tag:blogger.com,1999:blog-14022125.post7973192739400054730..comments2024-03-10T18:30:57.665-05:00Comments on Setaro's Blog: "Rio Vermelho", de Howard HawksAndré Setarohttp://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-71096424046911928882009-07-21T00:09:58.282-04:002009-07-21T00:09:58.282-04:00O comentário de "Filmes Polvo" aí em cim...O comentário de "Filmes Polvo" aí em cima era meu.Marcelo Mirandahttps://www.blogger.com/profile/09226815774383481332noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-58393445157572498572009-07-19T23:07:13.586-04:002009-07-19T23:07:13.586-04:00O gênero "western", talvez por ter marca...O gênero "western", talvez por ter marcado a minha infância e adoloescência ficou marcado, e, para mim, quando surge um novo, eu não perco.<br /><br />Todavia "weatern" criou uma mitologia da sociedade estadunidense que difere muito do que foi na realidade. Li um livro intitulado "O Faroeste" (The westernerrs) autoria de Dee Brown (Record/1974) entretem-se longamente na questão e nos mostra que a coisa estava mais para morte com tiro pelas costas e por emboscadas do que em duelos frente à frente que foram vangloriados pela tela.<br />Tudo isto faz parte da necessiade de contruir um "mito nacional" num frisson patriótico.<br />A soiedade estadunidense foi formada essencialmente pela força buta das armas contra o próximo, "principalmente quando o próximo estava próximo" e ameaçando os seus interesses.<br />Uma verdadeira selva de chumbo... Pelas costas!Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/12067070029317694698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-52557776945237381152009-07-19T22:26:33.000-04:002009-07-19T22:26:33.000-04:00Peter Bogdanovich conta, no fundamental livro &quo...Peter Bogdanovich conta, no fundamental livro "Afinal, quem faz os filmes", que John Ford assistiu a "Rio Vermelho" e ficou estupefato com a intensa atuação de John Wayne, a quem, até então, o mestre considerava um ator medíocre. "Esse filho da puta sabe atuar", teria dito a alguém. Reza a lenda que, num encontro, anos depois, com Hawks, Ford teria lhe dirigido um olhar mortal, misto de inveja e admiração. Não é à toa que, logo após "Rio Vermelho", Ford tenha feito com Wayne "Legião Invencível", em que o papel do Duke lembra um pouco o do vaqueiro do filme de Hawks.Filmes Polvohttps://www.blogger.com/profile/07252417525267784252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-89122610228396081552009-07-19T10:52:40.341-04:002009-07-19T10:52:40.341-04:00Estou lendo sobre Montgomery Clift, um dos atores ...Estou lendo sobre Montgomery Clift, um dos atores principais de 'Rio vermelho'. E por falar em machos, John Wayne, sabendo ser Clift homossexual, ainda que trabalhassem juntos no filme, não falava com ele e procurava ficar longe dele. Nas refeições, que eram feitas numa grande mesa, Wayne preferia ficar separado numa mesa pequena e solitário para não ficar perto de Clift, para não se 'contaminar', como disse. Mas no filme há diálogos marcantes, e os dois estão excelentes nas suas respectivas atuações. Mas, terminadas as filmagens, cada um deles ia para seu canto. O "Titio Ethan" de 'Rastros de ódio' nunca tolerou "viado" em sua frente. Conto o que li e não estou a tomar posição nem achando a atitude de John Wayne correta.<br /><br />Mais: Wayne, quando soube ia interpretar 'face a face' com Clift quase recusa o papel e gritou com Howard Hawks: "Por que não me informou antes que ia contratar este VEADO?<br /><br />Ha, ha, ha, ha, ha...André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-89286228831014181162009-07-19T10:34:52.018-04:002009-07-19T10:34:52.018-04:00VIM ANUNCIAR que o meu documentário PARA LÁ DA SER...VIM ANUNCIAR que o meu documentário PARA LÁ DA SERRA não entrou na Jornada da Bahia. Concluo que os critérios técnicos estão à frente da arte.<br />Gostei do teu post sobre a montagem.MOLOI LORASAIhttps://www.blogger.com/profile/05134244963124447604noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-53428324376649348682009-07-19T09:26:04.435-04:002009-07-19T09:26:04.435-04:00A demarcação de gêneros é um dos sustentáculos do ...A demarcação de gêneros é um dos sustentáculos do sistema hollywoodiano, que, a rigor, se estabelecia pelo 'system studio', 'star system', e a divisão dos filmes em gêneros. Há o 'cinema de gêneros' e o 'cinema de autor'. Mas também existem autores que fazem cinema de gênero. O grande Howard Hawks é um exemplo, pois sabia incursionar, com rara sapiência, por diversos gêneros, principalmente a comédia e o western.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-14022125.post-35626734433616984512009-07-19T08:53:55.776-04:002009-07-19T08:53:55.776-04:00Mas você disse em aula que não existe essa demarca...Mas você disse em aula que não existe essa demarcação de gêneros, me fez acreditar que a classificação é arbitrária. De todo modo o texto de hoje contém uma síntese muito bem elaborada do western, que não é o meu genero por definição, dizem também que as histórias de cowboy são coisas de macho, mas isso é puro preconceito porque percebe-se neste mito a história da colonização americana, sem dúvida prevalescendo a história dos machos.Stela Borges de Almeidahttps://www.blogger.com/profile/10276851506059079479noreply@blogger.com