Estou à procura de um filme que vi adolescente e que, na época, muito gostei. Trata-se de O vento não sabe ler (The wind cannot read, 1958), de Ralph Thomas, com Dirk Bogarde e Yoko Tani, Donald Pleasence. Aos olhos de um jovem, uma obra de grande beleza e sensibilidade. É verdade que a revisão pode corresponder a uma decepção, como acontece com tantos filmes que os tinha como belos e, passados os anos, verifiquei-os sem o entusiasmo de tempos idos.
Há filmes fugidios que, uma vez lançados, nunca mais são reapresentados. É o caso de O vento não sabe ler, que nunca mais passou em lugar nenhum e acredito que não haja, dele, cópia em DVD. Um outro filme que me causou boa impressão, entre tantos, A estranha morte de Belle (La mort de Belle, 1961), de Edouardo Molinaro, com roteiro baseado em Georges Simenon, com Jean Dessaily (que trabalhou em Um só pecado/Le peau douce, de François Truffaut). Filme francês que encantou pelo seu mistério - não o mistério em si da trama, mas o mistério atmosférico, climático, por assim dizer, ou, talvez, o mistério de sua mise-en-scène). Também visto há quase cinquenta anos, a lembrança vai, aqui, de memória. Quem interpreta a personagem título é a bela canadense Alexandre Stewart.
Um comentário:
Ralph Thomas, um diretor inglês, que nos deu também "A Tale of two cities" realizou este filme (The wind cannot read) de que também me lembro vagamente. Era algo sobre o Japão, um jardim. Um filme triste, romântico, abordando a II Guerra Mundial.
A verdade é que sempre confundi um pouco o título (talvez por causa da palavra wind) com o excelente filme de Stanley Kramer com Spencer Tracy: "Inherit the wind". Sei que não tem nada a ver, mas não me lembro do título em português. talvez fosse mais próximo do outro.
Postar um comentário