Seguidores

24 dezembro 2011

Projeto de Tuna sobre Anísio Teixeira é preterido

Tuna Espinheira, o brilhante historiador baiano Luiz Henrique Dias Tavares, e uma pesquisadora , que participaram ativamente da extenuante pesquisa para o projeto do documentário sobre Anísio Teixeira, que foi posto a escanteio pelo Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Tuna Espinheira me enviou, já nas portas do nascente 2012, uma mensagem em que coloca a questão de seu projeto Mestre Anísio Teixeira - Educação pela Democracia ter sido barrado no baile dos eleitos em edital da FUNCEB. Sem entrar no mérito, considerando não ter lido o projeto, creio que Tuna Espinheira tem background suficiente como documentarista, pois veterano de mais de três décadas na estrada do documentário, com mais de duas dezenas deles, sendo que muitos premiados nacionalmente. Transcrevo o que me pede:

 Velho Setarovisky,
                                   Desisti de urdir um texto sobre a guilhotina que decepou meu projeto, ‘MESTRE ANÍSIO TEIXEIRA – EDUCAÇÃO PELA DEMOCRACIA’.
Mesmo bradando no deserto, em companhia de gafanhotos e outros viventes do imenso mar de areia, o criador do batismo, perdeu a cabeça, sem metáfora. )optei pois, pelo santo sossego, de muito bom alvitre, para alguém, como eu, na condição de jurássico (boa romaria faz quem em sua casa fica em paz). Mas não de todo mudo. Uma vez que fizemos o pedido de revisão, há mais de um mês, e foi entregue, protocolado... até o dia de hoje, sem qualquer resposta, notícia, ou coisa aparentada, em estado de plena deriva... Ao Deus dará...
Peço um abre alas, no seu vetusto/indômito/Blog, para os nossos pareceres sobre os pareceres da dupla que orientou a lâmina da guilhotina para ceifar o nosso projeto. Apenas por uma questão de registro com alcance público. Não posso me furtar de também registrar: em mais de quarenta anos, ligado na qualidade de opção preferencial, a arte cinematográfica como montador, roteirista e diretor, jamais ouvi os nomes destes, ao meu ver, clandestinos, ”luminares”, travestidos pela SECULT em “juízes”... Vade retro... Triste cinema baiano...
Forte abraço e muito Axé, às portas do ano de 2012,
Tuna


Valor Cultural
Apos analise do parecer...
·        Para a Relatora Marlu Chaves, o projeto é de alto valor Cultural, acima da média.
Como nada é um ritual, o Relator Danilo Scaldaferri, diz: “Sem duvida o tema é importante, Anísio Teixeira é personagem relevante, o projeto não contempla os outros constituintes desse critério. O pré-roteiro apresentado não permite que se entenda como será abordada a vida do educador”
o      Pois bem, num documentário o pré-roteiro não é definitivo, ele caminha juntamente com a produção. Muitas vezes tem sua estrutura completamente modificada em função dos personagens e as pesquisas que muitas vezes nos levam a mudar de rota até sua finalização. A matéria prima desse tipo de documentário é a pesquisa.
o      Sobre o entendimento de como será abordagem, como está escrito no projeto de apresentação ao FUNCEB, através de entrevistas realizadas com pessoas que o conheceram, familiares, estudiosos, biógrafos e diversos materiais de arquivo. Lembramos que vamos, também, pesquisar material inédito por onde o Mestre Anísio passou, Nova York, Londres e Paris, além de Rio de janeiro, Brasília, Salvador e Caetité.

Viabilidade técnica

·        Relatora Marlu Chaves: “O orçamento precisa se visto por outros olhos e com mais critério, apesar de ser um longa, considero o valor alto.”
o      Por outros olhos... A relatora foi honesta e deixa claro o pouco conhecimento na analise de orçamento de longa metragem, sugerindo um critério para tal. Quem sabe um perito. Cada obra tem peculiaridades e singularidades e a nossa proposta não é diferente.
o      Estranhamos o fato desse relato, considerar o orçamento alto, após a confissão de que é necessário ver com outros olhos e com mais critério.  E indicar uma nota “muito baixo”
·        Relator Danilo Scaldaferri : “Para uma proposta de longa metragem, o prazo previsto para execução me parece pequeno. O orçamento é superior a todos os outros projetos.”
o      A duvida sobre o tempo de execução do projeto de 140 dias...  Serão 16 semanas ou quatro meses.  Tempo calculado com razoabilidade para este projeto contando com a totalidade dos recursos financeiros solicitado.
o      Quanto ao orçamento superior a todos os outros projetos... Bem, calcados nas necessidades, peculiaridades e singularidades, alem dos itens do orçamento descritos no projeto apresentado a este FUNCEB acreditamos ser coerente. Pois todos os profissionais receberão um valor  próximo do mínimo estipulado na tabela do STIC – Sindicato dos trabalhadores na Industria cinematográfica e do audiovisual. Por outro lado os serviços de terceiros como laboratórios, Licença Dollby, copias, Passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, etc. São valores orçados no mercado e de livre conhecimento todos.
o      Nosso projeto apresenta um orçamento muito inferior ao estipulado para longa metragem de baixo orçamento do Ministério da cultura.
Qualificação do Produtor e equipe principal
Relatora Marlu Chaves: “não apresenta currículos da equipe técnica.”
o       O parecer remete uma nota muito baixa, porem  no Edital não é requerido currículos do equipe técnica, apenas da empresa produtora e do diretor.
o       Então o quesito Qualificação do Produtor e equipe principal foi julgado com equivoco.
Relator Danilo Scaldaferri: “Na equipe principal há nomes importantes da história do audiovisual baiano, no entanto,  tanto o documentário anexado ao projeto, quanto o filme mais recente de Tuna Espinheira, Cascalho, têm mérito artístico questionáveis.”
o       O referido relator reconhece na equipe técnica um importante profissional na historia do audiovisual baiano. Lembramos que este profissional, Tuna Espinheira, é o roteirista e diretor da obra cinematográfica proposta. Isto é: a espinha dorsal do projeto.
o       Por outro lado a vasta experiência de Tuna nos garante a perspectiva de uma obra de valor cinematográfico a altura do tema proposto.
o       Com relação aos filmes incluindo a obra Cascalho, que não está em analise,  teve o mérito artístico questionado. Vale lembrar, também, que o mais importante critico baiano, André Setaro, pensa exatamente o contrário  do Filme Cascalho,  que foi selecionado para o Festival de Brasília em 2004 e foi vencedor do Festival Nacional do Cinema de Macapá-AP em 2005.
Aspectos sociais do projeto
Relatora Marlu Chaves:  Muito embora a relatora não faça nenhum comentário, a nota medio.
Relator Danilo Scaldaferri:  sem nenhum comentário, a nota baixo.


Custo beneficio
Relatora Marlu Chaves: “Valor considerado alto se considerado a estratégia de divulgação”
o       Ao considerarmos a rede de educadores, apenas no estado da Bahia, público altamente qualificado de altíssima retenção de mensagem, com envolvimento emocional do tema e que reconhece a obra do MESTRE ANISIO TEIXEIRA como de valor importante para o desenvolvimento humano, temos um grande numero de expectadores interessados na difusão da cultura baiana e nacional no Brasil e no mundo.

Relator Danilo Scaldaferri:  “(597.600,00) Para um longa, o orçamento não é muito alto, no entanto está alem da média de custos para uma produção documental
o       O valor solicitado ao FUNCEB de maneira nenhuma .... cada obra tem orçamento próprio.
o       O nosso esta atendendo com rigor as suas necessidades de produção, respeitando os valores de mercado de cada item, inclusive de profissionais.
o       Quanto ao “estrapola o teto previsto”, desconhecemos este teto para obras cinematográficas, e nem há nenhuma indicação no Edital a esse respeito.
o       No nosso orçamento não há, nem o menor indícios, de superfaturamento.  Como já anteriormente dissemos, está de acordo com os valores praticados no mercado.
o       O pré-roteiro traça as linhas gerais desse filme documentário, é um rascunho que  é aperfeiçoado na caminhada juntamente com a produção. Muitas vezes tem sua estrutura completamente modificada em função dos personagens e das pesquisas, que muitas vezes nos levam a mudar de rota até sua finalização, como foi dito. A matéria prima desse tipo de documentário é a pesquisa. Alem disso o Argumento, descrição, objetivos e a justificativa complementam as informações e norteiam o que será o Filme Mestre Anísio Teixeira – ou a educação pela democracia.
o       O parecer do relator Danilo Scadalferri, tergiversa o sentido da Relação Custo Benefício, justificando com itens não solicitados no Edital, como TETO PREVISTO de valor para contemplação  e de um suposto valor para produção cinematográfica documental. Inferindo a nota muito baixo.
Aderência aos objetivos do FCBA
Relatora Marlu Chaves: “tem projetos de aderência maior”
o       O parecer é vago da Relatora. Não explica e nem justifica a nota muito baixo.
Relator Danilo Scaldaferri:  
o       Sobre inovação no usa da linguagem... Trata-se de um projeto de imagem em movimento, um filme, ainda em construção sem condições de avaliação desse ponto de vista. Onde a linguagem só será revelado depois de pronto.
o       Parceria... Bem, o filme trata da vida e obra de um dos maiores pensadores da educação no Brasil. Tema de interesse direto nas esferas do desenvolvimento da educação em todos os níveis. Por isso um grande numero de pesquisadores, historiadores, professores etc, representam universidades diversas na Bahia, rio de janeiro, Brasília e no exterior.
o       Efeito multiplicadores...  esses dizeres parecem um especial de linchamento desprovido de uma real critica com argumentos, ou a condenação desse projeto amplamente apoiado pela fundação Anísio Teixeira ANEXO. Lavrado pela sua presidente e lavrado em cartório.
                                                                                                                                    

                Como estratégia para baixar os custos, vamos filmar em locações e utilizar uma equipe reduzida, sem comprometer a execução com qualidade. Os profissionais são pouco conhecidos no mercado mas com experiência comprovada. Os figurantes serão selecionados em parcerias formadas nas cidades onde haverá filmagem.  Esse processo se dará no Work shop realizado na cidade.

2 comentários:

Jonga Olivieri disse...

QUER DIZER: UM "BANDO" DE FILHOS D...

Anônimo disse...

São essas pessoas que julgam o futuro do cinema baiano. Estamos realmente perdidos.