Seguidores

17 fevereiro 2012

"Morangos silvestres", de Ingmar Bergman

Obra-prima do cinema mundial , Morangos silvestres (Smultronstallet, 1957), do sueco Ingmar Bergman, introduz o monólogo interior no itinerário de um velho professor que, indo de carro de sua cidade a Estocolmo para receber o título de Doutor Honoris Causa, refaz sua vida e conclui que ela somente vale a pena se for comprometida com o amor às pessoas. Bergman mostra, num mesmo plano, o presente e o passado, com o professor a contemplar a própria infância. Victor Sjostrom (famoso diretor: A carroça fantasma) faz o papel do professor. Filme também que reflete sobre a solidão da velhice. Vamos ver aqui a sequência magistral do pesadelo logo no começo do filme

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Considero a sua obra mais importante*. E nãp apenas pelo fato de ter sido a primeira que assiti no velhoe pequeno "Alvorada" no posto 6.
Sjöström veio a falecer pouco tempo depois, mas sua interpretação é magistral. Bem como Ingrid Thulin, que enriquecem e dão consistência ao grande diretor sueco...

(*) Sei quen é difícil determinar um filme mais importante na obra de uma autor como Bergman, que primou pela qualidade/profundidade em todo o seu trabalho, mas, por vezes temos razões íntimas e pessoais por fazê-lo.

Imaginário disse...

Parabéns pelo espaço, que encontrei quase por acaso. Incrível, bem cuidado, consistente... Estava procurando um cartaz virtual do filme Barravento, o primeiro longa do Gláuber. Tenho ele aqui, na parede da sala há bem 20 anos. Tornei-me seguidor.
Abraço.
Gilson.