Seguidores

18 janeiro 2008

Kleber Mendonça Filho lança o longa "Crítico"



Conheço, de internet, o crítico Kleber Mendonça Filho, desde o alvorecer deste Terceiro Milênio. Se não me engano, o seu site, de rara competência, Cinemascópio, foi um dos primeiros (se não o primeiro) que vim a conhecer no espaço virtual. Há algum tempo, no entanto, não mais consigo acessá-lo. O endereço eletrônico, como está aí, faz com que se acesse, agora, a página inicial da UOL. Crítico consagrado, realizou alguns curtas memoráveis, das melhores coisas no terreno curtametragista brasileiro. Lança, neste momento, o seu primeiro longa, que, por ironia, chama-se Crítico. O que está escrito abaixo é do material que enviou à imprensa.
"O filme Crítico , primeiro longa metragem de Kleber Mendonça Filho (Vinil Verde, Eletrodoméstica, Noite de Sexta Manhã de Sábado), estreará na Mostra de Cinema de Tiradentes, no dia 22 de janeiro de 2008. Neste documentário de 75 minutos, cerca de 70 críticos e cineastas, entrevistados no Brasil e no exterior, discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. O filme foi produzido com incentivo do Funcultura do Governo de Pernambuco, com apoio da Faculdade Maurício de Nassau. O filme é uma produção do CinemaScópio, em co-produção com a Link Digital. A exibição de Crítico em Tiradentes irá acontecer no dia 22 de janeiro de 2008, às 22h, no Cine-Tenda. O filme faz parte da grade temática "Aurora" que reúne primeiros longas e visa ampliar a discussão e visibilidade em torno de filmes independentes, evidenciar o trabalho de novos realizadores e refletir sobre as características das novidades no cinema brasileiro contemporâneo. Os 6 filmes da Mostra Aurora serão avaliados por dois júris - o júri da critica e o júri jovem – que escolherão o melhor filme do segmento e a melhor categoria livre. Tiradentes esse ano propõe a abordagem conceitual "Juventude em Trânsito".
O evento oferece exibição de mais de 120 filmes brasileiros, oficinas, seminários e debates para um público estimado em mais de 35 mil pessoas. No dia seguinte à exibição, dia 23 de janeiro, às 11h, no Cine-Teatro, um bate-papo entre o público e os realizadores do filme será mediado pelo critico Daniel Caetano e cineasta Francisco César Filho.
Crítico é o primeira experiência em longa-metragem do cineasta Kleber Mendonça Filho, chegando em 2008 depois de dois anos de montagem e um trabalho de pesquisa, entrevistas e reunião de dados que teve início em 1998. Seus curtas metragens Enjaulado (1997), A Menina do Algodão (2003), Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005) e Noite de Sexta Manhã de Sábado (2006) ganharam mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, com passagens por festivais como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, Roterdã (Holanda), Clermont-Ferrand (França), Hamburgo (Alemanha), Cork (Irlanda), Upsala (Suécia), Huesca (Espanha) e a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Como crítico profissional de cinema (ele escreve para o Jornal do Commercio, no Recife e tem seu próprio site, o www.cinemascopio.com.br), a realização desse documentário foi guiada pelos questionamentos pessoais de quem se posiciona na indústria cultural tanto como cineasta, como também observador da arte e da indústria do áudio-visual. Entre 1998 e 2007, Kleber Mendonça Filho registrou depoimentos no Brasil, Estados Unidos e Europa, a partir da sua experiência como crítico. No filme, há depoimentos reveladores de criadores como Walter Salles, Nelson Pereira dos Santos, Costa Gavras, Tom Tykwer, Gus Van Sant, Eduardo Coutinho, Curtis Hanson, Fernando Meirelles, Carlos Reichenbach, João Moreira Salles, Cláudio Assis, Richard Linklater e Carlos Saura, para citar alguns. Críticos do mundo inteiro também foram registrados, representando meios como Les Cahiers du Cinéma, Telérama e Positif (França), O Globo, Folha de S. Paulo (Brasil), e Variety (EUA). É um filme sobre cinema, e também sobre os que o fazem.
Em termos técnicos, Crítico é fruto de um novo tipo de tecnologia que viabilizou uma obra realizada com câmeras portáteis digitais e uma montagem executada em computadores pessoais pelo próprio realizador, e pela montadora Emilie Lesclaux. A montagem final inclui imagens do acervo pessoal do realizador, como de arquivos internacionais de filmes que encontram-se em domínio público, disponíveis via internet. Esse material compõe o todo, estabelecendo um diálogo entre a palavra e as imagens do próprio cinema.
Ficha Técnica: Mini-DV - imagens de arquivo – fotos still 35 mmCor e P&B, Dolby Digital, 76', 1:1.852008Filme: Kleber Mendonça Filho Produção, Roteiro e Montagem : Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho Produção de finalização: Carol Ferreira, Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça FilhoPesquisa : Emilie LesclauxEntrevistas e imagens adicionais (Paris) : Leonardo Sette, Francisco Fagan Música original : DJ Dolores Letreiros : Daniel BandeiraAnimação : Daniel Bandeira, Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça FilhoArte do cartaz : Kilian GlasnerFinalização : Link DigitalMixagem: Estúdio Carranca
Sinopse: 70 críticos e cineastas discutem o cinema a partir do sempre interessante conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Entre 1998 e 2007, Kleber Mendonça Filho registrou depoimentos sobre esta relação no Brasil, Estados Unidos e Europa, a partir da sua experiência como crítico. Com depoimentos reveladores de criadores como Gus Van Sant, Tom Tykwer, Eduardo Coutinho, Curtis Hanson, Carlos Reichenbach, Walter Salles e Carlos Saura, Crítico abre uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado, e que luta para permanecer humana tanto no fazer, como no observar.
Trailer disponível no You Tube http://www.youtube.com/watch?v=SDbgFqLyr4U
Dê um clique na imagem para ver melhor o cartaz.

Nenhum comentário: