tag:blogger.com,1999:blog-14022125.post8818143708273825280..comments2024-03-10T18:30:57.665-05:00Comments on Setaro's Blog: "Teorema", de PasoliniAndré Setarohttp://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-91529491198752637512007-06-16T04:55:00.000-05:002007-06-16T04:55:00.000-05:00Pasolini, além de cineasta, postulou-se como um pe...Pasolini, além de cineasta, <BR/>postulou-se como um pensador de seu tempo, desesperando-se com os rumos do capitalismo, e, na incredulidade e ceticismo, deu-se ao desespero, com a culminância em sua própria morte, espécie de flagelo pessoal, no qual se entregou completamente. Um assassinato cultural, sem dúvida,ainda que há aqueles que queiram ver apenas uma morte por causa de viadagem explícita e inconsequente. O homossexualismo de Pasolini se reflete em suas obras como adoração e, também, como dor, prazer, sacrifício tarkovskiano.Cassiano Mendeshttps://www.blogger.com/profile/16412945775709614615noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-47124755825960798892007-06-15T13:59:00.000-05:002007-06-15T13:59:00.000-05:00Professor,É com prazer que sou apresentada ao seu ...Professor,<BR/><BR/>É com prazer que sou apresentada ao seu blog. Estava sim, e muito, cansada dos scrapks do orkut e dos portais que repetem as mesmas informações...<BR/><BR/>Abençoada com a tv a cabo, já que moradora distante da GPW e Video Hobby, poderei agora apreciar o bom cinema e ler bons comentários sobre ele.<BR/><BR/>Abraços,<BR/><BR/>Amelí<BR/>(Produção Cultural - 4º semestre)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-17594942495466251952007-06-15T11:27:00.000-05:002007-06-15T11:27:00.000-05:00Sim, 'Teorema' causou impacto quando do seu lançam...Sim, 'Teorema' causou impacto quando do seu lançamento, impacto e estranheza pela recusa de Pasolini em articular, nele, uma dinâmica narrativa na qual estão acostumados os cinéfilos de carteirinha. Aliás, li uma entrevista, domingo passado, que saiu no Estadão, de Jean-Claude Bernardet, que revela um ponto decisivo para a compreensão da chave pela qual se pode abrir o entendimento da linguagem cinematográfica. O crítico (já com 70 anos) diz que a maioria das pessoas (e fala de pessoas que se dizem cineastas e criticos) está mais afeita às formas de conteúdos do que às formas de expressão e pouca gente entende o cinema como estrutura de significação audiovisual. Concordo inteiramente com Bernardet nesse quesito. Muita gente que se diz cineasta não entende nada de cinema. Vejo isso em muitos roteiros que são dados a julgamento aqui em Salvador e em muitos filmes baianos que se querem cinema sem sê-lo. Agora vou dar ração às galinhas, porque elas estão com fome.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-86257276072188628702007-06-15T11:12:00.000-05:002007-06-15T11:12:00.000-05:00Concordo com o missivista que falou que o melhor d...Concordo com o missivista que falou que o melhor de Pasô é Teorema, que considero uma obra-prima dos anos 60, um filme conceitual destinado a uma espécie de experiência sensorial, um discurso mais para o pensamento do que para a emoção. A captação da ânsia do homem humilde, principalmente na sua condição de animal que faz sexo, é essencial no universo pasoliano, principalmente nos últimos filmes, a trilogia consitutída de Decameron, Cantos de Canterburry, As mil e uma noite. Recomendaria um livro sobre o cineasta escrito por Luiz Nazário, que saiu naquela antiga e tão decantada coleção da Brasiliese, que se chamava Encanto Radical. É mais fácil de ser encontrado nos bons sebos do Rio e São Paulo.Alessandrahttps://www.blogger.com/profile/08023805981517390480noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-120234310105767402007-06-15T08:10:00.000-05:002007-06-15T08:10:00.000-05:00Olivieri você, na minha opinião, é um 'connaisseur...Olivieri você, na minha opinião, é um 'connaisseur' dos labirintos da arte do filme, sabe vê-la, ainda que não se tenha dedicado, vida afora, a ter o cinema como linha de vida. <BR/><BR/>Sobre Pasô, acho que, segundo a minha impressão, o melhor dele é 'Il vangello secondo Matheo', que realizou em 1967. Apesar de ateu, como ele, fiquei impressionado com a sua espiritualidade e a sua beleza, seu despojamento, que fazem dos outros filmes baseados nos evangelhos meros espetáculos ocasionais e descartáveis ('O rei dos reis', de Nicholas Ray, 'A maior história de todos os tempos', de George Stevens, 'A paixão de Cristo', de Mel Gibson, 'Jesus de Nazaré', de Franco Zefirelli, sem considerar as 'modernidades' descabidas daquele que fez o ridúclo 'Invasão bárbara', um canadense cujo nome esqueço agora, e que teve a audácia de 'modernizar' a vida de Cristo em 'Jesus de Montreal'.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-78918247774258049052007-06-15T06:03:00.000-05:002007-06-15T06:03:00.000-05:00Pasolini teve uma importância muito grande num ele...Pasolini teve uma importância muito grande num elenco e numa época de grandes diretores italianos; sendo Fellini (na minha opinião) o maior deles.<BR/>Teorema é sem sombra de dúvida sua obra máxima. Mas trouxe também uma série de outras que estão inseridas na história do cinema.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.com