Seguidores

28 junho 2013

Como será o enfrentamento na Batalha de Cinema

Geraldo D'El Rey e Helena Ignez em A Grande Feira (1961), de Roberto Pires: um dos grandes momentos do cinema baiano

André Setaro, Bertrand Duarte e Marcondes Dourado são os convidados do evento para falar sobre longas-metragens, na quinta-feira (04/07), no Teatro Sesi - Rio Vermelho

Recebi de Lívia Rangel (da Comunicação e Marketing Cultural) o texto que se segue e que explica o jogo da vindoura Batalha de Cinema. Já na sua terceira edição.

Se você é um amante da sétima arte e quer conhecer mais sobre produções do cinema baiano, fique ligado, pois na próxima quinta-feira (04/07), às 20h, acontece a última Batalha de Cinema, no Teatro SESI - Rio Vermelho. Nesta edição, que vai apresentar uma mostra caprichada de longas-metragens, a organização escalou um time de feras: o crítico André Setaro, o ator Bertrand Duarte e o artista multimídia Marcondes Dourado, atual diretor geral da Dimas - Diretoria de Audiovisual da Secult/Funceb. O ingresso é trocado por uma bateria eletrônica ou três pilhas usadas.

A Batalha de Cinema é um conceito inédito de exibição de produtos audiovisuais. A iniciativa, produzida pelo coletivo criativo Espaço V e idealizada pelo cineasta Tiago Di Mauro, baiano radicado em Londres, reúne cineastas, profissionais do audiovisual, curadores e amantes de cinema para compartilhar seus conhecimentos em cinema, por meio de um jogo divertido e interativo. 

A Batalha 
Uma vez definido o tema (Videoclipe, Curtas ou Longas) e os subtemas (ex: Performance, História, Imagem, etc) em que ele será abordado na Batalha de Cinema, três profissionais renomados são convidados a pesquisarem e selecionarem trechos de filmes ou imagens que abordem os subtemas específicos, para duelarem as cenas escolhidas, discuti-las e explorar a temática em questão. 

As cenas selecionadas pelos participantes são então apresentadas ao público no telão do Teatro SESI, em formato de "jogo menu", onde a plateia não sabe a qual convidado cada cena "pertence". Depois de assistidas em sequência as três cenas de cada tópico, o público vota na que melhor o representa. 

No final do jogo, quando todos os trechos de filmes já tiverem sido apresentados e votados o convidado que escolheu as cenas mais votadas sai vencedor da Batalha de Cinema.

Fomento ao audiovisual 
A estreia do projeto ocorreu no dia 13 de junho, com participação de Luiza Moraes x Rodrigo Araújo x Tiago di Mauro, numa mostra de videoclipes; já a segunda edição aconteceu no dia 20 de junho e teve como convidados Daniel Lisboa x Marcela Costa X Anderson Araújo, que selecionaram curtas-metragens. O elogiado evento pela crítica local vem reunindo uma plateia animada formada por jornalistas, músicos e amantes da sétima arte.  

SERVIÇO:
3ª Batalha de Cinema
Competidores: André Setaro x Bertrand Duarte x Marcondes Dourado
Tema: longas-metragens 
Quando - quinta-feira, dia 04 de julho (batalha de longas-metragens), às 20h
Onde - Teatro Sesi - Rio Vermelho
Ingresso: baterias eletrônicas usadas ou três pilhas usadas



Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Continuo a frisar que a Bahia ainda tem um movimento cultural.
Claro que naqueles anos 1860, em que (com certo orgulho) eu esyava aí e presenciei era muito maior, até porque foi o seu 'boom'
Porem, sempre vejo neste blogue algo acontecendo...