O Cinema São Luiz em Recife. Um luxo! Que faz lembrar os antigos cinemas do pretérito. Fugindo aos estereótipos das salas dos complexos (Cinemark, Multiplex...), a sala faz reviver a época de ouro do cinema, quando as casas de exibição eram imensas, verdadeiros palácios, com platéia, dois, três balcões. E por falar nisso, estou a ler O Rei do Cinema, de Toninho Vaz (autor de Paulo Leminski: o bandido que sabia latim), que conta a extraordinária história de Luiz Severiano Ribeiro, o homem que multiplicava e dividia. A historiografia do cinema brasileiro ainda está a dever um capítulo à parte sobre Luiz Severiano, talvez o maior exibidor que o Brasil já teve. Quem pegou, entre outros, entre outros, o São Luiz do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, sabe o que estou a dizer.
E clique na imagem para que seja aberta em outra janela.
9 comentários:
Só para ficar claro: a foto não é de arquivo é do cinema HOJE, depois de restaurado e reaberto ao público.
Com o 3D estes cinemas vão acabar desaparecendo, para terror de nós, fãs do cinema tradicional.
Yves São Paulo
Que maravilha! E dizer que estive em Recife (2002) e não conheci tal obra prima...
Jonga, em 2002 o cinema estava fechado, a reabertura foi em 2009.
Está explicado!
Um desbunde, mestre!
Prezado Setaro,
Ao ver seu comentário sobre Severiano Ribeiro, me dei conta de uma coisa: por que cargas d'água o maior exibidor do Brasil nunca teve salas de cinema em Salvador ou outro lugar na Bahia? poderias me responder?
Cordiais abraços cinéfilos.
Srs. Em 2002 o cinema estava funcionando, ainda sob a administração do grupo Severiano Ribeiro. O último filme exibido lá antes de fechar foi "Uma Noite no Museu" É só ver o ano de exibição desse filme, acho que foi 2007. O cinema foi reaberto sob a administração da FUNDARPE em janeiro de 2010 com exibição especial de O Baile Perfumado. Posteriormente, entrou em cartaz Lula O Filho do Brasil. Hoje está sendo exibido Tudo Pode dar Certo.
O cinema São Luiz foi fechado em 2006 para as obras de restauração e só foi reaberto em 2009. A imagem é do cinema como ele está hoje. Mas, apesar de algumas partes terem sido subtituídas, a arquitetura original foi mantida, bem como todos os afrescos. Então, a foto mostra o cinema como ele era. Sem maiores mudanças.
Postar um comentário