: Babilônia 2000
- 2002: Edifício Master
- 2004: Peões
- 2005: O Fim e o Princípio
- 2007: Jogo de Cena
- 2009: Moscou
- 2011: As Canções
Premiações
- Melhor filme de 2007 segundo a APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
- Kikito de Cristal, no Festival de Gramado pelo conjunto da obra (2007).
- Prêmio Multicultural Estadão 2003, ganhador na categoria criadores.
- Kikito de Ouro de Melhor Documentário, no Festival de Gramado, por Edifício Master (2002).
- Prêmio de Melhor Documentário, no Grande Prêmio BR de Cinema, por Babilônia 2000 (2000).
- Prêmio de Melhor Documentário - Crítica, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, por "Edifício Master" (2002).
- Troféu Passista de Melhor Fotografia, no Festival de Recife, por Babilônia 2000 (2000).
- Prêmio Especial do Júri, no Festival de Gramado, por Santo forte (1999).
- Prêmio de Melhor Filme, no Festival de Brasília, por Santo forte (1999).
- Prêmio de Melhor Roteiro, no Festival de Brasília, por Santo forte (1999).
- Prêmio FIPRESCI, no Festival de Berlim, por Cabra marcado para morrer (1984).
Referências
- ↑ Dados biográficos retirados de: RAMOS, Fernão e MIRANDA, Luiz Felipe (org.): Enciclopédia do Cinema Brasileiro, editora SENAC, São Paulo, 2000, pp. 158-159.
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