Seguidores

03 fevereiro 2008

Direito de resposta

Escrevi, há poucos dias, um artigo para a revista eletrônica baiana Nacocó(http://www.nacoco.com.br/boulevard/sequestroinsolito.shtml) sobre o seqüestro de Revoada, de José Umberto, como se encontra bem noticiado neste blog. Walter Webb, produtor associado do filme, considera-se atingido como o seqüestrador e me pede direito de resposta. Disse na matéria que o autor, cineasta José Umberto, é que está a acusá-lo como tal, juntamente a Rex Schindler. As palavras saem, por assim dizer, da boca de José Umberto. O fato é que se se sente incomodado, o seu direito de resposta, afinal de contas, desagrade a quem desagradar, é um direito. Abrindo cuidadosamente as aspas, o texto como veio a mim:
"Acusado de ser SEQUESTRADOR de um filme produzido na Bahia, tenho que me conformar com a adesividade dos conceitos emitidos na terrinha que nasci mas que vivo ás leguas, em um Paraíso mais disciplinado, sem as torpes acusações sen fundamento e de uma pulsilinimidade sem precedentes...Chegaram mesmo a voltar 40 anos - onde a maioria dos detratores nem nascido eram - a por Luis Paulino,Glauber e Rex, relebrando o affair BARRAVENTO, onde quem dava as ordens, escolhleu elenco e era Produtor-Executivo era Glauber de Andrade Rocha. Sua atitude foi legal, pois o diretor contratad não cumpria o cronograma de filmagem e iss irritou tambem o Diretor de Fotogfrafia., o magnifico Toni Rabatoni...Daí para a tomada de atitude da Produção foi acertadissima..Precisamos acabar com esta estória de que o Produtor não manda no filme. Na epoca de Barravento não existia Leis de incentivo, e foi Rex Schindler que botou o dinheiro dele na obra...Hoje não existe mais a figura do produtor no Brasil. Quem produz é o Governo.O Ministerio da Cultura que cultua a corrpção, pois amaioria dos diretores no Brasil estão ricos, pois orçam um filme em 4 milho~es - por exemplo - e gasta 2. Embolsa o restante, mas apresenta Notas Fiscais comprovando os gastos de soma pretendida...Existe diretories no eixo Rio S.Paulo, que fazem 4 filmes por ano, e não querem que o filme seja exibido. Pra que? Ficou aquem da espectativas, pois o dinheiro gasto foi a metade do que deveria ser.... REVOADA, recebeu um milhão, que na verdade eu trabalhei com c450 mil reais para realizar um filme de longa-metragem com 75 poessoas na equipe, 16 locaço~es das mais dificeis em materia de locomoção, Vários carros desistiram no meio da filmagem por estarem se decompondo com as estradas terriveis da Regiao..Realizamos o filme em 4 semanas, estava previstas 8 - e seguramos o Diretor com a verdade. Primeiro dia de filmagens reunimos toda a equipe e comentamos que se o filme não terminasse em 4 semanas , ele não chegaria até o final, ppois não haveria como banca-lo...Tivemops enorme sucesso com a planificação. O filme que o Diretor queria foi feito, todas as sequencias - até mesmo coisas superfulas, no nosso entendimento - foram produzidas e com toda condição para o Diretor...Desde o dia 8 de abril do ano passado que as filmagens terminaram, logo o Diretor viajou para o Rio de Janeiro a fim de começar o processo de pos-produção com montagem e edição feito pelo grande profissional Severio Dáda, que terminou brigando com o Diretor que não admitia edição no ponto de vista tecnico. Dadá colava a fita quando ouvia a voz "ação" e cortava paraproxima emenda quando ouvia a voz "corta"...Me ligou, e me comunicou do que estava acontecendo. Á esta altura eu já estava em outra produção e apenas recebi uma copia do REVOADA com 2 horas e 23 minutos. Era uma coisa terrivel..Brincadeira de amador em VHS...Neste tempo, o DIRETOR, pegou todo o material em DVCAMM e alguma coisa em Mini-DV e viajou para Salvador com este material, deixando o Dadá a ver navios...Minhja unica participação nesta fase de pós produção, foi tentar um acordo com o laboratorio MEGA para, oparticipar como Produtor-Associado, pois o orçamento de finalização cpomo estava querendo o Diretor chega a mais de 346 mil reais. Cade o dinheiroi. Não existe. Nuinca existiu. Este filme teria que ter um orçamemnto de no minio 2 milhoes e meio de cReais. Fazer com l milhão - que não chega em nossas maõs isso, e só o Diretor no dia que foi creditado na conta do Rex Schindler, levou l20 mil reais, com os impostos e l0% da produtora Captador - A REx Schindler Filmes - o dinheiro entregue para a Prod.Executiva foi aquilo acima especificado. 450 mil reais..Nem um curta se faz com isso. Historia de Futebol.,do Machiline custou l milhao e meio e foi rodado nun campo dec futebol, e não em 16 locações...Outra atidude que tomei visando ajudar o filme, foi mostra-lo a dois ícones do cinema brasileiro...Galileu Garcia, Diretor Assistente de O Cangaceiro, e diretor de CARA DE FOGO, o filme considerado referencial do cinema paulista, e tambem, Maximo Barro, um dos malhores montadores , Membro do Conselho Nacional da Cinema, e Prof,. Emérito da Cadeira de Cinema, na FAAP. Todos eles ficaram horrorizados com o filme, que Maximo sugeriu se eu permitisse, com a copiam em DVD que lhes mostrei, ele faria uma precia de como deveria ser o filme,. A ideia era depois enviar a Diretor para ver se ele aprovaria ou não. Se não, ficaria mesmo a versão de mais de 2 horas, e o Laboratorio não entraria numa coisa assim...De lá pra cá´não sei nem quero saber de Revar mais estes insanos que me acusam de Sequestrador, sendo que eles é que fizeram cinema MARGINAL, e não um profissonal que tem se dedicado desde l958 ao cinema de longa-metram, documentirios e comerciais, que voces aí chamam de Reclame..Não vamos citar aqui momentos dee verdadeira chavasca onde atitudes nsanas,. foram apreciadas por uma equipe enorme, mas no intuito de não ser acusado de baixo nivel, abdicamos desta ideia....Revoada está nas maõs do Diretor. Ou ele muda 45 minutos da pelicula ou o filme não passará nem na sala Walrter da Silveira, que não se conformará em ter seu nome aviltado com uma projeção deste nivel...Mas aqueles que me criticam, vejam o filme. Querem a versão inicial, peça ao Diretor para lhesw mostrar. Veua se é possivel alguem fazer um filme assim, sem continuidade, recitado - opera buffa - e mise-en-scene das mais caóticas quando não imitando descaradamente Deus e o Diabo na Terea do Sol.....Walter WEBB....."

Um comentário:

Pedro Britto disse...

está difícil de lê-lo quanto de acreditá-lo