Seguidores

12 fevereiro 2008

Houve empate na pesquisa



Absolutamente certo, de Anselmo Duarte, empatou com O homem do sputnick, de Carlos Manga, ambas comédias da mesma época, fins dos anos 50.Foram 18 os votantes e destes, 7 preferiram o filme de Anselmo e o mesmo número o de Manga, com 38% cada um. Marido de mulher boa, produção de Herbert Richers, dirigida por Vitor Lima, com Zé Trindade, teve 4 votos (22%). Fiquei surpreso que ninguém tenha colocado um voto sequer para De vento em popa, de Manga, com Oscarito, uma chanchada encantadora e muito superior ao filme com Zé Trindade. Marido de mulher boa se salva por causa do histrionismo deste e de alguns números musicais, como o de Silvinha Teles e o de Jucas Chaves descanço a cantar Presidente Bossa Nova.
Considero Absolutamente certo não a melhor comédia de costumes feita no Brasil, mas um dos grandes momentos do cinema nacional. É verdade que O homem do sputnick também tem muitos méritos - e uma antológica seqüência na qual Norma Bengell, a imitar Brigitte Bardot (BB), então a sensação da época, faz com que Oscarito se derreta num grande salão do Copacabana Palace - alguém se lembra de um filme com este nome, produção italiana, com Mylène Demongeout e Walter Chiari?

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Em certo sentido, um empate justo. Juro que fiquei na dúvida, mas, honestamente, votei “n’O homem do Sputnik”, talvez pela minha “carioquice” em achar a chanchada da Atlântida, Manga, Watson Macedo, o máximo de expressão da comédia brasileira do passado. Mas, “Absolutamente certo”, o cinema paulista (a Vera Cruz que o diga!) e Anselmo Duarte, também têm os seus valores.
Agora, sinuca de bico mesmo é a próxima. Dizer qual o melhor filme do Hitch, é phoda (com PH mesmo). Acho que está faltando “Festim Diabólico” na relação... fico na dúvida entre “Um corpo que cai” e “Janela Indiscreta”... Voto num deles, mas vou pensar no assunto! Tenho uns dias, creio.

PS - "La Bengel" já foi linda... um dia!