Seguidores

24 setembro 2013

Tv Dimas apresenta "Conversas Críticas com André Setaro"



A TV Dimas, já no ar no espaço virtual (http://www.tvdimas.ba.gov.br/), é um canal que pretende apresentar vídeos que discutam o cinema baiano. Criado pelo Departamento da Imagem e Som da Fundação Cultural do Estado da Bahia, coordenado atualmente por Marcondes Dourado, o canal tem já um pequeno acervo de depoimentos e conversas de diversos cineastas soteropolitanos (Edgard Navarro, José Umberto, Roque Araújo, outros). Numa dessas conversas, comigo, com este blogueiro, falo da crítica de cinema e de outros aspectos relativos à chamada sétima arte. O cigarro foi um coadjuvante bastante influente para a tentativa de fazer fluente o discurso.

22 setembro 2013

"Um beijo roubado", de Wong Kar-wai

Não se pode negar o talento de Wong Kar-wai como promotor de belas imagens em movimentos e de ser um cineasta dotado de particular sentido de mise-en-scène, com uma manipulação do tempo cinematográfico capaz de proporcionar uma reversão na produção de seus significados. Considerado um dos mais atraentes realizadores do cinema contemporâneo, Wong Kar-wai se notabilizou em festivais internacionais ao apresentar o insólito Felizes juntos (Chun Gwong Cha Sit, 1997), que focaliza o relacionamento convulsivo de dois homens. Mas a sua consagração mesmo veio com O amor à flor da pele (Fa Yeung Nin wa"/"In the mood for love, 2000), um love story completamente atípico no qual os personagens, um homem e uma mulher, quase que não se tocam, embalados pela voz de Nat King Cole. Entre outros filmes notáveis, vem agora com Um beijo roubado (My blueberry nights, 2007). Produção com capital recolhido em três países, Hong Kong, China, França, My blueberry night não possui, contudo, a visceralidade das obras anteriores, é uma espécie assim de "vitrine" edulcorada do que seja o cinema praticado por Kar-wai. Virtuosista, Kar-wai, aqui, parece que procurou realizar o seu filme-síntese em versão para embalagem "ovo de colombo".

A ação se passa nos Estados Unidos, mas Kar-wai, desde já, não tem a intuição, o conhecimento, da América Profunda de um outro estrangeiro, Wim Wenders (que tão bem marcou o seu Paris, Texas, 1984). Em My blueberry nights, um proprietário de café-restaurante  se apaixona por uma mulher misteriosa. Que decide viajar pelos Estados Unidos e, no caminho, vem a encontrar personagens misteriosos. Sempre a constante da procura, da busca, e do amor, que, para Kar-wai é uma obsessão.

Primeiro filme do autor totalmente falado em inglês, Um beijo roubado também tem, no seu elenco, atores não habituais de seu cast: Norah Jones (cantora que estréia aqui no cinema e está muito bem dirigida por Kar-wai), Jude Law, David Strathairn (o locutor de Boa noite, boa sorte, de George Clooney), Tim Roth, Natalie Portman, Rachel Weisz (que Fernando Meirelles, em O jardineiro fiel, a levou à condição de "oscarizada"), LaVita Brooks, Chad R. Davis, Trent Dee. Não teria sido melhor, a ver o resultado de My blueberry nights, que o cineasta tivesse ficado em Hong-Kong - embora a Buenos Ayres de Felizes juntos muito se assemelhe, conforme é filmada, à paisagem asiática?