Seguidores

15 setembro 2009

Roman Polanski

Cartaz japonês de Repulsa ao sexo (Repulsion, de Roman Polanski, realizado em meados dos anos 60, com uma delirante Catherine Deneuve no auge de sua beleza. Pouco depois seria convidada por Luis Buñuel para ser A bela da tarde (Belle de jour). Polanski, que se revelou altamente criativo nos anos 60 (nos seus curtas feitos na Polônia, a exemplo de O gordo e o magro, Dois homens e um armário...), lançou-se internacionalmente com A faca na água (ainda filme polonês) e surpreendeu com o ritmo, o clima, a atmosfera de Repulsa ao sexo e, em menor escala, o non sense de Armadilha do destino (Cul-de-sac). A sua obra-prima inconteste é O bebê de Rosemary (Rosemary's baby, 1968), que José Mojica Marins considera o filme mais aterrorizante jamais feito. Rosemary' baby, sobre introduzir a psicologia no filme de suspense, não possui os clichês do gênero. O apavorante emerge de situações aparentemente normais. Mach Beth, que Polansky adaptou pouco tempo depois de sua tragédia pessoal (a morte de sua esposa grávida Sharon Tate por um bando de fanáticos), não foi visto com a atenção devida quando do seu lançamento, mas é um grande filme. E ninguém, de sã consciencia, pode ficar indiferente a O inquilino (The tenant/Le locataire, 1976), que, parece, não tem em Dvd. O fato é que, salvo mais alguns filmes, o criativo Polanski do passado desapareceu.

7 comentários:

herax disse...

O Inquilino saiu em dvd no Brasil pela Continental, mas parece que está em full. O dvd europeu é excelente, pois além de estar no formato correto de tela vem com legendas em portugues.

Jonga Olivieri disse...

"Cul de sac" (1966), que entre nós recebeu o título de "armadilha do destino" tem realmente um clima enevoado, abrilhantado pelas interpretações de Donald Pleasance e Françoise Dorleac e tem uma participação de Jacuqline Bisset.
Pode ser considerada uma das melhores obras do realizador.

Saymon Nascimento disse...

Meu preferido não é nenhum desses. Fico com Chinatown.

Locadora Casa de Cinema disse...

a intenção não é de usar o espaço para fazer propaganda, mas acho que a informação pode interessar aos leitores: a Casa de Cinema (www.casadecinema.com.br) tem "O Inquilino" para locação.

André Setaro disse...

Veja como uma memória fraca e provecta pode causar danos num texto. Claro que adoro 'Chinatown', mas, quando digitava, esqueci-o completamente. Será que estou com princípios do Mal de Alzheimer? 'Chinatown', para mim, além de ser um dos melhores de Polanski (segundo lugar atrás de 'Rosemary') pode ser considerado uma das maiores obras da década de 70.

André Setaro disse...

Presta bom serviço ao informar que 'O inquilino' pode ser achado na Casa de Cinema. Mas é a cópia da Continental? Obrigado.

André Setaro disse...

Como é obra difícil de ver, acho que vale a pena alugar 'O inquilino', mesmo que a cópia seja a da Continental.