No próximo dia 5 de agosto, 50 anos, meio século, da morte da diva Marilyn Monroe. O tempo não perdoa mesmo.
Acompanhei a trajetória de Marilyn em parte, porque, nascido em 1950, os
seus primeiros filmes, vi-os depois nas constantes reprises do mercado
exibidor. O primeiro filme que assisti com Marilyn Monroe, aos 10 anos
de idade, Adorável pecadora (Let's make love, 1960), de George
Cukor, na majestade do cinemascope do cinema Guarany em Salvador,
constituiu-se num choque para o adolescente que era. Um choque de
sensualidade, um choque de desejo, pois diante de uma autêntica boneca
de carne a solicitar daqueles que a viam uma ação - seja ela qual fosse.
Saí da sala de exibição avexado, mas isso outra história. Em Adorável pecadora,
Marilyn é uma artista de um cabaré que está num número em que satiriza e
ridiculariza um bilionário americano interpretado por Yves Montand.
Este, ciente da sátira, resolve se apresentar na boite para trabalhar no
número, mas não contava que iria se apaixonar por Monroe. Números
musicais extraordinários, principalmente aquele, de Cole Porter, onde a
diva desce de uma barra de ferro e começa a circular entre os seus
pares. George Cukor sempre teve tino para a comédia, um grande diretor,
principalmente de mulher. Yves Montand, ator charmant, apesar de
filiado ao Partido Comunista francês e há muitos anos fiel à sua esposa
Simone Signoret, não resistiu aos encantos de Monroe e teve um affair com ela, evidentemente a affair to remember, mas Signoret compreendeu e o perdoou.
Em 1962, quando Marilyn Monroe morreu, a televisão tinha sido implantada
em Salvador há dois anos e os aparelhos eram muito caros. Vim a ter um
apenas no ano seguinte, 1963. Assim, na condição de televizinho,
encontrava-me na casa de um amigo com toda a sua família reunida em
volta do aparelho televisivo. com as luzes todas apagadas. Uma tia, que
ouvira a notícia no rádio, tinha enviado um bilhete para mim comunicando
a morte da diva, e o tinha entregado ao amigo, que me passou durante
esta audiência televisiva. Saí da sala para ler o bilhete no corredor e
tomei um susto.
A sensualidade no cinema era vigiada pelo Código Hayes e nunca se viu
uma explosão como a provocada por Marilyn Monroe. A feminilidade em
pessoa, bastando, para se sentir o apelo sexual, a sua tonalidade de voz
ao falar. É verdade que em 1956 já havia aparecido o furacão Brigitte
Bardot. É verdade que Rita Hayworth já tinha causado muita confusão em
Gilda. Ou Jennifer Jones de quatro, mas vestida, na cozinha da casa
grande em Duelo ao sol, de King Vidor. A mulher como fêmea, como
instinto puro da sexualidade. Sobre serem mulheres bonitas, as atrizes
de Hollywood, no entanto, eram muito compostas, vestidas dos pés aos
pescoços. Interessante observar, ainda que não tenha a ver com Monroe,
que no apogeu do cinema americano, aquele regido pelo Código Hayes, nem
os homens nem as mulheres iam o banheiro. Era feio se ir ao toalete,
segundo os produtores da Velha Hollywood. O tabu, entretanto, já foi
quebrado há muito tempo, principalmente nos primeiros filmes de Pedro
Almodóvar, os quais, invariavelmente, apresentavam uma das atrizes,
sempre sentada, num determinado momento do filme, a fazer o que se chama
comumente de xixi.
O segundo filme que vi com Monroe, Quanto mais quente melhor
(Some like it hot, 1959), do grande Billy Wilder, visto numa reprise
três ou quatro anos depois do seu lançamento - e, a partir daí, sempre
visto na tv, VHS e no DVD, uma das melhores comédias do cinema americano
de todos os tempos. Monroe trabalha ao lado de Jack Lemmon e Tony
Curtis, que, para fugir de gangsteres, se travestem como mulheres e
acompanham, à Flórida, um conjunto musical no qual Monroe é a crooner.
Não estava no programa, porém, que Curtis iria se apaixonar por ela.
Em 1955, cansado de ser simplesmente um objeto de desejo, Monroe
pretende provar que também é uma boa atriz e se matricula, em Nova York,
no célebre Actor's Studio, de Lee Strasberg, Stella Adler, Elia
Kazan... Divorciando do jogador Joe DiMaggio, casou-se, em 1956, com o
dramaturgo (muito mais velho do que ela) Arthur Miller (A morte do caixeiro viajante), um homem respeitado intelectualmente em quase todo o mundo. Monroe foi convidada por Laurence Olivier para estrelar O príncipe encantado
(The Prince and the Showgirl, 1957), filmado na Inglaterra e dirigido
pelo próprio Olivier. Acompanhada do marido, na chegada, Monroe estava
ansiosa para mostrar ter também um papo inteligente. No restaurante,
todos reunidos, Marilyn disse a Olivier: "Como adoro Beethoven!".
Olivier, rápido, perguntou-lhe: "Precisamente quais movimentos, Miss
Monroe?" Miller, envergonhado, quis escapar por debaixo da mesa.
Um assessor de Marilyn na época das filmagens de O príncipe encantado,
cujo nome não me lembro agora, lançou, tantas décadas depois, um relato
de suas experiências como profissional ao lado da atriz e revela que
ela teve um caso não somente com ele, mas, também, com Laurence Olivier.
A diva, segundo outros relatos que li, era quase uma ninfomaníaca.
Miller se aborrecia. Mas, que fazer?
Marilyn trabalhou em mais de 30 filmes a partir da segunda metade dos
anos 40 (a princípio fazendo pontas). Seus filmes mais memoráveis são Quanto mais quente melhor, O pecado mora ao lado
(The seven year itch, 1955), de Billy Wilder, no qual tem aquela cena
famosa do metrô quando o vento faz subir a sua saia rodada - que ficou
para as antologias, Nunca fui santa (Bus stop, 1956), de Joshua Logan (o mesmo diretor do inesquecível Férias de amor/Picnic), Os homens preferem as louras (Gentlemen prefer blondes, 1953), de Howard Hawks, Torrentes de paixão (Niágara, 1953), de Henry Hathaway, Almas desesperadas (Don't Bother to Knock, 1952), de Roy Ward Baker, entre outros. Sua aparição derradeira: Something's Got to Give
(1962), de George Cukor, que ficou inacabado com o seu falecimento.
Antes deste, fez, em 1961, Os desajustados (The misfits), com Clark
Gable, Montgomery Clift. Marilyn tinha fixação em homens mais velhos,
com os quais via a figura do pai e se apaixonou pelo velho Gable, que
pouco depois morreria de violento ataque cardíaco.
Um comentário:
MM é até hoje um mito. Um mito da sensualidade, um mito da beleza feminina. Aliás, aquele período do cinema primou por beldades como ela, BB, Elizabeth Taylor, etcaverna (1) que estão aí atté hoje...
(*) copyright by André Setaro.
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