Seguidores

31 janeiro 2013

Downton Abbey

Deslumbrados ficamos, quando, ao vermos filmes ingleses, constatamos a beleza e a imensidão das dezenas e dezenas de castelos que existem no Reino Unido. São universos à parte do mundo real, segundo a nossa impressão. Filmes como Razão e sensibilidade, de Ang Lee, Desejo e reparação e Orgulho e preconceito, de Joe Wright, entre tantos outros, foram filmados em castelos autênticos. Mas para um maravilhamento castelar o mais indicado é a série inglesa Downton Abbey, cujas informações, copiadas da Wikipédia, publico abaixo:

"Downton Abbey é uma série de televisão britânica produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV. A série se passa em sua maior parte em uma propriedade fictícia, localizada em Yorkshire, chamada Downton Abbey e segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX, a partir de 1912. Ela foi criada por Julian Fellowes, também seu principal escritor, e estreou em 26 de setembro de 2010. Em Portugal, passou a ser exibida em 10 de outubro de 2011 no canal Fox Life e na SIC em 25 de fevereiro de 2012, e começou a ser exibida no Brasil pelo Globosat HD em maio de 2012 com última exibição em 14 de julho de 2012.
A recepção ao programa tem sido predominantemente positiva; a audiência é considerada alta para uma série de época e recebeu diversos prêmios e indicações desde a sua primeira temporada. Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde Brideshead Revisited, de 1981, e entrou no Livro Guinness dos Recordes de 2011 como o "programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica" do ano, no qual também recebeu o título de melhor minissérie no Emmy. No ano seguinte, venceu na categoria melhor minissérie ou filme para televisão no Globo de Ouro.
A segunda temporada de Downton Abbey estreou no outono britânico de 2011 no ITV. Em novembro do mesmo ano, o canal confirmou que uma terceira temporada seria produzida, prevista para estrear no segundo semestre de 2012.
Para ver mais castelos maravilhosos, clique aqui: 

Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Vi i trailer (acho que no GNT) e aguçou-me a curiosidade, principalmente pela 'mise-en-cène'...